Informativo Arquivo Histórico Municipal - logotipo
 
PMSP/SMC/DPH
São Paulo, novembro/dezembro 2007
Ano 3 N.15  

Abertura | Biblioteca | CCAD | Estudos e Pesquisas | Projeto Modelagem | Intercâmbio | Logradouros | Manuscritos | Ns.anteriores

  • LOGRADOUROS

  • Territórios do cinema em São Paulo: 1900-1930


    Há pouco mais de uma geração, a expressão "ir ao cinema" tinha, quase sempre, uma significação geográfica clara: ir ao centro da cidade, mais precisamente, à região da Avenida São João e arredores. A expansão das salas situadas em shopping centers ao longo da década de 1990, associada ao fim das "salas de rua", contribuiu assim no processo de uma alteração profunda da percepção da cidade em seus vários momentos como o trabalho, o consumo e o lazer.

    Embora a presença de salas dedicadas à exibição cinematográfica, com funcionamento contínuo, seja registrada desde 1907 na região com o Bijou na então Rua de São João; essa ocorrência não está associada à configuração de uma "cinelândia" paulistana. Esta denominação, coloquial em meados do século XX, toma como referência o empreendimento realizado na cidade do Rio Janeiro, capital federal, na década de 1920, com a concentração de grandes salas exibidoras no extremo da imponente Avenida Rio Branco, próximo ao Teatro Municipal.

    A Avenida São João, importante via de ligação da área central de São Paulo com os bairros situados a oeste, era ainda, ao início do século passado, uma via de pequena extensão. Ao longo de duas décadas, a partir do início dos anos 10, a rua sofrerá um processo contínuo de alargamento, prolongamento e aformoseamento. Quadra a quadra essas intervenções avançam atingindo o largo do Paiçandú e indo muito além, assumindo desde meados da década de 30 o papel de grande avenida radial.

    A concentração de cinemas na região data justamente dessa época. Ao longo dos anos 30, surgem grandes salas, — caracterizadas por um modelo arquitetônico renovado, afastando-se da referência teatral com frisas, camarotes e galerias, e adotando estilos distantes do ecletismo fim-de-século numa busca de atualização —, muitas vezes associadas em suas denominações a nomes de grandes produtoras. É o caso do Ufa-Palace (1936), depois Art Palácio, e do cine Metro (1938), ambos na Avenida São João. Na década seguinte, novas salas ou mesmo empreendimentos renovados podem ser identificados como o Broadway e o Ritz ainda na mesma avenida, e já nos anos 50, o Olido, em local tradicional de exibição desde o ínicio do século, ocupado anteriormente pelo Moulin Rouge, e, depois, pelo Avenida. Em meados da década de 1940, dois empreendimentos marcariam ainda mais a região, como pólo exibidor e lançador de filmes e como território privilegiado do imaginário de algumas gerações: o Ipiranga e o Marabá.

    Outras cinelândias

    No entanto, no período enfocado nesta edição do Informativo AHM, a distribuição das salas de cinema apresenta outra configuração.

    Em 1954, com a demolição do cine Odeon, à Rua da Consolação, nº.40 (a uma quadra da Igreja da Consolação), com suas salas Azul e Vermelha (e, por curto período, pela sala Verde), o articulista do jornal Diário de S. Paulo registra a história do antigo cinema e aponta como a constituição de uma área de concentração de salas lançadoras acabou motivando uma novo desenho na distribuição das salas na cidade de São Paulo.

    As três primeiras décadas do século XX correspondem assim a um intervalo de tempo durante o qual não só se implantam as primeiras salas "fixas", mas também tem início a estruturação dos sistemas de gerenciamento e distribuição cinematográficos. Pouco se sabe, contudo, sobre esse processo. A bibliografia até há pouco era marcada estritamente por obras como Salões, circos e cinemas de São Paulo (ARAÚJO, 1981), cobrindo as duas primeiras décadas do século, e, num extremo, pelo livro Salas de cinema em São Paulo (SIMÕES, 1990), enfocando com atenção o processo posterior a 1930. A exceção recente cabe a Imagens do passado – São Paulo e Rio de Janeiro nos primórdios do cinema (SOUZA, 2004), destacando a importância do cinema como espaços de sociabilização, entre outros aspectos.

    A produção acadêmica parece ter-se concentrado, no tocante às salas, ao período posterior a 1930. Predominam ainda os estudos sobre arquitetura cinematográfica, embora num quadro mais recente surjam novas abordagens num leque mais amplo (1).

    Recomenda-se para uma compreensão de parte desse panorama exibidor em São Paulo, entre os ensaios localizados em revistas científicas, a leitura do artigo Ir ao cinema em São Paulo nos anos 20, de Sheila Schvarzman. Publicado na REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA (2005), o ensaio explora como fonte a coluna de Octavio Gabus Mendes (1904-1954), na revista CINEARTE (1926-1942), registrando enfaticamente o cotidiano do processo de funcionamento do circuito exibidor nas décadas de 1920 e 1930.

    O Brás

    É possível traçar alguns primeiros comentários sobre a distribuição de salas de cinema da cidade a partir de uma compilação dos registros disponíveis (veja um quadro resumo, em anexo pdf - formato ofício). Num total de pouco mais de 140 entradas, a listagem foi estruturada de modo a permitir uma compreensão visual do período de funcionamento.

    Além do conjunto de salas ao redor do trecho inicial da Rua de São João como o Bijou, o Bijou Salão ou o Polytheama em funcionamento em meados da primeira década, surgem logo em seguida salas na área central, o velho Triângulo, como o Radium, à Rua São Bento, nº.59, entre 1909 e 1914, e, mais tarde, o Pathé Palace ([1913-1927]) e o Congresso ([1912-1925]), ambos à Praça João Mendes, ou o Iris Theatre, à Rua Quinze de Novembro, nº.52 ([1908-1916]), e o Eldorado, à Rua Quintino Bocaiúva, nº.39 ([1913-1917]).

    Chama a atenção a imediata implantação de salas de cinema nos principais bairros ao redor do centro paulistano em meados dos anos 10. Bairros populosos como Brás, Bom Retiro e Barra Funda, de perfil proletário, a pontos próximos a setores residenciais de padrão diferenciado com Santa Cecília. A região do atual Largo do Arouche reúne, por exemplo, os cinemas High Life ([1910-1914]), sucedido pelo Brasil (até [1922]), o Smart Cinema ([1910-1912]) ou o Guarany, a partir de 1913. E, mais adiante, na Rua Sebastião Pereira, o Royal ([1913-1930]).

    O perfil construtivo dessas salas é bem variado. De galpões improvisados a salas de maior porte, adotando o modelo teatral com frisas, camarotes e galerias, e a configuração de palco para apresentações mistas. É oportuno observar os registros relativos à grande presença de cinemas em bairros como o Brás, que surpreendem não só pelo número de salas como pela grande diversidade de edificações. A região manterá até a década de 1950 sua importância como mercado cinematográfico, fato simbolizado na inauguração das maiores casas da cidade em número de espectadores, como o Universo (1938) e o Piratininga (1943).

    Uma primeira pesquisa na documentação custodiada pelo AHMWL permite identificar exemplos do quadro construtivo (veja a respeito o artigo da Seção Técnica de Manuscritos). Por hora, destacamos aqui o exemplo do projeto do Odeon Cinema, projeto de 1912, para ocupação de terreno na Avenida Rangel Pestana, nº.193. Identificado no despacho, como vários outros do período, como "cinema de madeira e zinco", o pedido de aprovação foi indeferido por total inadequação. Aparentemente, o interesse crescente por parte do público local motiva o aparecimento de novos empreendimentos, que pouco a pouco recebiam melhoramentos como parecem indicar os requerimentos para cinemas naquela avenida nos números 111 e 148 (entre 1911 e 1912). Precariedade similar poderia ser identificada no pedido para construção de cinematógrafo na Rua da Consolação, nº.324, em 1911. Sem nome, mas certamente correspondendo ao cine América, atuante neste endereço entre 1914 e 1930 (sempre atentando para o recorte temporal deste Informativo), a sala de exibição ocupava precariamente uma área de 9 por 28 metros, apresentando janelas laterais. Ainda assim, com ressalvas, o projeto recebeu o alvará de construção.

    Fachada do Odeon Cinema (1912): "cinema de madeira e zinco", como descrito no processo;
    projeto não realizado,
    à Av. Rangel Pestana n.193.
    Odeon Cinema - 1911 - projeto não realizado

    No extremo oposto, empreendimentos de grande porte podem ser identificados, não necessariamente restritos a áreas mais nobres como o República (1921). Por exemplo, no mesmo ano, o projeto do Braz Polytheama é aprovado. Situado na Avenida Celso Garcia, nº.53, a nova sala, ainda com a denominação Eden Polytheama indicada nas plantas, surge seguindo o modelo do edifício teatral. Ainda que não se possa ter uma noção do grau de acabamento, embora pedidos como o República permitam ter uma idéia de um "fausto simplificado", o novo cinema investe no aspecto simbólico, procurando atingir diretamente o imaginário de cada espectador. É o que parece indicar, na segunda versão do projeto, a fachada principal, efetivamente realizada, que insere a porta principal em meio a grande carranca que engole o público. É esta mescla de sonho e precariedade que parece marcar estas salas da primeira época.


    Ricardo Mendes
    Seção Técnica de Estudos e Pesquisas


    Braz-Polytheama Odeon Cinema - 1911 - projeto não realizado
    Braz Polytheama (1921), à Av. Celso Garcia n.53:
    modificação de fachada, executada.
    Projeto registrado sob nome Eden Polytheama.
    Veja foto em (SIMÕES, 1990).




    Notas

    1. A título de exemplo, veja:



    Bibliografia de apoio
    • ARAÚJO, Vicente de Paula. Salões, circos e cinemas de São Paulo. São Paulo: Perspectiva, 1981. 353 p.

    • BERNARDET, Jean-Claude. Filmografia do cinema brasileiro 1900-1935. São Paulo: Secretaria de Estado da Cultura, 1979.

    • SOUZA, José Inácio de Melo. Imagens do passado – São Paulo e Rio de Janeiro nos primórdios do cinema. São Paulo: Ed. Senac, 2004.


    • O ESTADO DE S. PAULO. São Paulo: OESP, 1901-1940. (acervo MP-USP)

    • Nascimento, paixão e morte do Cine Odeon. DIÁRIO DE S. PAULO, 09.05.1954, p.- (acervo Cinemateca Brasileira)

    • SCHVARZMAN, Sheila. Ir ao cinema em São Paulo nos anos 20. REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA, 25 (49): jan/jun.2005 (disponível online)

    Serviços: A Seção Técnica de Logradouros é responsável pela pesquisa e orientação aos interessados sobre nomes de logradouros paulistanos. A documentação está disponível para consulta através do atendimento ao público.
    Conheça também o site Dicionário de ruas (parceria AHMWL e Plamarc), onde através de um banco de dados é possível realizar pesquisas sobre denominações de logradouros paulistanos.

     
    EXPEDIENTE

    coordenação
    Liliane Schrank Lehmann

    edição de texto
    Eudes Campos

    webdesigner
    Ricardo Mendes

    distribuição
    Maria Sampaio Bonafé (coordenação)
    Elisabete De Lucca e Irene do Carmo Colombo


    Normas Editoriais
    (2007) (formato PDF)

     
    Para receber o Informativo Arquivo Histórico Municipal
    - ou suspender a remessa -,
    envie um e-mail para:
    informativoarquivohistorico@prefeitura.sp.gov.br
     




    Prefeitura da Cidade de São Paulo - 2005-2007 (c)



    DPH


    SECRETARIA DE CULTURA


    Cidade de São Paulo


    Gilberto Kassab
    Prefeito da Cidade de São Paulo

    Carlos Augusto Calil
    Secretário de Cultura

    José Roberto Neffa Sadek
    Secretário Adjunto

    Paulo Rodrigues
    Chefe de Gabinete

    Walter Pires
    Departamento do Patrimônio Histórico

    Liliane Schrank Lehmann
    Divisão do Arquivo Histórico Municipal Washington Luís
    Informativo AHM