Informativo Arquivo Histórico Municipal - logotipo
 
PMSP/SMC/DPH
São Paulo, janeiro/fevereiro de 2009
Ano 4 N.22  

Abertura | Biblioteca | CCAD | Educativo | Estudos e Pesquisas | Intercâmbio | Logradouros | Manuscritos | Restauro | Ns.anteriores

  • ESTUDOS & PESQUISAS

  • Acervos fotográficos no âmbito da Secretaria Municipal de Cultura


    Criada em 1975, a Secretaria Municipal de Cultura abriga um extenso conjunto documental fotográfico sobre a cidade de São Paulo em diferentes campos. A quase totalidade dessas coleções está sob a guarda do Departamento do Patrimônio Histórico e constituem os acervos mais representativos sobre o desenvolvimento urbano da capital.

    Esses conjuntos foram reunidos a partir de ações distintas que têm origem nas primeiras décadas do século XX. Em 1935 passaram a integrar os acervos de diferentes divisões, sob a égide do recém-criado Departamento de Cultura. Ao final da década de 1940 alguns deles estariam disponíveis ao público numa primeira organização, bem distante do que se conhece nas duas últimas décadas como coleções iconográficas.

    É oportuno – para o público em geral e mesmo jovens pesquisadores – oferecer uma breve apresentação dos principais conjuntos. Dessa maneira, será possível compreender a interligação entre produções distintas, conhecer delimitadores temporais, instrumentos de pesquisa e assim otimizar a pesquisa.



    ARQUIVO DE NEGATIVOS: Museu da Cidade de São Paulo
      Seção Arquivo de Negativos
      Divisão de Iconografia e Museus
      Departamento do Patrimônio Histórico


      Esta é a mais antiga e abrangente coleção iconográfica sob custódia do Departamento do Patrimônio Histórico. O núcleo original é constituído por grande parte dos registros urbanos remanescentes sobre a cidade de São Paulo entre 1860 e 1920.

      Já em atividade na década de 1940, conforme organização estabelecida provavelmente pelo fotógrafo e cineasta Benedito Junqueira Duarte (1910-1995), o Arquivo de Negativos apresentava uma configuração peculiar, mais próxima de um banco de imagens rudimentar do que de uma estrutura museográfica. O único instrumento de pesquisa existente era estruturado de início apenas por ordem geográfica conforme as denominações dos logradouros documentados. Como o nome da seção indica, não havia então originais positivos; nem era possível também qualquer recuperação de informação temática, de referências autorais ou de contexto de produção das imagens.

      Com a criação da Secretaria Municipal de Cultura em 1975, a nova estrutura administrativa enfocou a divulgação do conjunto, procurando novas formas de difusão além do atendimento direto ao público. A Seção Técnica Museu da Imagem Fotográfica gerou algumas iniciativas, entre elas o Museu de Rua, que obteve maior destaque e eficiência para aquele momento.

      Esta condição manteve-se com raras alterações até o final da década de 1990, quando uma série de intervenções procuraram adequar as atividades aos parâmetros de conservação e organização então vigentes.

      O núcleo original, focado no período entre 1860 e 1920, é constituído por negativos de vidro em grande formato (18 x 24 cm). Parte expressiva desses registros, reunindo imagens de reprodução de originais do século XIX e fotografias originais, teve sua origem na ação do fotógrafo Aurélio Becherini (1879-1939). Contratado na administração municipal Washington Luís (1914-1919), Becherini organizou álbuns comparativos sobre a cidade de São Paulo a partir de imagens coletadas e da documentação de sua autoria. Esse conjunto documental concentra-se em sua totalidade na área central da cidade, cobrindo os Centros Velho e Novo.

      Os negativos correspondentes a estes álbuns constituem o núcleo original do acervo. A presença de Benedito Duarte ao final da década de 1930 e a organização do serviço permitiram a expansão da área documentada. A temática urbana, suas ruas e espaços públicos, e os serviços da municipalidade constituem os vetores centrais da documentação. Benedito Duarte responde por parte expressiva da identificação geográfica e histórica de tais registros, introduzindo recursos como ângulos de tomada. Nada consta, porém, sobre os autores das imagens, ou os motivos e meios de sua produção.

      A partir da década de 1960, foram sendo agregados à coleção outros conjuntos como, as séries de aerofotogrametria. Com a incorporação à Secretaria Municipal de Cultura, algumas iniciativas, como o Museu de Rua, acabaram gerando séries adicionais, em boa parte reproduções fruto de pesquisas nas exposições dedicadas aos bairros da cidade, e em menor grau pela documentação contínua. Outra incorporação expressiva é constituída pela documentação gerada pela assessoria do gabinete do prefeito. Uma política de aquisição, ainda que tímida, permitiu a inclusão de conjuntos significativos como série de fototipias editadas na primeira década do século XX por Guilherme Gaensly (1843-1928).

      No momento, a coleção não está disponível ao público. Novos instrumentos de pesquisa, informatizados e de recuperação abrangente, estão em fase de desenvolvimento; ao mesmo tempo a coleção, incorporada ao Museu da Cidade de São Paulo, ficará abrigada no conjunto do Solar da Marquesa, na Rua Roberto Simonsen, atualmente em obras de restauro com finalização programada para 2010.


      consulta presencial:
      suspensa durante obras da sede no Solar da Marquesa

      consulta online:
      não disponível

    DIM-Museu da Cidade
      Página do site Museu da Cidade de São Paulo

      http://www.museudacidade.sp.gov.br

      Departamento do Patrimônio Histórico
      Divisão de Iconografia e Museus
      Praça Coronel Fernando Prestes nº 152
      (sede provisória)




    OBRAS RARAS - Sala Paulo Prado: Biblioteca Mário de Andrade
      Seção de Obras Raras
      Divisão de Acervo
      Biblioteca Mário de Andrade


      Elevada à condição de Departamento em 2005, a Biblioteca Mário de Andrade estava integrada à Secretaria Municipal de Cultura desde 1975. Este serviço tem seu início em 1926, a partir do acervo da Câmara Municipal. Ao longo da década de 1930, recebeu, por aquisição ou doação, importantes coleções privadas, e, finalmente, em 1939 incorporou o acervo da Biblioteca Pública do Estado. Para mais detalhes, veja o site institucional.

      Seguindo os modelos tradicionais da grande biblioteca dos séculos XIX e XX, engloba coleções paralelas como manuscritos, cartografias e iconografia diversa. Diferente da Biblioteca Nacional, que possui setores específicos como Iconografia, Música e Arquivo Sonoro, Mapas e Obras Raras, a Biblioteca Mário de Andrade conta com outra estruturação do acervo. Assim, a Seção de Obras Raras – Sala Paulo Prado – constituiu-se a partir da reunião de diferentes coleções privadas num total aproximado de 40 mil livros e 20 mil volumes de periódicos, núcleo ao redor do qual foram agregados ainda os conjuntos de manuscritos, fotografias, gravuras e desenhos. Entre os destaques da coleção, constam incunábulos do século XV e livros impressos a partir do século XVII.

      Para o pesquisador interessado na produção fotográfica em sua diversidade, destacam-se, como é o foco desta apresentação, a grande série de álbuns fotográficos, reunindo exemplares editados por referências como Militão Augusto de Azevedo (1887) ou a série organizada durante a administração municipal Washington Luís (1914-1919).

      É necessário apontar uma conexão entre esta coleção e a anterior, o Arquivo de Negativos, ponto de interesse para o tema da memória paulistana. Encontram-se aqui os álbuns originais realizados durante a administração Washington Luís. Quase nada se sabe sobre os deslocamentos de tais exemplares. Talvez, como no caso dos negativos, tenham sido "redescobertos" na década de 1930 e, como aqueles, tenham sido incorporados nos setores que antecedem os atuais depositários.

      O conjunto de álbuns inclui não só documentação relativa à cidade de São Paulo, mas diversos exemplares sobre o Brasil no século XIX, como os editados por Marc Ferrez (1843-1923), a exemplo do soberbo ensaio sobre a Estrada de Ferro do Paraná ou o dedicado ao sistema de abastecimento de água da cidade do Rio de Janeiro. Menção deve ser feita ao álbum intitulado Província de S. Paulo, datado de aproximadamente 1870, organizado pelo Barão Homem de Mello, importante colecionador do século XIX.

      O pesquisador dedicado à história da fotografia pode ter acesso ainda a livros ilustrados com destaque para a segunda edição de Doze horas em diligência: guia do viajante de Petrópolis a Juiz de Fora (Rio de Janeiro, 1872), publicado por Revert Klumb, autor das imagens. O destaque é de fácil entendimento por se tratar de um dos livros ilustrados pioneiros no Brasil, com desenhos a partir de originais fotográficos. Ou ainda a edição de Brasil Pitoresco (1859), com textos de Charles Ribeyrolles e estampas litográficas a partir de imagens registradas por Victor Frond.


      Graças ao apoio do Instituto Embratel, há cinco anos foi disponibilizada na internet parte desta coleção: vinte álbuns fotográficos dos séculos XIX e XX, além de livros e estampas raras. O acesso é possível através do projeto Tesouros da Cidade no site da instituição. O sistema permite a visualização dos álbuns fotográficos em sua totalidade, reproduzindo as páginas integralmente, com opções de visualização em diferentes resoluções, como forma de facilitar a operação em conexões de baixa velocidade.

      A recuperação de dados está limitada a termos constantes nas identificações originais, restrição causada por dificuldades de implementação do banco de dados nos servidores da PRODAM. Durante o acesso, o sistema exige a instalação de plugin de fácil operacionalidade. Uma alternativa ao pesquisador é a consulta pelo site do desenvolvedor DocPro (http://www.docpro.com.br), com maiores recursos de busca, além de links para um grande conjunto de bibliotecas brasileiras com acervos iconográficos disponibilizados na rede.

      Desde meados da década de 2000, constitui grande desafio para o segmento a composição de bancos de imagens online associados a acervos históricos. Essas iniciativas permitem ao mesmo tempo garantir a ampla difusão dos acervos e a conservação documental. Com certeza, a implementação regular de novos projetos ampliará o horizonte da pesquisa iconográfica no Brasil. O planejamento das interfaces gráficas, dos sistemas de recuperação de dados, de formatos de exibição em tela e a análise rigorosa do feedback de usuários são aspectos centrais para um efetivo desempenho.


      consulta presencial:
      suspensa durante obras da Biblioteca Mário de Andrade

      consulta online:
      disponível no site - link Tesouros da Cidade


    BMA-Tesouros da Cidade
      Página do site Tesouros da Cidade: janela de trabalho.

      http://www.bma.sp.gov.br
      (link: Tesouros da Cidade)

      Biblioteca Mário de Andrade
      Obras Raras
      Rua da Consolação, nº 94




    MANUSCRITOS: Arquivo Histórico Municipal Washington Luís
      Seção de Manuscritos
      Divisão do Arquivo Histórico Municipal
      Departamento do Patrimônio Histórico


      Objeto central desta edição do Informativo AHM, a pequena coleção de fotografias do Arquivo Histórico Municipal permanece ainda hoje praticamente desconhecida, embora disponibilizada ao público há pouco mais de uma década.

      Composto por imagens sobre as ações da municipalidade na estrutura urbana e na implementação e manutenção de serviços urbanos, produzidas em sua maior parte na primeira metade do século XX, o conjunto fotográfico da Seção de Manuscritos apresenta grande valor, sobretudo por complementar a documentação do Arquivo de Negativos (DIM). As imagens registram, em especial, ações municipais desenvolvidas numa área geográfica que reflete a pronunciada expansão urbana entre as décadas de 1920 e 1950.

      A implementação do banco de imagens aqui tratado só foi graças ao apoio do Programa ADAI. Foi dado não apenas um acesso, ainda que local, eficiente à coleção, mas também se executaram a higienização dos documentos e aa revisão das suas condições de armazenamento. Os demais textos desta edição permitem compreender a real extensão dessas intervenções.


      consulta presencial:
      seg/sáb - 09:00-17:00

      consulta online:
      não disponível


      http://www.arquivohistorico.sp.gov.br

      Departamento do Patrimônio Histórico
      Divisão de Iconografia e Museus
      Praça Coronel Fernando Prestes, nº 152




    ARQUIVO MULTIMEIOS: Centro Cultural São Paulo
      Coordenação Técnica de Acervos
      Divisão de Acervo, Documentação e Conservação
      Centro Cultural São Paulo


      Embora o enfoque da presente seleção seja a documentação urbana sobre a cidade de São Paulo, merece destaque a extensa coleção fotográfica gerada e coletada pelo IDART, departamento de documentação artística criado em 1975 e oito anos depois incorporado ao Centro Cultural São Paulo, então inaugurado.

      Cobrindo um extenso leque de áreas do conhecimento, da Arquitetura à Literatura, das Artes Gráficas ao Cinema, o acervo formado constitui um registro expressivo da produção cultural gerada no último terço do século XX em São Paulo. Uma mostra ampla dessa produção foi exposta em 2007 no Centro Cultural São Paulo na exposição IDART 30 ANOS, disponível na rede: http:// www.centrocultural.sp.gov.br.

      O conjunto documental fotográfico, interrompido em 2007 com o encerramento das atividades da Divisão de Pesquisas, sucessora do IDART, tem como destaque a cobertura do panorama teatral. Neste aspecto, os limites temporais são mais expressivos, pois incluem registros a partir da década de 1940. Este período merece ser enfatizado em razão do Teatro Brasileiro de Comédia, documentado pelas imagens de Fredi Kleemann (1927-1974). Essa cobertura inclui ainda a produção em dança, segmento que pode ser apreciado no site da instituição através do Banco Imagens da Dança - 1977-1997.

      Outro acervo custodiado pelo CCSP, não relacionado ao IDART nem à documentação urbana, deve ser mencionado tanto por sua importância cultural como por sua associação direta ao nascente Departamento de Cultura na segunda metade da década de 1930. Trata-se do acervo da Missão de Pesquisas Folclóricas, criada por Mário de Andrade, que inclui além de fotografias, documentação diversa: manuscritos, registros sonoros, instrumentos musicais, todos coletados em expedição ao norte e nordeste do País. O conjunto recebeu na última década diversas intervenções com reclassificação do acervo, restauro de peças e elaboração de novo catálogo.

      Por fim, no campo da Arte Contemporânea, a Coleção de Arte da Cidade de São Paulo – nova configuração da Pinacoteca Municipal estabelecida ao final da década de 1980 sob tutela do CCSP –, recebeu nos últimos anos obras de artistas e fotógrafos brasileiros, por doação ou prêmio-aquisição. Estas inserções são um gesto inovador para tal segmento na esfera dos acervos da municipalidade.


      consulta presencial:
      seg/sex - 09:00-17:00

      consulta online:
      não disponível para pesquisa iconográfica


      http://www.centrocultural.sp.gov.br

      Centro Cultural São Paulo
      Divisão de Acervo, Documentação e Conservação
      Rua Vergueiro, nº 1000


    O PRÓXIMO PASSO ?


    A década de 2010 apresenta importantes desafios para a Secretaria Municipal de Cultura no campo dos acervos iconográficos.

    A curto prazo, a reabertura ao público de parte destas coleções e a disponibilização de bancos de imagens na internet.

    A médio prazo, a sistematização integrada de termos de busca através de vocabulários controlados que contemplem a especificidade de cada coleção e a interdisciplinaridade desejada, e ainda a implementação de novas interfaces gráficas voltadas para recuperação de dados através de novas modalidades: forma, cor e o quê mais ?




    Para citação adote:

    Acervos fotográficos no âmbito da Secretaria Municipal de Cultura. INFORMATIVO ARQUIVO HISTÓRICO MUNICIPAL, 4 (22): jan/fev.2009 <http://www.arquivohistorico.sp.gov.br>

     
    EXPEDIENTE

    coordenação
    Liliane Schrank Lehmann

    edição de texto
    Eudes Campos

    estagiário - pesquisa
    Arthur Henrique do Patrocínio

    webdesigner
    Ricardo Mendes

    distribuição
    Maria Sampaio Bonafé (coordenação)
    Elisabete De Lucca e Irene do Carmo Colombo


    Normas Editoriais
    (2007) (formato PDF)

     
    Para receber o Informativo Arquivo Histórico Municipal
    - ou suspender a remessa -,
    envie um e-mail para:
    informativoarquivohistorico@prefeitura.sp.gov.br
     




    Prefeitura da Cidade de São Paulo - 2005-2007 (c)



    DPH


    SECRETARIA DE CULTURA


    Cidade de São Paulo


    Gilberto Kassab
    Prefeito da Cidade de São Paulo

    Carlos Augusto Calil
    Secretário de Cultura

    José Roberto Neffa Sadek
    Secretário Adjunto

    Paulo Rodrigues
    Chefe de Gabinete

    Walter Pires
    Departamento do Patrimônio Histórico

    Liliane Schrank Lehmann
    Divisão do Arquivo Histórico Municipal Washington Luís
    Informativo AHM