Informativo Arquivo Histórico Municipal - logotipo
 
PMSP/SMC/DPH
São Paulo, maio/junho 2007
Ano 2 N.12  

Abertura | Biblioteca | CCAD | Educativo | Estudos e Pesquisas | Intercâmbio | Logradouros | Manuscritos | Restauro | Ns.anteriores

  • INTERCÂMBIO

  • Programa de capacitação: guarda, organização e difusão do patrimônio documental
    Ação Local Boa Vista
    Monumenta


    O projeto acima está aprovado pelo Programa Monumenta (Programa de Preservação do Patrimônio Histórico Urbano), tem como proponente a Ação Local Boa Vista e objetiva capacitar servidores municipais na área de preservação do Patrimônio Cultural.

    No Patrimônio Cultural se incluem todas as modalidades de bens culturais representativas do fazer humano, mas o que se deseja com o Programa em pauta é apresentar proposições e ações de trabalho voltadas para um tipo específico de patrimônio, o arquivístico e bibliográfico.

    O Programa tem como objetivos específicos:
    • Refletir sobre o lugar da memória na construção da sociedade atual e sobre os desafios do trabalho de preservação, divulgação e reapropriação do Patrimônio Cultural;
    • Informar sobre as formas institucionais, públicas e privadas, de guarda da memória;
    • Discutir conceitos atualizados para o exercício do trabalho de preservação, organização, tratamento arquivístico e divulgação de acervos documentais;
    • Capacitar o funcionário para distinguir as formas de abordagem e as atividades típicas de constituição e processamento técnico dos acervos de arquivos, bibliotecas e centros de documentação.
    Será voltado para os funcionários do Arquivo Histórico Municipal Washington Luís, bem como para outros funcionários da Secretaria Municipal de Cultura que atuem na área de preservação de acervos.

    Compõe-se de cinco módulos:
    Módulo I - Memória, patrimônio e construção da sociedade
    Módulo II - Arquivística: conceitos básicos
    Módulo III - Arquivos Municipais: legislação, competências, principais atividades, sistemas de arquivo, projetos de implantação, produção documental das administrações municipais.
    Módulo IV - Avaliação documental: histórico e conceitos, elaboração de Tabelas de Temporalidade e Destino, estratégias de trabalho para abordagem de massas acumuladas.
    Módulo V - Tecnologias da Informação e difusão de acervos

    Cada módulo terá quatro disciplinas, que comporão o conteúdo programático referente ao tema do módulo em questão, os quais serão ministrados por docentes e especialistas. A carga horária de cada módulo será de 16 horas.

    O Programa de Capacitação será realizado no período de junho a outubro de 2007, no Auditório da Secretaria Municipal de Cultura, na Av. São João, 473 - 8o. andar.

    As inscrições deverão ser feitas no período de 17 de maio a 6 de junho no Arquivo Histórico Municipal, pelo e-mail: intercambioarquivohistorico@prefeitura.sp.gov.br ou pelo telefone 011-3326-1010, na Seção de Intercâmbio.

    Servidores da Secretaria Municipal de Cultura farão as inscrições diretamente na Divisão Administrativa, Unidade de RH de Dotação de Servidor.



    Maria Bonafé
    Seção Técnica de Intercâmbio

    intercambioarquivohistorico@prefeitura.sp.gov.br
    mbonafe@prefeitura.sp.gov.br
    tel: 011-3326-1010 ramal 2019 fax: ramal 2054



    Novas publicações do Arquivo Histórico Municipal

    Histórias dos Bairros de São Paulo: Vila Nova Savóia, Barra Funda e Santa Cecília

    Vila Nova Savóia Barra Funda Santa Cecília

    Foram recentemente lançadas as monografias do XXII Concurso de Monografias sobre a História dos Bairros de São Paulo, com prêmios outorgados pela Comissão Julgadora constituída pelos professores Anna Maria Martinez Corrêa, Ana Maria de Almeida Camargo e Hugo Segawa: 1º. Lugar, Vila Nova Savóia, de autoria de Maria da Penha Marinovic Doro; 2º. Lugar, Barra Funda, dos autores Aideli S. Urbani Brunelli, Ana Paula Karruz, Dilze Onilda de Lima, Fernando T. H. F. Machado, Krystyna Okrent, Liliana Maria Migliano Bosisio, Lina Angélica Maria Gumauskas, Roseli Sobral, Simone de Melo Lins e Solange Rainone dos Santos, e 3º. Lugar, Santa Cecília, de Clóvis Athayde Jorge (in memorian).

    A coleção completa está disponível na Seção de Acervo Bibliográfico do Arquivo Histórico para leitura e pesquisa. Para doação, há somente exemplares das últimas edições.



    Revista do Arquivo Municipal N.204 – 30 anos de DPH

    Neste volume, de número 204, a RAM propõe-se a fazer um balanço de atividades relativo aos 30 anos de criação do Departamento do Patrimônio Histórico. Ao contrário dos outros números da Revista, este foi produzido com textos de autoria dos funcionários do DPH, que procuraram examinar, ou ilustrar, algumas das atividades sistemáticas e rotineiras desenvolvidas nas três divisões técnicas que compõem o Departamento: o Arquivo Histórico Municipal Washington Luís, a Divisão de Iconografia e Museus e a Divisão de Preservação.

    A Revista está à disposição para doação na Seção de Acervo Bibliográfico do Arquivo Histórico.
    RAM

     
    EXPEDIENTE

    coordenação
    Liliane Schrank Lehmann

    edição de texto
    Eudes Campos

    webdesigner
    Ricardo Mendes

    distribuição
    Maria Sampaio Bonafé (coordenação)
    Elisabete De Lucca e Irene do Carmo Colombo


    Normas Editoriais
    (2007) (formato PDF)

     
    Para receber o Informativo Arquivo Histórico Municipal
    - ou suspender a remessa -,
    envie um e-mail para:
    informativoarquivohistorico@prefeitura.sp.gov.br
     




    Prefeitura da Cidade de São Paulo - 2005-2007 (c)



    DPH


    SECRETARIA DE CULTURA


    Cidade de São Paulo


    Gilberto Kassab
    Prefeito da Cidade de São Paulo

    Carlos Augusto Calil
    Secretário de Cultura

    José Roberto Neffa Sadek
    Secretário Adjunto

    Paulo Rodrigues
    Chefe de Gabinete

    Walter Pires
    Departamento do Patrimônio Histórico

    Liliane Schrank Lehmann
    Divisão do Arquivo Histórico Municipal Washington Luís
    Informativo AHM