DOCUMENTOS ORIGINAIS DO ACERVO AHSP

O Arquivo Histórico de São Paulo apresenta ao público num evento inédito um conjunto de importantes documentos de seu acervo. Como principal entidade de memória da Prefeitura de São Paulo, é responsável pela coleta, guarda e difusão de documentos associados a ações da municipalidade no gerenciamento da cidade e da relação com seus cidadãos. O Arquivo Histórico, hoje centenário, passa integrar os acervos históricos da Secretaria Municipal de Cultura desde seus momentos iniciais como Departamento de Cultura a partir de 1935.

A seleção baseou-se no potencial que os documentos apresentam para o resgate de diferentes aspectos da vida paulistana ao longo de quase cinco séculos. A exposição traz registros que revelam momentos menos conhecidos de nossa história – antigos usos e costumes, a nossa pretérita cultura material e os embates de natureza social, econômica e política que agitavam a sociedade de outrora. O conjunto está organizado em quatro módulos: Colônia e Reino Unido, Império, Primeira República e Formação da Metrópole.

Com o objetivo de preservar a integridade física dos documentos, eles são exibidos na forma de reproduções, acompanhados de uma pequena ficha técnica e de textos de apoio que os contextualizam. Reconhecendo, porém, que o valor da documentação antiga não se restringe ao conteúdo que pode ser dela extraído, mas reside também na sua dimensão material, o Arquivo Histórico decidiu oferecer uma experiência mais próxima com os objetos arquivísticos, apresentando ainda originais de diferentes gêneros.

O Arquivo e o século XXI
A proteção de livros e documentos durante exposições

Prefeitura de São Paulo DPH www.arquivohistorico.sp.gov.br