Informativo Arquivo Histórico Municipal - logotipo
 
PMSP/SMC/DPH
São Paulo, novembro/dezembro 2007
Ano 3 N.15 

Abertura | Biblioteca | CCAD | Estudos e Pesquisas | Projeto Modelagem | Intercâmbio | Logradouros | Manuscritos | Ns.anteriores


Edição temática

Salas de cinema da primeira época: 1900-1930

O campo da pesquisa sobre cinema no Brasil caracteriza-se nas últimas décadas por um grau de extensão e diversidade pouco comparável em relação a outras modalidades de imagens técnicas como a fotografia, por exemplo. Ainda assim, nesse quadro, o conjunto documental custodiado pelo Arquivo Histórico Municipal Washington Luís representa uma fonte ainda intocável, praticamente desconhecida. Em parte é possível compreender esta situação, - ainda que a documentação custodiada, cobrindo até o ano de 1921, esteja plenamente disponível ao público -, devido ao tratamento arquivístico atual, cujos instrumentos de pesquisa não permitem a recuperação direta das informações relevantes.

Esta edição do Informativo AHM procura assim apontar a potencialidade desse conjunto. Procura indicar caminhos, como a compreensão da legislação municipal, que estabelece os horizontes de ação, e o conhecimento da estrutura do executivo municipal do período. Surgem assim registros únicos que apresentam contribuições como a constituição dos espaços de exibição, a adoção de modelos arquitetônicos híbridos a partir da arquitetura teatral, a difusão acelerada durante a primeira década do século XX (a "afluência de espectadores que aumenta diariamente", nas palavras de Serrador, em 1908, solicitando autorização para uma sala provisória junto ao Bijou-Theatre), ou registros de padrões técnicos com a adoção da retroprojeção nas primeiras salas de zinco e madeira, para usar uma expressão de época.

O período estabelecido, entre 1900 e 1930, é certamente longo e diversificado. Compreende desde a presença dos primeiros ambulantes às salas fixas, da constituição de um sistema de exibição e distribuição, da adoção do modelo do cine-teatro aos primórdios de um modelo arquitetônico distinto, com a construção dos primeiros cinemas desenhados sob a inspiração da arquitetura moderna na década de 1930. Essa decisão reflete a intenção de estabelecer uma ponte entre duas obras significativas sobre o tema na cidade de São Paulo: de Salões, circos e cinemas de São Paulo, de Vicente de Paula Araújo (1981) a Salas de cinema em São Paulo, de Inimá Simões (1990) (PDF). Ponte essa, feita ao longo da leitura de uma obra mais recente: Imagens do passado, de José Inácio de Melo e Souza (2004). Embora a produção acadêmica nos últimos anos tenha crescido, no segmento aqui enfocado, ela se concentra em período posterior.

Frente a tal horizonte documental a explorar, é possível antever que sua análise será realizada por uma nova geração de pesquisadores. É a ela que se dirige esta edição, pequena e pretensiosa caixa de Pandora.




Ao alto, detalhe de vinheta da coluna
A tela em revista. CINEARTE, 1 (14): 27, 02.06.1926.

Clique na imagem para conhecer a
Biblioteca Digital das Artes do Espetáculo
Acervo Biblioteca Jenny Klabin Segall
Museu Lasar Segall


Roteiro para leitura:

Manuscritos
A memória do cinema no Arquivo Histórico Municipal

Estudos e Pesquisas
Cinema em São Paulo e legislação municipal:
o edifício, o comércio e os "bons costumes"

Projeto Modelagem
Projeto Modelagem: o Cine Theatro República na década de 1920

Logradouros
Territórios do cinema em São Paulo: 1900-1930

Biblioteca
Cinema em São Paulo

Primeiro Centenário AHMWL

A  H  M W L
ISSN: 1981-0954



Mapa e acessos
Horários de funcionamento
Links

 
EXPEDIENTE

coordenação
Liliane Schrank Lehmann

edição de texto
Eudes Campos

webdesigner
Ricardo Mendes

distribuição
Maria Sampaio Bonafé (coordenação)
Elisabete De Lucca e Irene do Carmo Colombo


Normas Editoriais
(2007) (formato PDF)

 
Para receber o Informativo Arquivo Histórico Municipal
- ou suspender a remessa -,
envie um e-mail para:
informativoarquivohistorico@prefeitura.sp.gov.br
 




Prefeitura da Cidade de São Paulo - 2005-2007 (c)



DPH


SECRETARIA DE CULTURA


Cidade de São Paulo


Gilberto Kassab
Prefeito da Cidade de São Paulo

Carlos Augusto Calil
Secretário de Cultura

José Roberto Neffa Sadek
Secretário Adjunto

Paulo Rodrigues
Chefe de Gabinete

Walter Pires
Departamento do Patrimônio Histórico

Liliane Schrank Lehmann
Divisão do Arquivo Histórico Municipal Washington Luís
Informativo AHM