PMSP/SMC
São Paulo, dezembro de 2012
Ano 8 N.31 

Abertura | Acervo Bibliográfico | CCAD | Ensaio temático | Notícias | Ns.anteriores

  • ENSAIO TEMÁTICO
  • As ruas de São Paulo:
    Memória do cinema nos logradouros da cidade




    | Boca do Lixo e outras geografias | Cinema internacional | O cinema brasileiro... | Fontes |



    Cinema internacional:
    da vanguarda às estrelas dos filmes silenciosos


    A longa introdução ao tema se impõe pela necessidade de compreensão do contexto que levou à constituição do conjunto amplo e paradoxal de referências agora analisado.

    Foi identificada num primeiro levantamento a ocorrência de 303 logradouros com denominações relativas à história do cinema, incluindo aí apenas seis casos de homonímias. Pouco mais da metade do conjunto – 161 vias – diz respeito ao cinema brasileiro. Edifícios (ou parte deles) com denominações relativas ao tema têm ocorrência menor: 69 espaços dedicados quase ao todos ao cinema nacional. A relação final está disponível em formato PDF no link Fontes, ao final, acompanhada de verbetes curtos sobre as personalidades homenageadas.

    O conjunto parece surpreender em sua extensão, especial por não ter visibilidade imediata no dia a dia dos habitantes paulistanos. O resultado poderia ser maior se fossem incorporadas as propostas de leis dedicadas a essa questão que não foram aprovadas.

    O primeiro aspecto mais evidente é que parte reduzida desses logradouros está localizada nas áreas centrais da cidade, à exceção de alguns edifícios públicos. As ocorrências se espalham rumo aos distritos periféricos, embora possam ser identificadas em 81 dos 96 distritos que compõem a cidade.


    ISSN: 1981-0954



    Mapa e acessos
    Horários de funcionamento
    Links



    *Roteiro para leitura
    Avenida Abílio Pereira de Almeida

    Avenida Adhemar Gonzaga, distrito de Pedreira  

    Fonte: Google Street View (cf. Google Street View Image API)  


    Avenida Guilherme de Almeida

    Avenida Guilherme de Almeida, distrito de Brasilândia. EMEF Theo Dutra  

    Fonte: Google Street View (cf. Google Street View Image API)  


    Avenida Thomas Edison

    Avenida Thomas Edison, distrito da Barra Funda  

    Fonte: Google Street View (cf. Google Street View Image API)  


    Que história resulta dessas referências?
    Quais são seus aspectos predominantes?


    Antes de tudo, essa via de interpretação se justifica. A relação é extensa e permite narrar uma história do cinema. Comecemos pelos inventores e pioneiros. As ausências surpreendem paradoxalmente. Não há referência a nomes centrais como os Irmãos Lumière, por exemplo, nem Méliès. Mas deste último, surge ocorrência de forma enviesada: a Via de Pedestre Sonho de Natal, em Vila Medeiros, cujo nome remete ao filme do diretor realizado em 1900.

    Essa descoberta já denuncia o que parece justificar um conjunto tão grande de referências. É possível identificar esses nomes através de fichamento original gerado pelo Banco de Ruas. Uma seleção remanescente, sob o tema do cinema, fornecida pelo setor responsável do AHSP, reúne 108 registros, aspecto que comentaremos adiante.

    Desse modo surgem nomes fundamentais como Thomas Edison (Avenida) e George Eastman (Rua), logradouros dos distritos da Barra Funda e Morumbi, que colaboraram no aperfeiçoamento do equipamentos de captação ou, como Eastman, por ter introduzido o filme em suporte flexível, o que tornou possível o cinema como o conhecemos durante o século XX. Pioneiros dedicados ao estudo do movimento humano e animal são lembrados como: George Demeny (Travessa), Pedro Roget (Rua) e Marey (Rua). Ou ainda Augusto Baron (Travessa), dedicado às pesquisas relativas ao cinema sonoro.

    Entre os atores, restringindo-se agora ao cinema mudo, Charles Spencer Chaplin (Rua) seria uma denominação existente a destacar. O Carlitos, que não surge em nenhum logradouro sob esta alcunha, é ainda reverenciado na Rua Tempos Modernos, dedicada ao seu filme realizado em 1936, parábola sobre o mundo industrial e a sociedade de massas na ótica dos anos 30.

    Há tantas ocorrências sobre atores que se torna um percalço qualquer destaque. Certamente, são referências pouco usuais na cultura brasileira no período em que parecem ter ocorrido boa parte dessas indicações: o final da década de 1970 e seguinte. Uma justificativa, evidenciada nos registros tomados no Banco de Nomes, é a bibliografia sobre cinema internacional disponível então. Surgem claramente nos registros duas obras em espanhol: Georges Sadoul, na versão intitulada Diccionario del Cine ([Iistmo], 1977) e J. Luis Guarner, em Enciclopedia ilustrada del Cine (Labor, 1974).

    Assim os atores do cinema mudo cobrem o mainstream americano e as mais diversas cinematografias europeias. De um lado Mabel Normando (Rua), atriz que atuou nas produções de Sennett, de outro, Rene Falconetti (Rua), célebre por sua participação no clássico dinamarquês A paixão de Joana D'Arc (1928).

    Entre os diretores, cuja seleção parece concentrar os italianos e espanhóis, surgem pioneiros como Alberto Cappelani (Rua), francês que se radicará nos EUA, os italianos Arthur Ambrosio (Rua) e Augusto Guenina (sic) (Rua) ou pioneiros do cinema dinamarquês como Augusto Blon (Rua) ou do argentino como Mario Gallo (Travessa). Há espaço ainda para citar as primeiras mulheres a atuar na função de direção ou roteiro como Germana Dulac (Travessa) e June Mathis (Travessa).

    Movimentos renovadores como o Expressionimso alemão, para não lembrar também da atuação de Dulac na vanguarda francesa, surgem através de Frederico Murnau (Rua) e Fritz Lang (Rua). Note que em vários casos essas referências surgem com prenomes aportuguesados ou com flagrantes erros ortográficos. É importante ressaltar que no caso de Fritz Lang, a homenagem é peculiar pois a denominação foi atribuída pela lei 4.371, de 1953, precedendo em décadas bom partes das demais menções.

    Das vanguardas, em especial as sediadas em Paris, temos a Rua Fernando Leger, a Travessa Marcel Duchamp e, aquele que também colaborou com o diretor espanhol L. Buñuel, através da Rua Salvador Dali. Não faltam nem mesmo os principais teóricos como Bela Balaz (Rua), André Bazin (Rua) e Umberto Barbaro (Rua), este de período mais recente crítico próximo ao neo-realismo.

    Entrando no cinema sonoro, surge preciosa referência ao cinema documental de meados do século passado na figura de Joris Ivens (Rua). O gênero cinematográfico parece só retornar em menções a período posterior, se considerarmos as menções feitas no Viveiro e no Parque Municipal Jacques Cousteau.

    As demais ocorrências do conjuntos são, porém, muito isoladas. De Vitor Fleming (Rua), diretor de O vento levou, a recorrentes referências ao cinema italiano, do mais comercial ao experimental como Carmino Gallone (Travessa), conhecido pela série de filmes com o personagem Don Camilo, ou Pasolini (Travessa), o que inclui ainda a Rua Teorema.

    Através do uso dos títulos de filmes na denominação de logradouros, em mais de três dezenas de casos, é possível a indicação de obras de diretores orientais ou russos, entre outros. Essas ocorrências parecem corresponde a um conjunto de obras e autores plenamente referenciados na bibliografia da década de 1970, muitos descobertos no Ocidente quase 20 anos antes.

    São os casos do japonês Yasujiro Ozu na Rua Aves ao Vento, filme de 1948, ou do chinês Tasi Tsu Sen na Rua Canção do Pescador, título traduzido de filme realizado em 1934. Mais referências surgem, por exemplo, ao cinema malaio na Praça Cisne Errante, no Tatuapé, ou à diretora alemã Leni Riefenstahl na Travessa Luz Azul, no Tucuruvi.

    A variedade de títulos, dominada pelo cinema internacional é necessário lembrar, é tal que pode nos levar a questionar sua motivação, levando-nos a estabelecer associações talvez desnecessárias. Qual seria o motivo dessas escolhas, que elos os une? Um exemplo: a atuação de Victor Sjöstrom, sueco, a quem o Dicionário de Ruas atribui a direção do filme, realizado em 1914, Torre Vermelha (Travessa), ou sua presença como ator em Morangos Silvestres, denominação de via de pedestres no distrito do Jaçanã.

    Difícil pensar em alguma compreensão a curto prazo do processo que gerou esse conjunto. Curiosidade histórica à primeira vista, no entanto o fenômeno estabeleceu uma condição que não pode ser desprezada.

    Fiquemos por enquanto como conclusão temporária na lembrança que talvez as mais sinceras e adequadas homenagens ocorrem de forma quase naif. É o que parece expressar as Ruas Hollywood, no distrito do Itam Bibi, ou ainda a Rua Jardim Hollywood, cuja denominação parece estar diretamente relacionada a Angelo Bortolo, proprietário do Cinema Hollywood, inaugurado na década de 1940, marco cinematográfico por décadas na Rua Voluntários da Pátria.







    | Boca do Lixo e outras geografias | Cinema internacional | O cinema brasileiro... | Fontes |








    Para citação adote:

    MENDES, Ricardo, MIRANDA, Luiz Felipe. As ruas de São Paulo:
    Memória do cinema nos logradouros da cidade.
    INFORMATIVO ARQUIVO HISTÓRICO DE SÃO PAULO, 8 (31): dez.2012
    <http://www.arquivohistorico.sp.gov.br>


     
    EXPEDIENTE

    coordenação
    Liliane Schrank Lehmann

    webdesigner
    Ricardo Mendes

    distribuição
    Maria Sampaio Bonafé (coordenação)
    Elisabete De Lucca


    Normas Editoriais
    (2007) (formato PDF)

     
    Para receber o Informativo Arquivo Histórico de São Paulo
    - ou suspender a remessa -,
    envie um e-mail para:
    informativoarquivohistorico@prefeitura.sp.gov.br
     




    Prefeitura de São Paulo - 2005-2012 (©)

    AHSP


    Cidade de São Paulo


    Gilberto Kassab
    Prefeito da Cidade de São Paulo

    Carlos Augusto Calil
    Secretário de Cultura

    José Roberto Neffa Sadek
    Secretário Adjunto

    Paulo Rodrigues
    Chefe de Gabinete

    Liliane Schrank Lehmann
    Departamento Arquivo Histórico de São Paulo

    Informativo AHSP