PMSP/SMC/DPH
São Paulo, julho/setembro de 2011
Ano 7 N.30 

Abertura | Acervo Bibliográfico | CCAD | Estudos e Pesquisas | Ns.anteriores

  • ESTUDOS & PESQUISAS
  • Modelando o República: um cine-teatro
    da década de 1920







    | Modelagem | Skating | CINE-THEATRO | Modelando | Novo República | Notas | Fontes |



    O Cine-Theatro República

    Na edição de 27 de novembro de 1921, o jornal O Estado de S.Paulo anunciava: "Uma revolução imminente no mundo dos cinemas em São Paulo – A maravilha que será o CINE THEATRO REPUBLICA”. A inserção propagandeava o empreendimento destacando a figura de J. Quadros Junior.
      (...) encontrámo-nos com o J. Quadros Junior. Deixou a imprensa, desistiu da mania de fundar o vespertino 'A Noite' e, tendo criado juizo, acha-se á testa de uma grande empresa cinematographica, destinada a pôr num chinello todas as casas que exploram esse genero de diversão nesta capital. Queremos referirnos á Sociedade Cinematographica Paulista Limitada, da qual fazem parte distinctos capitalistas, que em boa hora resolveram acabar com o irritante monopolio do 'trust' que açambarcou em São Paulo a exhibição de fitas, explorando o publico em sua bolsa.
      A convite de Quadros, fomos visitar o sumptuoso edificio, á praça da Republica, onde funccionou o Skating e que está passando pelas necessarias reformas, afim de ser adaptado a cinema.

      (Assumptos em foco. O Estado de S. Paulo, 27.11.1921, p.18)
    A cobertura do lançamento pelo jornal em questão seria extensa, em contraste com outros jornais. Mas retornemos alguns meses e atentemos para o curto prazo das grandes transformações pelas quais passaria o antigo Skating.

    Em julho do mesmo ano, dá entrada na prefeitura requerimento com projeto de adaptação para cinema. Seu proprietário, Lupércio Teixeira de Camargo, e o autor do projeto, Willian Fillinger, engenheiro arquiteto, especialista em “cimento armado” sempre lembrado por sua atuação no projeto do Edifício Martinelli, acompanharão boa parte do período áureo do Cine-Teatro República, “o velho República”, como os registros de memória oral irão identificar aquele momento ao final do século XX.

    O exibidor responsável pela sala é agora a Sociedade Cinematográfica Paulista Ltda17. O projeto de reforma apresentado recebe o alvará inicial “aprovado em termos” imediatamente, embora um substitutivo tenha sido protocolado em setembro quando surge a nova denominação Cine Theatro República18.

    Cine Theatro República, planta térreo, 1921
    Cine Theatro República, 1921.
    Planta do térreo apresenta as modificações para adaptação do antigo Skating Palace.

    Em vermelho, os elementos a construir, com destaque para o palco. Em amarelo, trechos a demolir, em especial a ampliação das salas de recepção
    ao público no bloco frontal, à esquerda.

    Acervo AHSP

    Cine Theatro República, corte, 1921
    Cine Theatro República, 1921.
    Corte do longitudinal da edificação com modificações para
    adaptação do antigo Skating Palace.

    Em vermelho, os elementos a construir, com destaque para o palco à direita.
    No lado oposto, bloco para a Praça de República,
    ocupado pela recepção, diretoria e outros serviços.
    Em amarelo, trechos a demolir, entre eles parte dos pisos
    que serão ocupados pela caixa do palco.

    Acervo AHSP

    O prazo curto para obra não é proporcional às modificações introduzidas no edifício original. Entre elas a redução do salão em cerca de trinta por cento, constituindo a caixa do palco e a boca de cena com espaço para orquestra, além da construção da cabine de projeção. Acrescente-se ainda a construção de frisas e camarotes substituindo o desenho improvisado do projeto original, conforme indicam as pranchas relativas ao Skating. A intervenção já estava sujeita à nova legislação municipal, a lei nº 1954, de 23 de fevereiro de 1916, que regulamenta em bases efetivas “a construção ou adaptação para o funcionamento de cinematógrafos no Município da capital” conforme sua ementa19.

    O jornal O Estado de S. Paulo traz em sua edição de 29 de dezembro de 1921 extenso artigo sobre a inauguração e o edíficio. Mais ainda, apresenta ao alto, uma reprodução da fachada do novo cinema. Aqui fica clara a configuração final do edifício, que poucas alterações faria sobre a fachada efetivamente construída do Skating, da qual não havia registro nos processos.
      CINE-THEATRO REPUBLICA
      A inauguração do novo theatro, propriedade da Sociedade Cinematographica Paulista Limitada – Ligeira descripção da luxuosa e confortavel casa de diversões – Resumo do primeiro 'film' a ser exhibido no importante estabelecimento.

      (...)
      AS OBRAS DE REFORMA
      Contratados para isso os trabalhos profissionaes de conhecido engenheiro dr. W. Fillinger, precizamente no dia 10 de Outubro proximo passado tiveram inicio as obras de adaptação do predio. Dezenas e dezenas de operarios, dentro os quaes varios que em outros emprehendimentos se haviam destacado pelos seus meritos de artistas, foram contractados, e dia e noite [elles] trabalharam numa luta incessante sob a direcção technica daquele profissional e assistencia continua do operoso gerente da empresa. Oitenta dias depois estavam as obras terminadas e o antigo predio do Skating Palace transformado num dos mais bellos e mais luxuosos theatros com que conta agora a nossa cidade.

      Hoje, quem alli penetra, mal se recordará do amplo salão em que em determinados dias da semana se reunia o que a sociedade paulistana dispunha de mais fino em sua alta sociedade, ou da grande officina mecanica em que se fabricavam ou reparavam as complicadas engrenagens dos automoveis. Por toda a parte trabalhos de arte, por toda a parte a constante preoccupação do luxo, do conforto, da elegancia sobria e distincta.

      (Cine-Theatro Republica. O Estado de S. Paulo, 29.12.1921, p.4)

    Fachada do República, cf.OESP, 00.12.1921
    Fachada principal do Cine Teatro República (OESP, 29.12.1921).


    A menção ao início das obras em 10 de outubro é surpreendente. Considerando a escala do imóvel, o investimento simbólico na nova sala e a intenção de modificar o quadro do circuito exibidor, o prazo inferior a três meses chama a atenção. É relevante, como forma de destacar a ambição do projeto, a presença dentre o jogo de plantas de um esboço único no acervo custodiado. Trata-se de um desenho aquarelado sobre cartão que apresenta vista parcial da plateia a partir da boca de cena, destacando a ordem sobreposta de frisas, camarotes e galerias, a decoração dos guarda-corpos metálicos e as pinturas murais.

    Cine Theatro República - estudo para decoração, 1921
    Estudo para decoração do Cine Theatro República, 1921.

    O documento tem importância singular não só por registrar uma proposta
    para decoração do ambiente da sala de projeção, mas por constituir
    o único exemplar do gênero localizado no acervo AHSP.

    A perspectiva, tomada a partir do palco, revela em primeiro plano o fosso da orquestra, delineado pela balaustrada. Ao fundo, ressaltado pela pintura em tom vermelho, destaca-se o conjunto de frisas, balcões e galerias,
    pontuado pelas colunas metálicas decoradas.
    Acervo AHSP

    O projeto da sala de exibição, que adota o esquema da arquitetura teatral tradicional, representa talvez um dos melhores exemplos nessa direção entre nós. Mais de uma década separa a inauguração do Cine Teatro República da abertura do UFA Palace, depois Cine Art Palácio, na Avenida São João, junto ao Largo do Paissandu, com projeto de Rino Levi, que inaugura em São Paulo a adoção de um estilo mais próximo da arquitetura moderna20 no âmbito das salas de teatro e de cinema em meados da década de 1930. O esboço aquarelado presente no processo de adaptação do Skating é documento único a caracterizar o empreendimento.
      O SALÃO
      O primeiro trabalho a fazer para adaptação do salão, que comporta nada menos de mil pessoas e está mobiliado com ricas e commodas poltronas, foi o levantamento do assoalho.
      Isso feito, foram iniciadas as obras para puxar as frisas e camarotes, sendo as primeiras em numero de quarenta e os segundos em numero de quarenta e dois. Destes, dois são reservados, um á presidencia do Estado e outro á Prefeitura municipal – ambos installados nos melhores pontos, dispondo de uma antecamera para recepções.
      O logar reservado á orchestra, á semelhança do que se fez no Theatro Municipal, fica em plano muito inferior ao nivel do assoalho, de forma que não se vejam os musicos, sendo as paredes revestidas de madeira secca, necessaria á accustica.
      O palco, situado na parte que dá para a rua Aurora, tem uma bocca de doze metros, medindo a caixa dezoito de fundo por vinte e sete de largura.
      No lado opposto, á entrada, fica a 'cabine' onde funccionarão dois possantes apparelhos 'Simplex", um dos quais estava até ha pouco exposto na vitrine da Casa Lebre
      21.
      O serviço de illuminação mereceu especiaes cuidados e constitue, sem duvida, uma grande novidade. Foram empregadas nesse serviço nada menos de vinte e cinco mil vellas, sendo a luz distribuida de maneira mais pratica, mais intelligente e mais artistica que se póde imaginar. A começar por uma infinidade de pequenas lampadas multicolores, que acompanham a cimalha que contorna o salão e a terminar na illuminação da fachada do edificio, tudo está disposto com uma unica preoccupação: a de obter o maior effeito sem olhar para despesas ou difficuldades a vencer.
      Merece menção especial todo o mobiliario do theatro, as cadeiras collocadas na sala de exhibições, de madeira excellente e feitas por mãos de artistas conscienciosos, observam uma disposição tal que os espectadores ficam plenamente á vontade.
      Ao lado esquerdo, um gabinete de 'toilette' para senhoras, dispondo de uma sala ricamente mobiliada para palestra. Mais adiante, um salão onde uma camareira attenderá aos serviços, encarregando-se distrahir os petizes choramingas que atormentarem as familias.
      Pouco além, um salão de barbeiro e engraxate, para os cavalheiros que não tiverem tempo de preparar-se na cidade.
      As frisas e os camarotes, amplos, luxuosamente installados, dispõem de largo corredor, de fórma a facilitar extraordinariamente o transito. As archibancadas, os camarotes e as frisas foram construidas de tal maneira que de qualquer dessas localidades não se poderá devassar as outras que fiquem em plano inferior.
      No primeiro andar, que foi destinado aos camarotes, todos amplos e servidos de largo 'promenoir', foi installado um elegante 'bar', dispondo de confortavel salão para banquetes e de um serviço especial de 'buffet' e 'buvette'.
      A 'cabine' destinada ao operador foi construida inteiramente de cimento armado, de maneira a offerecer toda a segurança, preoccupação essa, aliás, que presidiu a todos os demais trabalhos de adaptação, tanto assim que em cada um dos pavimentos se encontram portas de socorro dando para a rua Aurora.

      (Cine-Theatro Republica. O Estado de S. Paulo, 29.12.1921, p.4)
    Cine Theatro República, abertura, 1921
    Anúncio de abertura, página inteira.
    (OESP, 29.12.1921, p.17).


    A nova fase da edificação, como cine teatro, será marcada com distinção desde já em todos os materiais publicitários. Os anúncios do programa inaugural trazem o subtítulo: o maior e mais confortável do Brasil22.
      O ESPECTADOR INAUGURAL
      A inauguração do novo theatro realizar-se-á hoje, ás 10 horas em ponto, com a presença do sr. dr. Washington Luis, presidente do Estado, dr. Firmiano Pinto, prefeito municipal e outras autoridades locaes, que foram especialmente convidadas. Dada a importancia do acontecimento, devia realizar-se num espectaculo unico. Aconteceu, porém, que, esperada com viva ansiedade como um verdadeiro acontecimento mundano e artistico, mal foram abertas as assignaturas, ao escriptorio da empresa accorreu tal numero de familias das mais distinctas, que, para attender aos muitos pedidos apresentados, se tornou necessaria a organização de duas sessões. O que, aliás, pouco adiantou, pois dentro em pouco estavam tomadas todas as localidades de ambas as sessões.
      O PRIMEIRO 'FILM'
      O primeiro 'film' a ser projectado em publico no novo e elegante cinema será o denominado 'Macho & Femea', de que são interpretes os celebres artistas Gloria Swanson e Thomas Meighan. Talvez o mais empolgante trabalho cinematographico da afamada empresa Paramount-Artcraft Picture, 'Macho & Femea' ou 'De fidalga a escrava', está destinado a contribuir grandemente para exito completo do arrojado emprehendimento da Sociedade Cinematographica Paulista Limitada.

      (Cine-Theatro Republica. O Estado de S. Paulo, 29.12.1921, p.4)
    O anúncio de abertura, em 29 de dezembro, destaca a presença do Presidente do Estado, denominação usada então para o cargo do Governador, e do Prefeito. Em plena fase do cinema silencioso, anuncia-se a “orchestra de 15 professores sob a direcção do maestro Martinez-Grau”. Como na reportagem acima, a publicidade aponta a "Illuminação feérica e original – Reproducção dos effeitos de luz de fantasia adoptados pelo RIALTO e pelo CAPITOL de NOVA YORK"23.
      No [victorioso] REPUBLICA, que hontem, sob os mais promissores auspícios abriu suas portas ao publico de São Paulo, apanhando a mais formidavel enchente que jamais uma sala do mesmo genero registou (sic). Mais de cinco mil pessoas que se estasiaram ante o deslumbrante espectaculo com que o mais luxuoso cinema de São Paulo e maior e mais confortavel do Brasil iniciou os seus incomparaveis espectaculos. (anúncio)
      (Cine-Theatro Republica. O Estado de S. Paulo, 30.12.1921, p.13)
    Ao contrário do Skating, cuja trajetória empresarial parece ter sido irregular, o República apresenta por toda a década de 1920 sinais de sucesso. É o que se pode inferir a partir dos demais requerimentos feitos pelos responsáveis nos anos seguintes. São apresentados uma série de requerimentos à prefeitura com projetos de ampliação da sala de espera24.

    O novo cinema, que herdara a estrutura existente do Skating, não possuia uma sala de espera para os espectadores com dimensões adequadas à sua lotação. Surpreende mesmo o ocorrido, se lembrarmos que a fiscalização local era muito atenta a aglomerações nas calçadas que pertubassem o trânsito de pedestres e veículos. Certamente, o foco era regular atividades de cunho comercial nos espaços públicos, mas a reduzida sala de espera do República imporia dificuldades ao bom funcionamento e desconforto ao público.

    Cine Theatro República, primeira expansão da sala de espera, 1922
    Primeiro projeto de ampliação da sala de espera do Cine Teatro República, 1922.
    A opção de Fillinger foi ocupar o térreo do Palacete Campinas
    que seria construído em fases à direita do cinema.

    Observe à esquerda, em amarelo, trechos a demolir ou alterar,
    unindo os dois edifícios. À direita, cortes da nova sala de espera
    e detalhe com fachada do anexo.

    Acervo AHSP

    Em junho de 1922, seis meses após a inauguração, Fillinger apresente projeto de ampliação da sala de espera25. A solução era engenhosa. O terreno, ao lado direito do cinema, seria ocupado pelo Palacete Campinas. Seu projeto, apresentado em 1925 por Lupércio Camargo, mesmo proprietário do cinema, apresentava um bloco de frente para a Praça da República com sete andares e os demais com cinco. A prefeitura autorizaria que o pavimento térreo fosse construído antes mesmo da aprovação do projeto em seu todo. Dessa forma seria possível obter uma área de aproximadamente 7,7 por 36 metros, quase 280 metros quadrados que se somariam a pouco mais de cinquenta metros quadrados da sala de espera inicial. O conjunto era ainda efetivamente uma solução improvisada, pois os acessos à sala de projeção abriam diretamente sobre o promenade com as frisas.

    Meses depois, em dezembro de 1922, novo requerimento é apresentado solicitando autorização para construção de cozinha e copa ao fundo no novo salão destinado ao serviço de chá26. Em 1925, processo relativo ao Palacete Campinas, entrado em junho, traz nova ampliação da sala de espera, que duplicaria sua área, ocupando quase dois terços do térreo do novo edifício27. Conforme outros processos, apresentados no inicio do ano pelo proprietário relativos à reclamação de impostos e meses depois sobre vistoria de elevadores, tudo indica que o Palacete Campinas28 estava completo.

    Cine Theatro República - Sala de espera, 1927
    Sala de espera do Cine Theatro República, em 1927, após sucessivas expansões.

    CINEARTE, 7 set. 1927.

    O único registro fotográfico conhecido do interior do Cine Teatro República data de 1927, publicado na edição de 7 de setembro da revista especializada Cinearte29. A imagem, inserção isolada na revista, apresenta a sala de espera. Vê-se um ambiente de grandes proporções, mas de pé direito baixo (cerca de 3,7 metros conforme as pranchas localizadas). A adoção de uma decoração nas pilastras com sabor eclético e o revestimento das paredes com o que parece ser uma espécie de papel de parede com efeito reflexivo procura dar algum refinamento ao conjunto. O bar, ao fundo, é nitidamente reconhecível, além da presença de grandes vitrines ao redor das colunas para exibição de produtos, certamente para locação por empresas interessadas.

    Cine Theatro República - Jazz Band, década de 1920
    Jazz Band República ilustra partitura de Noche de Reyes, [s.d.].

    Coleção Ricardo Mendes

    Outro registro fotográfico do República, como sempre raro flagrante interno na iconografia sobre exibição em São Paulo, embora agora numa tomada mais fechada, está presente numa partitura da Jazz Band Republica. Ilustrando a edição da música Noche de Reyes, a imagem apresenta o conjunto de sete músicos e uma pianista encenando uma melodia para o fotógrafo E. K. Müller. Em cima de um tablado de madeira com cerca de seis metros de comprimento, vê-se ao centro a bateria com letreiros que identificam o grupo e o cinema. Ao fundo, surge com destaque a decoração da sala de espera com seu papel de parede, marcado pelo grafismos e reflexo, além dos espelhos e adornos nas colunas e vigas. Ainda que sem data, a foto parece caracterizar o final da década de 192030.

    Outros requerimentos no período indicam interferências pouco relevantes31 ou outros usos do espaço para eventos sociais, programas musicais ou peças teatrais32. A última grande intervenção no República seria motivada pela introdução do cinema sonoro.
    Em maio de 1929, um projeto de ampliação da cabine de projeção, de autoria de W. Fillinger, é apresentado à prefeitura. A cabine quase dobra o comprimento, atingindo cerca de 12 metros. Não há no processo nenhuma referência sobre a finalidade da intervenção, mas a associação a preparativos para equipamentos relativos ao cinema sonoro é justificável34.

    A disputa pela primazia do sonoro domina o mercado local, que participa da disputa por diferentes processos de sincronização. Mais uma vez o articulista de Cinearte pode ilustrar o momento, ao mesmo tempo que se revela como parte da corrente dos que viam a novidade com desconfiança: A imagem mais conhecida do Cine República está associada ao lançamento do sonoro. A vista noturna da fachada para Praça da República com os cartazes anunciando o novo sistema e parte do letreiro com o título do filme Bohemios é um registro raro da historigrafia paulistana36.
      BOHEMIOS (Show Boat) – da Universal. Inaugurou no Cine Repubica, a sua "phase de ouro". Ou, melhor falando, a "sua phase sonora". "Bohemios" si como film não é o que se possa chamar de colosso, offerece, no emtanto, um aspecto louvavel e intelligente. Teve a sua parte falada toda supprimida. Ficaram, apenas, os trechos cantados pela "double" de Laura La Plante e a canção final de Jules Bledsoe que, indiscutivelmente, é bonita e emotiva.
      Isto é louvavel. É, mesmo, intelligente. Mas, por si só, já nos mostra um dos muitos defeitos do film falado. E, elle, é o terem de ser os films, quasi todos para serem aqui exhibidos, cortados e até mutilados. Ou na sua parte falada. Ou na sua parte representada. E, mesmo, teremos films inteiros que até nós não chegarão...
      Nota-se, perfeitamente, que ha suppressão de "dialogues". A scena no theatro, com Joseph Schildkraut e Laura La Plante, quando ella a beija e Emily Fitzroy, dos bastidores, pragueja, foi visivelmente supprimida. E, no entanto, eu cria que era uma sequencia que poderia ficar falada, mesmo, porque só o modo de Emily falar e a maneira de Joseph representar, exaggerando, valeriam como effeito comico para o publico.
      No entanto, só isto, sem duvida, já basta para demonstrar que a direcção do Republica, sem duvida, já pensou e estudou um pouco mais o gosto do publico para apresentar o film falado e não andou atabalhoadamente como os demais...

      (M., O. De São Paulo. CINEARTE, 4 (182): 8-9, 21 set.1929)
    O trocadilho sobre a “fase de ouro” do Cine República não traria bons augúrios. O contrato de locação inicial do edifício, como mencionado anteriormente, era de dez anos. Em novembro de 1931, requerimento é apresentado à prefeitura por Elyseo Teixeira de Camargo, então proprietário37. Novamente, um projeto de W. Fillinger era enviado, mas agora para adaptação para uso como rink de patinação ! Propunha-se a demolição do palco e da boca de cena, que dariam lugar a um pequeno espaço para orquestra. No primeiro andar, duas salas são reservadas para bares. Fica evidente nas pranchas que os pilares de ferro que sustentavam a grande oval do Skating permaneceram ao fundo do palco. Ao fundo da sala, dois pequenos bares junto às escadas e uma sala reservada para o “club de hockey” estão indicados nas pranchas apresentadas. A ocupação é pouco clara, o que é comentado em cota (“O projeto está confuso”), mas ainda assim é deferido.

    Dessa forma, a atuação do velho República, como seria usual nas referências posteriores, associada a uma fase de sucesso e prestígio, é interrompida. As sucessivas licenças para renovação do alvará de funcionamento como rinque de patinação revelam seu funcionamento regular por quase dois anos. Em 1933, surpreendemente, em abril, a Empreza Cine Brazil Ltda, com sede no Edifício Martinelli, gerenciando as salas Rosário, Alhambra, Paratodos e Colyseu, apresenta projeto inverso para retorno à atividade de exibição cinematográfica. Prevê-se a reconstrução do palco, em projeto dos arquitetos João Bertacchi e Franscisco Antonio Giorgi, mas com boca de cena mais recuada. O próprio requerimento confirma o funcionamento como pista de patinação “até bem pouco”38.

    Quais as marcas que essas sucessivas intervenções deixaram no edifício é um aspecto de difícil avaliação. Aproveitam-se pranchas dos projetos anteriores nos sucessivos pedidos à prefeitura, as indicações são pouco claras e nada se conhece de registros fotográficos da sala nesse período em especial. Além disso, os espaços de exibição mais recente apresentam uma nova distribuição na área central, consolidando a Avenida São João como grande eixo de atração. A partir da segunda metade da década de 1930 cinemas como Art Palácio (UFA Palace, de início), Metro e outros se sucederão e terão uma imagem nova a oferecer ao público.

    O velho cine República conseguiria fazer frente à nova tendência? Com certeza, os anúncios na imprensa confirmam o funcionamento do cinema até 193539. Dois anos depois, em janeiro de 1937, artigo da revista Cinearte intitulado Há dez anos comentava a exibição do longa-metragem brasileiro O Guarany, de Victor Capellaro:
      O Republica esteve repleto e o Triangulo apresentava aspecto bastanta consolador para dia de exhibição de um film Brasileiro. Casa bem cheia.
      Hoje o Cinema Brasileiro está bem mais adiantado e essas duas casas já não existem mais. O Republica é ou vae ser uma Repartição Publica e o Triangulo é casa de 2$000... Ha dez anos...

      (Ha dez anos/Cinearte, de 8 de Dezembro. CINEARTE, 12 (455): 49-50, 15 jan.1937)








    | Modelagem | Skating | CINE-THEATRO | Modelando | Novo República | Notas | Fontes |








    Para citação adote:

    MENDES, Ricardo. Modelando o República: um cine-teatro da década de 1920.
    INFORMATIVO ARQUIVO HISTÓRICO DE SÃO PAULO, 7 (30): jul/set.2011
    <http://www.arquivohistorico.sp.gov.br> (disponível em novembro de 2011)

     
    EXPEDIENTE

    coordenação
    Liliane Schrank Lehmann

    webdesigner
    Ricardo Mendes

    distribuição
    Maria Sampaio Bonafé (coordenação)
    Elisabete De Lucca


    Normas Editoriais
    (2007) (formato PDF)

     
    Para receber o Informativo Arquivo Histórico de São Paulo
    - ou suspender a remessa -,
    envie um e-mail para:
    informativoarquivohistorico@prefeitura.sp.gov.br
     




    Prefeitura da Cidade de São Paulo - 2005-2011 (c)



    DPH


    SECRETARIA DE CULTURA


    Cidade de São Paulo


    Gilberto Kassab
    Prefeito da Cidade de São Paulo

    Carlos Augusto Calil
    Secretário de Cultura

    José Roberto Neffa Sadek
    Secretário Adjunto

    Paulo Rodrigues
    Chefe de Gabinete

    Walter Pires
    Departamento do Patrimônio Histórico

    Liliane Schrank Lehmann
    Divisão do Arquivo Histórico de São Paulo
    Informativo AHSP