Informativo Arquivo Histórico Municipal - logotipo
 
PMSP/SMC/DPH
São Paulo, novembro/dezembro de 2008
Ano 4 N.21  

Abertura | O Arquivo e sua sede | Ed. Ramos-Histórico & Arquitetura | Intervenções | Restauro 1991 | Restauro 2007 | Bibliografia


Edifício Ramos de Azevedo, 2007: restauro de fachadas e do Anexo


Vista do Conjunto Edifício Ramos de Azevedo, 2009
Edifício Ramos de Azevedo e Anexo
em janeiro de 2009 após término das obras.

Foto: Ricardo Mendes
AHMWL/DPH/SMC


A retomada de intervenções no conjunto Edifício Ramos de Azevedo tem lugar logo após a virada do século, no âmbito do Programa de Revitalização da Área Central com suporte do Programa MONUMENTA/BID. Dentre os projetos desenvolvidos nas regiões Luz/Bom Retiro, destaca-se a recuperação da Praça Coronel Fernando Prestes, realizada no ano de 2006 em parceria com a Prefeitura da Cidade de São Paulo.

Logradouro fronteiriço à sede do Arquivo Histórico Municipal, a praça constitui um espaço privilegiado para os moradores e usuários do bairro. Junto ao corredor viário da Avenida Tiradentes, conta com a estação Metrô Tiradentes, constituindo ponto de passagem de alto poder de atração. Espaço de uso restrito a pedestres, em parte herança do período militar por abrigar o Quartel do Comando Geral da Polícia Militar, a praça apresenta uma magnífica cobertura vegetal com árvores de grande porte.


O Edifício Ramos de Azevedo, antes da segunda intervenção para complementação do restauro iniciado da década de 1990, passou por obras emergenciais em sua cobertura. Infiltrações e danos causados por cupins levaram à interdição em 2006 de várias salas do primeiro piso.

As obras de manutenção foram realizadas pela Construtora VKL entre setembro de 2006 e março de 2007. Em função das mesmas, todos os setores do Arquivo foram deslocados para o piso térreo e o atendimento aos consulentes foi mantido a título precário em trechos dos corredores.

As intervenções incluíram, entre outros trabalhos, substituição de madeiramento deteriorado por cupins, reforços com chapas metálicas das principais conexões de tesouras, recuperação de forro e respectivo madeiramento, recuperação do telhado e, em especial, da cúpula e tratamento contra organismos xilófagos de todo o madeiramento da cobertura.


Ainda em 2006, ocorreu a substituição de parte do piso técnico no porão. As placas de fibrocimento (material hoje considerado nocivo à saúde) instaladas na década de 1990, e em avançado estado de deterioração, foram trocadas por placas metálicas revestidas de piso emborrachado.


O ANEXO

Anexo, fachada oeste, s.d.
Edifício Anexo, fachada oeste, Rua Afonso Pena, [s.d.]. Escala 1:50

Acervo: AHMWL/DPH/SMC

O "anexo" do Edifício Ramos de Azevedo é basicamente um galpão com vão livre construído em meados da década de 1920. Registra-se sua ocupação em 1926 pelo Laboratório de Hidromecânica da Escola Politécnica, embora não haja dado mais preciso sobre sua construção ou autoria do projeto.

Como se trata de edifício de pequenas dimensões e uso laboratorial, seria possível creditar a autoria ao próprio corpo técnico da escola. Porém, consta do Fundo Severo & Villares, custodiado pelo Arquivo Histórico Municipal, uma prancha arquitetônica com a fachada para a Rua Afonso Pena. A sociedade é sucessora direta do Escritório Técnico Ramos de Azevedo, responsável pelo projeto do prédio principal. O mesmo fundo inclui várias pranchas sobre outros laboratórios e serviços técnicos integrantes da Escola Politécnica, fato que permite considerar pelo menos que a supervisão geral das obras tenha sido feita por esse escritório.

Anexo, corte, s.d.
Edifício Anexo, corte transversal, [s.d.]. Escala 1:50
Ao fundo, janelas para a Praça Coronel Fernando Prestes.

Acervo: AHMWL/DPH/SMC


Do ponto de vista estilístico, o anexo apresenta-se como uma obra de caráter eminentemente funcional, de piso único com porão baixo em alguns trechos e telhado com tesouras de madeira e cobertura em telhas cerâmicas planas, tipo de Marselha ou francesas. O edifício é marcado pela sequência de aberturas verticais iluminando o ambiente. O uso de esquadrias com perfil metálico revela um traço presente na arquitetura industrial local desde o final do século XIX. O mesmo recurso, porém, é corrente na década de 1920 em construções comerciais e edifícios de escritórios de vários pavimentos, distribuídos pela área central da cidade e até em empreitadas de grande porte, como a sede do Correio e Telégrafos finalizado em 1922.

As fachadas externas para a Rua Afonso Pena e Praça Coronel Fernando Prestes, bem como a fachada para o pátio interno, visível da praça, apresentam decoração sóbria de inspiração eclética, com a longa série de janelas em arco pleno ritmando as fachadas. A aparência resultante, numa comparação com o Edifício Ramos de Azevedo, permite ao observador atual ter a falsa impressão de se tratar de uma obra anterior ao prédio principal, embora a situação real seja a oposta, fruto de projetos produzidos num intervalo de quinze anos.

Conforme documentação fotográfica disponível no site da Escola Politécnica, o galpão, em algum momento da década de 1920, apresentava um prolongamento em direção norte com acréscimo de três vãos. Esse configuração não corresponde nem à documentação aqui reproduzida (fachada oeste), nem ao estado do edifício desde sua aquisição. Com a construção da Casa do Politécnico no início da década de 1950, muito provavelmente, esse prolongamento foi removido.

Anexo, estado antes da obra, 2007
Edifício Anexo, estado da construção em janeiro de 2007.

Fonte: EMURB


A situação do edifício, no início do projeto de restauro em 2007, pouco difere daquela existente no momento da compra pela municipalidade em 1987. Neste intervalo, teve uso eventual como depósito não regular de mobiliário descartado. O estado geral era grave. Grande parte dos vãos das janelas na fachada oeste, na Rua Afonso Pena, estava fechada por alvenaria, outras mais, junto à praça, apresentavam-se obstruídas por tapumes. O espaço fora compartimentado em várias salas ao longo de sua ocupação. Parte da serralheria artística que protegia as janelas não existia mais. Sem pintura regular ao longo do período, as fachadas apresentavam-se desgastadas e com severos danos no revestimento externo, em razão da queda de grandes porções de argamassa.


O projeto de restauro do anexo é detalhado no período referente a 2003 e 2004, já integrante do plano de intervenção do prédio principal, ambos dentro do Programa de Revitalização da Área Central, numa parceria da municipalidade com o Programa Monumenta/BID. Em agosto de 2004 o projeto de restauro do anexo é aprovado pelo Condephaat.


Anexo, lavagem de telhas, 2007
Operação de lavagem de telhas
do Edifício Anexo. Janeiro de 2007.

Anexo, telha francesa, 2007
Edifício Anexo: telha cerâmica plana, autenticamente francesa.

Fonte: EMURB


Seria oportuno recuperar trechos do Memorial Descritivo dedicado ao "Anexo do Edifício Ramos", datado de 2004 (EMURB, 2006, ff.392-393) para identificar o diagnóstico e o partido do projeto:
    Atualmente o prédio anexo ao Edifício Ramos está em mau estado de conservação, apresenta componentes construtivos deteriorados pela ação do tempo e pela falta de uso cotidiano dos seus ambientes. Treze das vinte e três esquadrias de portas e janelas se encontram desaparecidas. As esquadrias remanescentes têm partes oxidadas e apodrecidas. Os contrapisos remanescentes do início das obras de conservação (datadas de 1991-1992) se encontram em mau estado, inclusive com partes faltantes e partes do solo original aparente. As fachadas se encontram em péssimo estado, com desagregação de elementos decorativos, partes desaparecidas do revestimento em argamassa lisa e partes faltantes de alvenaria, umidade e infiltrações generalizadas. Nas fachadas há envasaduras emparedadas e aberturas de vãos não originais, descaracterizando assim a composição original das fachadas.


    2. Partido do projeto

    Pretende-se, com o presente projeto, resgatar no grau máximo possível o desenho original do edifício. Exceção será feita sempre que as necessidades de uso atuais do edifício, assim como as soluções técnicas e construtivas atuais, exigirem materiais ou tecnologias diferentes daquelas originais.

    Assim, está prevista a restauração dos seguintes elementos arquitetônicos:
    • vedações/ alvenaria das fachadas;
    • argamassas/emboços das fachadas;
    • ornato das fachadas;
    • envasaduras e caixilhos das janelas das fachadas;
    • telhado: estrutura e cobertura.
Anexo, piso original, 2007

Anexo, piso original, 2007

Anexo, piso decorado, 2007
Anexo, piso decorado, 2007

Obras no piso do Anexo revelam patamar original de antiga porta na fachada oeste, à Rua Afonso Pena. Janeiro de 2007.

Houve proposta para estabelecer uma abertura no piso
para revelar a evidência, mas foi descartada.

Fonte: EMURB


Edifício Anexo, fachada sul, novas esquadrias, 2007
Edifício Anexo, fachada sul, esquadrias novas, maio 2007.

Fonte: EMURB


Edifício Anexo, esquadria colocada, 2008
Edifício Anexo: nova grade de proteção,
conforme modelo original, já posicionada.
Janeiro de 2008.

Fonte: EMURB


Além destes itens, as obras incluíam a imunização do imóvel contra o ataque de "cupins do solo e de madeira seca", reformas das instalações elétricas, de telefonia e de rede lógica; instalações hidrossanitárias e de combate a incêndios; e adaptação do edifício aos requisitos de acessibilidade.


Anexo, 2009
Edifício Anexo em janeiro de 2009 após término das obras.

Foto: Ricardo Mendes - AHMWL/DPH/SMC




EDIFÍCIO RAMOS DE AZEVEDO:
restauro das fachadas e obras complementares

Edifício Ramos de Azevedo, fachadas, 2005-2006
Edifício Ramos de Azevedo, fachada sul, 2005-2006

Fonte: AHMWL/DPH/SMC


O projeto de restauro empreendido em 2007 visa complementar a intervenção das fachadas da edificação. As obras interrompidas no início da década de 1990 haviam deixado esta fase do restauro praticamente incompleta, embora em graus diversos nas distintas fachadas. Atente-se, por exemplo, à fachada norte, com alto grau de perda de argamassa, agravada como nos demais casos por problemas nos condutores pluviais ao longo da última década. O projeto inclui ainda a remoção da cabine de projeção reconstituída na intervenção anterior, sem uso efetivo, e dentro de uma nova perspectiva de remodelação das áreas de entorno.

Obras complementares integram o projeto atual como a implantação de novo piso nos arredores dos edifícios e adaptação de rampas externas de acesso e estacionamento para veículos de deficientes físicos. O sistema de ar condicionado instalado parcialmente na década de 1990 apresenta degradação acentuada dos equipamentos e deverá ser revista sua implementação em fase posterior.

As obras, sob responsabilidade da Bolanho e Cia. Ltda., tiveram como período contratual original o intervalo entre 27 de novembro de 2006 e 27 de junho de 2007. No entanto, as intervenções estenderam-se numa primeira fase entre janeiro e junho de 2007. Após uma breve interrupção, são retomadas em novembro daquele ano e finalizadas em dezembro de 2008.



Edifício Ramos, teste de pintura na fachada sul, 2007
Edifício Ramos de Azevedo: teste de cor
na fachada sul, janeiro de 2007.

Fonte: EMURB


Edifício Ramos, fachada oeste, obras, 2007
Início das obras na fachada, janeiro de 2007.
Observe-se o estado da fachada oeste com intervenções do primeiro restauro, interrompido em 1993.

Fonte: EMURB


Edifício Ramos, fachada leste, recuperação de
		argamassa, 2008
Edifíco Ramos, fachada oeste: trabalho de reconstituição de trechos faltantes de argamassa. Janeiro de 2008.

As esquadrias em madeira foram protegidas
durante toda a intervenção nas fachadas.

Fonte: EMURB


Edifício Anexo, cornija, 2008
Edifício Ramos: reconstituição da cornija. Janeiro de 2008.

Fonte: EMURB


Edifício Ramos, vitrais, obras, 2008
Remoção de vitral da fachada oeste,
vista interna. Maio de 2008.

O Edifício Ramos abriga dois vitrais nas escadarias laterais
produzidos pela Casa Conrado.
O restauro atual foi realizado pela SDL Vitrais.

Fonte: EMURB


Edifício Ramos, retirada de andaimes, 2008
Edifício Ramos: retirada de andaimes após finalização de recuperação das fachadas sul e oeste. Junho de 2008.

As fachadas leste e norte, nessa ordem,
foram as últimas a serem trabalhadas.

Fonte: Bolanho


Edifício Ramos, cobertura, obras, 2008
Cobertura do Edifício Ramos de Azevedo,
parte final das obras em outubro de 2008.
À esquerda, fachada frontal da cúpula e pináculos ainda sem intervenção.

Foto: Ricardo Mendes - AHMWL/DPH/SMC


Edifício Ramos, fachada norte, obras, 2008
Obras na fachada norte do Edifício Ramos de Azevedo, outubro de 2008.


Observe-se que a cabine de projeção, reconstruída na primeira intervenção datada do início da década de 1990, foi removida.
Ao fundo, à esquerda, a casa de máquinas do sistema de ar condicionado a ser removida a médio prazo.

Foto: Ricardo Mendes - AHMWL/DPH/SMC


Edifício Ramos, fachada oeste, antes da intervenção, 2008
Recuperação de elementos da fachada oeste:
cornija antes da intervenção. 2008

Foto: Bolanho


Edifício Ramos, fachada oeste, depois da intervenção, 2008
Recuperação de elementos da fachada oeste:
cornija após intervenção. 2008

Foto: Bolanho


As intervenções ocorreram sem a desocupação do prédio principal. Foram mantidos os serviços regulares e, em especial, o atendimento aos consulentes. Houve um rodízio contínuo de salas ocupadas em função das obras na cobertura e depois com a instalação provisória em 2008 da Divisão de Iconografia motivada pelas obras de restauro e adaptação do Solar da Marquesa. Durante breve período em 2008, a biblioteca teve parte de seu acervo encapsulado em função da etapa de recuperação das esquadrias de madeira.

A primeira fase das obras incluiu entre outras intervencões no Anexo: (1) a recuperação do telhado, (2) a construção de dependências internas, (3) a recuperação e substituição de esquadrias, (4) a substituição de dutos pluviais. A segunda fase englobou, com destaque, a recuperação das fachadas de ambas edificações e a instalação do piso na área de entorno, além de acesso de deficientes na área externa e vaga específica no estacionamento.




O PRÓXIMO PASSO

Edifíco Ramos, Minerva, 2008
Minerva.
Edifício Ramos.
Junho de 2008.

Foto: Bolanho
A curto prazo, o Arquivo Histórico Municipal desenvolverá as etapas finais de preparação da área de guarda prevista para o Anexo com a instalação do sistema de ventilação, vedação de aberturas, montagem de arquivos deslizantes e implantação da área de consulta. Assim será possível realizar a transferência do conjunto documental relativo ao período 1922-1935 até o momento sob custódia do Arquivo Geral de Processos.

Em paralelo, o Arquivo Histórico e a Divisão de Preservação entram na fase final de definição dos parâmetros para o projeto de reforma e adaptação do CADOPO-Casa do Politécnico, que abrigará a segunda fase de expansão das áreas de guarda. Será possível assim, numa primeira estimativa, receber o conjunto documental que se estende até início da década de 1970.


O fato da incorporação efetiva de novas áreas de guarda ter ocorrido num processo lento e sem maiores garantias, ao longo dos últimos 20 anos, exigirá que a próxima intervenção estabeleça um complexo plano de integração das áreas de guarda, atento ao fluxo documental, ao trânsito de funcionários e consulentes. O conjunto a ser formado pelas três edificações deverá ainda ser objeto de um sistema de segurança patrimonial eletrônica.

Por fim, a médio prazo, o Edifício Ramos de Azevedo deverá ser objeto de recuperação das dependências internas, em especial aquelas que sofreram danos diretos entre 2005 e 2006 devido a problemas no telhado, e adaptação aos padrões de acessibilidade para deficientes.







EQUIPE TÉCNICA
Projeto

DP/DPH/SMC
Divisão de Preservação: diretoria

    arquiteto
  • Andréa de Oliveira Tourinho
Seção Técnica de Projetos, Restauro e Conservação
    PROJETO RECUPERAÇÃO DAS FACHADAS DO EDIFÍCIO RAMOS DE AZEVEDO

    arquitetos
  • Cássia Regina Carvalho Magaldi - coordenação
  • Gabriele Betke Prado
  • Leila Regina Diégoli
  • Tatiana Cipoli

    engenheiros

  • José Henrique C. Seraphim
  • Olga Maria B. Diniz

    estagiários

  • Lara Melo Souza
  • Michel do Vale - colaboração



    PROJETO ANEXO DO EDIFÍCIO RAMOS

    arquitetos
  • Lia Mayumi - coordenação
  • Cássia Regina Carvalho Magaldi
  • Gabriele Betke Prado
  • Lia Mayumi
  • Tatiana Cipoli
  • Valéria Valeri Pires

    engenheiros

  • José Henrique C. Seraphim

    estagiários

  • Camila Cussiol
  • Cristina Paiva
  • Maria Juliana Hoe
  • Paulo Alberghini
  • Rafael Hayashida
  • Sarita Genovez



Gerenciamento
EMURB

    arquitetos
  • Nilson Assis Braga da Silva
  • Vera Helena Verlangieri Passos de Jesus

    engenheiros
  • Alcides da Silva Filho
  • Maria Cristina Fernandes

    técnicos de fiscalização
  • João Paulo dos Santos
  • Marcelo Rocha



Obra executiva: regime de administração contratada



Parceria
Programa Monumenta

Monumenta











Fontes documentais complementares
DOCUMENTAÇÃO: EMURB
  • BOLANHO e Companhia Limitada/KRM Restauração e Conservação. Obras de Restauro e Conservação do Ed. Ramos de Azevedo e Anexo - Relatório de Prospecção - (Ed.Anexo). São Paulo: Bolanho e Companhia Limitada/KRM Restauração e Conservação, mar.2007. Texto datilografado. (pdf)

  • CONSTRUTORA VKL. Relatório de serviços: obra de recuperação da cobertura do Edifício Ramos de Azevedo. São Paulo: VKL, mar. 2007. Texto datilografado. (pdf)

  • EMURB. Edital de Tomada de preço nº 000960200. São Paulo: EMURB, 2006. Texto datilografado.
    Contratação de empresa especializada para execução das obras de restauro e conservação do Edifício Ramos de Azevedo.



Documentação fotográfica
  • BOLANHO e Companhia Limitada

  • EMURB



Processos relativos às obras
(documentação não utilizada na elaboração desta edição)
  • 2001-0.189.874-2. Restauro das fachadas do Ed. Ramos de Azevedo e do Anexo.

  • 2006-0.181.577-3. Restauro e conservação da cobertura do Ed. Ramos de Azevedo.

  • 2006-0.234.222-4. Substituição do piso do subsolo do Ed. Ramos de Azevedo.

  • 2007-0.295.639-9. Contratação de laudo para o reforço da cobertura do Anexo do Ed. Ramos de Azevedo.



Para citação adote:

Edifício Ramos de Azevedo, 2007: restauro de fachadas e do Anexo. INFORMATIVO ARQUIVO HISTÓRICO MUNICIPAL, 4 (21): nov/dez.2008 <http://www.arquivohistorico.sp.gov.br>

 
EXPEDIENTE

coordenação
Liliane Schrank Lehmann

edição de texto
Eudes Campos

estagiário - pesquisa
Arthur Henrique do Patrocínio

webdesigner
Ricardo Mendes

distribuição
Maria Sampaio Bonafé (coordenação)
Elisabete De Lucca e Irene do Carmo Colombo


Normas Editoriais
(2007) (formato PDF)

 
Para receber o Informativo Arquivo Histórico Municipal
- ou suspender a remessa -,
envie um e-mail para:
informativoarquivohistorico@prefeitura.sp.gov.br
 




Prefeitura da Cidade de São Paulo - 2005-2008 ©



DPH


SECRETARIA DE CULTURA


Cidade de São Paulo


Gilberto Kassab
Prefeito da Cidade de São Paulo

Carlos Augusto Calil
Secretário de Cultura

José Roberto Neffa Sadek
Secretário Adjunto

Paulo Rodrigues
Chefe de Gabinete

Walter Pires
Departamento do Patrimônio Histórico

Liliane Schrank Lehmann
Divisão do Arquivo Histórico Municipal Washington Luís
Informativo AHM