PMSP/SMC/DPH
São Paulo, janeiro/março de 2011
Ano 5 N.28 

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  • ESTUDOS & PESQUISAS
  • A TV Tupi no acervo do Arquivo Histórico de São Paulo:
    novas fontes







    | O bairro do Sumaré | A ocupação do bairro | A chegada da televisão | Notas | Fontes |


    Notas

    1. RIBEIRO, Sylvia Aranha de Oliveira. Sumaré: gente em busca da flor, p.16.
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    2. Sobre o embargo e a participação do Colégio São Miguel ver Câmara Neto, Isnard de Albuquerque. A ação canonizadora e a luta pelo cofre: D. Epaminondas, primeiro bispo de Taubaté (1909-1935), p.118-58.
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    3. Sobre a trajetória de Azevedo no catolicismo ver Souza, M. Cecília C.C. e Hisldorf, M. Lúcia S. Entre oligarquias republicanas e igreja ultramontana, um olhar para os esquecidos: José Vicente de Azevedo e a educação das meninas negras, in: <www.sbhe.org.br>.
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    4. Custódio, Maria Aparecida Correa. Memória funcional e identidade: os olhares sobre a população negra, in: <www.geher.fe.usp.br>.
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    5. Requerimento 4.559, 10/3/1926, Arquivo Histórico de São Paulo-AHSP.
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    6. O bairro do Sumaré é tombado pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo – Conpresp desde 2005, segundo o Diário Oficial da Cidade de São Paulo, 18/3/2005, p.15-16.
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    7. Bruno, Ernani Silva. História e tradições da cidade de São Paulo, p.1040.
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    8. Duarte, Ivomar Gomes. Memória paulistana dos hospitais, p.50.
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    9. O Estado de S. Paulo, 24/11/1934, p.9.
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    10. Fernando G. Costa foi o criador de um dos sucessos da Difusora, o Clube Papai Noel, em 1937. Cf. Mattos, David José Lessa. O espetáculo da cultura paulista, p.179.
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    11. Processo nº. 32.389, 1/4/1941, AHSP.
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    12. Fannuchi, Mário. Nossa próxima atração, p.13.
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    13. Processo nº. 82.448, 16/10/1941, AHSP.
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    14. Pela memória de Mário Fanucchi, isso teria ocorrido em 1942. Cf. Op.cit, p.11.
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    15. Morais, Fernando. Chatô: o rei do Brasil. Volta

    16. Morais, Fernando. Op.cit., p.613.

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    17. Catálogo Portinari em <www.portinari.org.br>.
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    18. Diário da Noite, 11/9/1943, p.3.
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    19. Milliet, Sérgio, Diário crítico, p.203-4.
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    20. Processo nº. 65.095, 14/6/1949, AHSP.
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    21. Fannuchi, Mário. Op.cit., p.24.
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    22. David José indica esses estúdios pioneiros como um estúdio menor, com uma câmara operada por Walter Tasca durante a inauguração, e outro “bem maior”, com duas câmaras manejadas por Álvaro Alderighi e Carlos Alberto. A câmara do “estúdio pequeno” não funcionou na abertura. Ver Mattos, David José Lessa. Op. cit., p.75.
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    23. Processo nº. 142.616, 13/12/1950, AHSP.
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    24. Processo nº. 32.220, AHSP.
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    25. Processo nº. 76.039, 7/4/1954, AHSP.
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    26. No laudo assinado por Dorvalino Mainieri e Ariosto Melle em 13/4/1956, o auditório tinha capacidade para 400 pessoas, cinco portas de acesso, quatro delas abrindo-se para a rua Piracicaba.
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    27. Processo nº. 250.762, 20/5/1955, AHSP.
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    28. Mário Fanucchi a localizou atrás do único estúdio existente, dando para a rua Catalão, na sua planta da “Cidade do Rádio” de 1950. Ver planta em Op.cit., p.32.
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    29. Processo nº. 207.290, 20/11/1957, AHSP.
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    30. Processo nº. 76.039, 9/1/1957, AHSP.
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    31. Processo nº. 217.942, 12/12/1958, AHCSP.
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    32. ALVES, Vida. TV Tupi: uma linda história de amor, p.219.
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    33. MARTINELLI, Sérgio. Vera Cruz, p.37.
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    Para citação adote:

    SOUZA, José Inácio de Melo. A TV Tupi no acervo do Arquivo Histórico de São Paulo: novas fontes. INFORMATIVO ARQUIVO HISTÓRICO DE SÃO PAULO, 5 (28): jan/mar.2011. <http://www.arquivohistorico.sp.gov.br>

     
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