Informativo Arquivo Histórico Municipal - logotipo
 
PMSP/SMC/DPH
São Paulo, maio/junho de 2008
Ano 3 N.18  

Abertura | Biblioteca | CCAD | Educativo | Estudos e Pesquisas | Intercâmbio | Logradouros | Manuscritos | Restauro | N.anteriores

  • LOGRADOUROS

  • A história nas ruas:
    homenagens à comunidade nipônica através dos logradouros paulistanos



    Estimular o reconhecimento como patrimônio público — um bem comum a todo cidadão — do conjunto de denominações das ruas e praças da cidade de São Paulo, é um dos principais vetores estruturantes das práticas da Seção de Denominação de Logradouros Públicos. Atuando como assessoria aos poderes executivo e legislativo nesse processo legal, a Seção, integrante do Arquivo Histórico Municipal, dirige um significativo esforço na difusão desse conjunto patrimonial junto à população em geral.

    A proposta de tomar esse acervo como objeto de um ensaio sobre a imigração japonesa constitui uma oportunidade valiosa para fazer perceber com maior clareza o potencial de instrumentos como o Dicionário de ruas, versão adaptada para internet da base de dados gerenciada pela seção em questão. Disponibilizado em dezembro de 2003, o Dicionário oferece acesso público a quase 48 mil registros.

    A seleção de logradouros relacionados ao tema da imigração japonesa reúne no momento 234 denominações. Uma análise dessas ocorrências exige, porém, certo cuidado em atenção ao próprio processo oficial de legalização e seus autores (Câmara, Executivo, petições públicas...) e ao histórico desse mesmo processo ao longo do século XX. Neste aspecto, é importante lembrar as alterações ocorridas na década de 1970, que estruturaram a prática na forma atual. Além disso, é relevante lembrar os períodos em que foram realizadas modificações de denominações "em massa" entre 1953 e 1974, por vezes oficializando nomes, em outras atendendo necessidades de estabelecer denominações de forma permanente. O Dicionário de ruas apresenta ainda problemas adicionais motivados em parte pela história da prática legal no século XX com a ausência de dados biográficos, o que exige a permanente atualização da base.

    Uma primeira observação da listagem final, disponível ao final do texto, permite leituras diversas. Desde ocorrências diretas como Rua Japão (Itaim Bibi) até as várias referências a cidades e províncias nipônicas como Viaduto Mie Ken e Cidade de Osaka... Neste último caso, chamam a atenção as denominações relativas a Hiroshima e Nagasaki, ambas na Vila Medeiros, oficializadas em 1957.

    As referências a personalidades representam outra alternativa para análise desse conjunto. Destaca-se uma ocorrência peculiar, tanto por ser o registro com data mais antiga de oficialização presente na base de dados – o ano de 1954 – como pelo homenageado: Rua Soldado José Higaskino, na Vila Maria. Membro da Força Expedicionária Brasileira, José Higaskino está entre as 465 baixas ocorridas entre 1944 e 1945 durante a II Guerra Mundial. Essa homenagem traz à luz a participação de brasileiros de ascendência nipônica nas Forças Armadas, evento pouco estudado entre nós, similar ao ocorrido nos EUA em suas forças que atuaram no front europeu. Embora nada se conheça de sua história pessoal, a simples ocorrência revela parte do longo processo de integração da comunidade ao novo país.

    Pioneiros

    A memória da imigração constitui uma vertente para investigação. Data de 1965, a primeira referência genérica: Avenida Imigrante Japonês, localizada no Butantã. Por sua vez, o navio Kasato Maru, que transportou a primeira leva de migrantes, num empreendimento subsidiado, em 1908, é homenageado na Rua Kasato Maru, na Vila Prudente, em 1978.

    A comemoração dos setenta anos da imigração japonesa parece ter motivado um crescimento significativo em novas denominações. Entre 1977 e 1980, por exemplo, foram estabelecidas 56 novas indicações, sendo 15 em 1978 e 31 em 1980.

    Nota-se a grande concentração desses logradouros na zona Leste, nas regiões de José Bonifácio e Parque do Carmo. Este aspecto permite comentar a distribuição geográfica dessas toponímias. Mesmo na totalidade do conjunto, a ocorrência em bairros identificados fortemente com a colônia nipônica, como a Liberdade, é muito baixa. Em parte, por se tratar de uma região estabilizada, mas, quase certo, pela consciência e prática adotada a partir de meados da década de 1970, mais restritiva à alteração de nomes já consagrados. Como patrimônio comum, o conjunto de referências deve ao mesmo tempo preservar a memória e a diversidade sócio-cultural, equilíbrio de difícil e necessária observância.

    Por outro lado, a distribuição geográficas das referências listadas, cobrindo muitos bairros ocupados pela colônia desde a década de 1930, muitas vezes voltados à produção agrícola, não pode ser tomada de forma direta. Na década de 1970 a ocorrência de revisões de denominações de logradouros em larga escala pode ter motivado essa dispersão, sem que tenham sido mantidos laços diretos entre homenageados e comunidades locais.

    Ainda assim, é possível encontrar menções diretas a pessoas fortemente associadas à história local. É o caso de Ushikichi Kamiya, homenageado em rua no Tremembé em 1999. Citemos o Dicionário de ruas: “Ushikichi Kamiya foi morador do logradouro que agora leva o seu nome desde a década de 20 e em muito contribuiu para o desenvolvimento do local desde sua chegada ao Brasil. No início dos anos 50, com o apoio das demais famílias moradoras do local, conseguiu construir um grupo escolar, cujo nome prevalece até hoje "Grupo Escolar D. Pedro de Moraes Victor", tendo ele ajudado para a construção desse Grupo Escolar. Foi presidente por várias vezes da Associação de Cultura Japonesa do local, tendo ajudado a fundar a Associação Esportiva Cultural do Campo Limpo. No final dos anos 50 mobilizou mais 4 famílias da vizinhança e conseguiram a instalação da 1ª rede elétrica da região.“

    Outro exemplo, em Itaquera, no distrito da Vila Jacuí, é a Rua Tsutomu Henni, oficializada em 1979. Henni, falecido nesse ano, chega a Santos em 1929 após ter finalizado o curso superior em Tóquio. Acompanhado de seu pai e oito irmãos fixa-se na Fazenda Santo Antônio, em Campinas. Anos depois irá se estabelecer na Fazenda Luís Assão, em São Miguel Paulista. Em 1949, adquire um terreno em Vila Jacuí, onde se dedica a fruticultura e avicultura. Em maio de 1954, participa da formação da Associação Cultural da Colônia Japonesa, atuante na região.

    A primeira leva

    Entre os logradouros dedicados a personalidades da colônia japonesa ligadas aos primeiros momentos da imigração podem ser destacados: a Praça Umpei Hirano (Cambuci) e o Viaduto Shuhei Uetsuka (Sé).

    Umpei Hirano (Japão, 1886-Brasil, 1919), formado em línguas estrangeiras pela Universidade de Tóquio, acompanhou a viagem e a recepção dos primeiros migrantes como intérprete. Seguiu com a parcela dos novos colonos que se dirigiram à região da Alta Mogiana, instalando-se na Fazenda Guatapará. Atuou em outros pontos da zona noroeste do estado, vindo a falecer em 1919, como tantos migrantes, vítima da malária, endêmica na região.

    Por sua vez, Shuhei Uetsuka (Japão, 1875-?, 1935), graduado em direito pela Faculdade Imperial de Tóquio, desembarca em 1908 no Brasil. Uetsuka serviria como intermediário entre fazendeiros, colonos e empresas japonesas engajadas na seleção e transportes de interessados em imigrar para o Brasil. Em 1918, responderia pela organização da primeira colônia com migrantes japoneses.

    Beneméritos, professores e artistas

    Como em outras referências a grupos nacionais, muitos logradouros revelam a ocupação dos homenageados. No conjunto em questão, encontramos quatro engenheiros, seis doutores (sendo uma doutora), políticos (dois deputados e um “presidente vereador”) e dez professores (entre eles, uma professora).

    Homenagens a artistas podem ser localizadas como a Praça Yoshiya Takaoka, na Bela Vista, ou a Praça Tikashi Fukushima, no Butantã, ambos pintores reconhecidos. Causa espécie a ausência de referência a um personagem importante para o estudo da presença da comunidade japonesa no Brasil em seus primórdios: Tomoo Handa (1906-1996). O mesmo sentimento de estranheza ocorre com a falta de menção a Manabu Mabe (1924-1997), pintor renomado. Em 2002, a lei nnº.13.301, alterou a denominação do Centro Cultural São Paulo para Centro Cultural São Paulo Manabu Mabe. A modificação não foi implementada devido à conflito causado conflito por se tratar de uma instituição estabelecida há 20 anos.

    Tomoo Handa, pintor e memorialista, migra em 1917 com sua família, estabelecendo-se no interior do estado de São Paulo. Em 1920, encontra-se na capital paulista, onde cursaria a Escola de Belas Artes entre 1932 e 1935. Participa em 1935 do Grupo Seibi e na década de 1950, do Grupo Guanabara. (Enciclopédia Itaú Cultural Artes Visuais, 2008). Ao lado da carreira artística, Handa responderia por dois registros sobre a migração: História da vida do imigrante (Imim no sekatsu no rekishi) (Centro de Estudos Nipo-Brasileiros, 1970) e O japonês em São Paulo e no Brasil (Centro de Estudos Nipo-Brasileiros, 1971).

    Manabu Mabe, por seu turno, chega ao Brasil em 1934 e também participa do Grupo Seibi e do Grupo Guanabara. Adere ao abstracionismo informal nos anos 50, recebendo o prêmio de melhor pintor nacional na 5ª Bienal Internacional de São Paulo e prêmio de pintura na 1ª Bienal de Paris, ambos os eventos culturais ocorridos em 1959 (Enciclopédia Itaú Cultural Artes Visuais, 2008).

    Além de Tomoo Handa, outro estudioso dedicado ao tema da migração japonesa está, porém, registrado: Professor Hiroshi Saito, em rua no distrito da Penha, com denominação oficializada em 1984. Saito (Japão, 1919-Brasil, 1983), bacharel em ciências sociais, desenvolveu estudos sobre a aculturação de imigrantes nipônicos no Brasil, na Universidade de Tóquio.

    Ler a cidade

    Ainda que breve, este comentário sobre a toponímia paulistana ligada ao universo da comunidade nipo-brasileira permite entender a potencialidade desse conjunto nas mais diversas perspectivas. Desde seu uso como material pedagógico a análises mais complexas sobre o reconhecimento social representado pela homenagem prestada.

    Ler a cidade, rica e complexa, através das denominações dos logradouros, requer porém cuidado e conhecimento do processo legal de atribuição.


    Para acessar o Dicionário de ruas:
    http://www.arquivohistorico.sp.gov.br

    Para localizar os logradouros, use estes serviços:
    Infolocal - http://infolocal.prefeitura.sp.gov.br
    Google Maps - http://maps.google.com


    Nome Distrito Zona Oficialização
    ADRIANA NAMURA Vila Formosa LESTE
    07.08.2001
    AGOSTINHO NOHAMA Mandaqui NORTE  
    AKIO MORITA
       
    04.09.2007
    AMAURY TADEU UESUGI Santo Amaro SUL
    25.10.1991
    AMÉLIO KOGA Agua Rasa LESTE
    08.03.1983
    AMÉRICO SUGAI Vila Jacuí LESTE
    07.11.1975
    ANTONIO HIROHISA ISHI Arthur Alvim LESTE
    21.09.1995
    ANTONIO NAKASHIMA CENTRO  
    ARMANDO SHIBATA Butantã OESTE
    12.08.1987
    AURÉLIA LOPES TAKANO Cidade Dutra SUL
    15.10.1976
    BAMBU JAPONÊS Grajaú SUL
    30.07.1992
    CHIBATA MIYAKOSHI, Doutor Vila Andrade SUL
    17.04.1974
    CHIROAKI TAKAHASHI    
    27.03.2007
    CHOEI KASAI José Bonifácio LESTE
    14.05.1980
    CIDADE DE OSAKA Liberdade CENTRO  
    CIRO KIMURA    
    08.07.1954
    CLARICE CLAUDINO ICHIDA    
    11.10.2007
    CLÁUDIO KANO Socorro SUL
    19.12.1996
    DAIJIRO MATSUDA, Professor Moema SUL
    29.08.1980
    EDUARDO KIYOSHI SHIMUTA Ponte Rasa LESTE
    14.11.1994
    ESTANISLAU KASURO Iguatemi LESTE
    20.06.2001
    FUJIE NITTA Campo Belo SUL
    12.11.1979
    FUJIWARA HISATO Rio Pequeno OESTE
    08.03.1983
    FUKUTARO KATO, Professor Jaçanã NORTE  
    GILBERTO YOSHIJI SATO São Domingos OESTE
    17.12.1992
    GO SUGAYA José Bonifácio LESTE
    17.09.2001
    GORO YOSHIDA Vila Sônia OESTE
    29.05.1978
    GOROSAKU TANIZAKI Cidade Ademar SUL
    20.04.1978
    GUCHI TODA Vila Jacuí LESTE
    08.11.1982
    GUENITIRO NACAZAWA Vila Maria NORTE
    06.03.1987
    GUICHI SHIGUETA Parque do Carmo LESTE
    14.05.1980
    GUICHI YOSHIOKA José Bonifácio LESTE
    14.05.1980
    GURIGESA NAKAO    
    20.11.1987
    HACHIRO MIYAZAKI Saúde SUL
    25.03.1977
    HARUMI MAEDA Cursino SUDESTE  
    HASEGAWA, Professor José Bonifácio LESTE
    14.05.1980
    HEITARO YOSHIDA, Comendador Vila Formosa LESTE
    05.06.1992
    HIDEKICHI HATTORI José Bonifácio LESTE
    14.05.1980
    HIDEO OSHIMA Butantã OESTE
    26.12.1980
    HIDEO SUGUIYAMA Campo Belo SUL
    07.12.1964
    HIROSADA TAMURA Jaraguá OESTE
    17.12.1991
    HIROSHI SAITO, Professor Penha LESTE
    23.04.1984
    HIROSHI SHIOZAWA Socorro SUL
    05.03.1992
    HIROSHIMA Vila Medeiros NORTE
    02.09.1957
    HIROVO KAMINOBO Parque do Carmo LESTE
    14.05.1980
    HISAJI MORITA José Bonifácio LESTE
    14.05.1980
    HITOSHI ISHIBASHI Cangaíba LESTE
    21.07.1980
    HIYOSHI IHARA Cursino SUDESTE  
    HUGO TADACI YOSHII Cangaiba LESTE
    06.01.1999
    HUGO TAKAHASHI, Engenheiro Raposo Tavares OESTE
    10.09.1992
    IBARAGUI NISSUI Vila Mariana SUL
    26.08.1982
    IKUYO TAMURA Sacomã SUDESTE  
    IMIGRANTE JAPONÊS Butantã OESTE
    04.06.1965
    IOCINORI HATANAKA Vila Medeiros NORTE
    19.11.1992
    IONEJI MATSUBAYASHI José Bonifácio LESTE
    14.05.1980
    IOSHIFUMI UTIYAMA Itaquera LESTE
    06.09.1996
    IOSOSUKE OKAUE Parque do Carmo LESTE
    14.05.1980
    IRÍMIA KOSA Sacomã SUDESTE  
    ISSAMI NAKAMURA OKANO    
    02.12.1992
    IWAJIRO TAKAHASHI Tremembé NORTE
    22.01.1980
    JAPÃO      
    JAPONÊS Cachoeirinha NORTE
    07.08.2006
    JARDIM JAPÃO Jardim Brasil NORTE  
    JIGORO KANO, Professor Jabaquara SUL
    02.09.1982
    JISITI NODA Campo Limpo SUL
    11.03.1983
    JOÃO SUSSUMU HIRATA, Deputado Vila Andrade OESTE
    29.01.1979
    JOAQUIM MITSUO KUABARA Ermelino Matarazzo LESTE
    02.12.1996
    JORGE OGUSHI Aricanduva LESTE
    03.07.1986
    JORGE UTSUMI Butantã OESTE
    20.04.1967
    JOSÉ INAGUE Vila Medeiros NORTE
    09.10.1962
    JOSÉ HIGASKINO, Soldado Vila Maria NORTE
    08.07.1954
    JOSEI TODA Rio Pequeno OESTE
    13.01.2000
    JUNTA MIZUMOTO Butantã OESTE
    26.12.1980
    K. KOZA Vila Sônia OESTE
    27.06.1966
    KANEDA Vila Medeiros NORTE
    02.08.1962
    KAOL SUGIMOTO Vila Sônia OESTE
    09.12.1999
    KAORU ODA Butantã OESTE
    10.11.1976
    KASATO MARU São Lucas LESTE
    12.09.1978
    KASUO OGURA    
    18.09.1980
    KATSUYO KITAUCHI    
    23.11.1987
    KATUMI KIDA Vila Jacuí LESTE
    20.08.1996
    KAYO OKAMOTO    
    12.09.1990
    KAZUO SUGUYAMA Tremembé NORTE
    07.12.2004
    KEIA NAKAMURA José Bonifácio LESTE
    17.09.2001
    KEICHI MATSUMOTO José Bonifácio LESTE
    14.05.1980
    KEISUKE KOZA Vila Sônia OESTE  
    KEN SUGAYA Itaquera LESTE
    02.05.1980
    KENICHI NAKAGAWA Vila Mariana SUL
    21.09.1987
    KENKITI SHIMOMOTO Jaguaré OESTE  
    KINGO KITAHARA, Engenheiro Cambuci CENTRO  
    KIOTO Vila Medeiros NORTE
    04.04.1978
    KIRA Cidade Lider LESTE  
    KIRANO, Padre Rio Pequeno OESTE
    11.09.2006
    KISAO TOKITA Vila Mariana SUL
    06.03.1987
    KITIZO UTIYAMA Cursino SUDESTE  
    KIYOJI ISOME Vila Matilde LESTE
    12.11.1979
    KIYOSHI HIRATA Vila Matilde LESTE
    16.07.1968
    KIYOSHI YAMAMOTO, Comendador    
    02.08.1973
    KOBE Vila Maria NORTE
    02.08.1962
    KOEI TAKARA    
    11.10.2007
    KOHEI DENDA Jabaquara SUL
    25.04.2007
    KOHEI YOKOYAMA Butantã OESTE
    26.12.1980
    KOICHI KISHIMOTO, Professor Cursino SUDESTE  
    KOICHI NAKANO Saúde SUL
    19.05.1983
    KOICHIRO YAHARA Vila Medeiros NORTE
    20.08.1992
    KOKO ICHIKAWA Bela Vista CENTRO  
    KOSHUN TAKARA    
    17.10.2007
    KOTIE NONOGAKI Vila Matilde LESTE
    28.07.1986
    KOTINDA Tremembé NORTE
    12.07.1984
    KOTO MITSUTANI Capão Redondo SUL
    10.09.1976
    KUNITO MIYASAKA Campo Limpo SUL
    24.11.1977
    KYOKUSHI NODA Butantã OESTE
    28.12.1981
    LEONILDA KIMORI Jardim São Luis SUL
    14.04.1980
    MARCIO AKIRA MIURA Campo Limpo SUL
    03.12.1987
    MARI YOSHIMOTO Jabaquara SUL
    17.05.2001
    MASAHARU TANIGUCHI Jabaquara SUL
    21.05.1987
    MASATAKE MATSUMOTO Capão Redondo SUL
    13.12.1972
    MASATO MISAWA José Bonifácio LESTE
    14.05.1980
    MASAZO YOSHIMOTO Grajau SUL
    30.12.1982
    MASSAU, Doutor Pedreira SUL
    22.08.2000
    MASUICHI OMI    
    17.10.2007
    MATAJIRO YAMAGUISHI, Professor    
    10.06.2005
    MATASHIRO YAMAGUISHI José Bonifácio LESTE
    14.05.1980
    MATSU INAGUE Vila Medeiros NORTE
    09.10.1962
    MICHIE AKAMA    
    22.03.2007
    MICHIHISA MURATA Brasilândia NORTE  
    MIE KEN, Viaduto Liberdade CENTRO  
    MIE NISHI, Dona Saúde SUL
    09.04.1984
    MIGUEL MOTOKI OGUSHI São Rafael LESTE
    24.08.1999
    MINORU YAMASAKI    
    02.12.1996
    MITURO ICHIKAWA Freguesia do Ó NORTE  
    MITUTO MIZUMOTO Liberdade CENTRO  
    MIYANO OBA Vila Guilherme NORTE
    MIYOSHI MATSUDA, Professor Cursino SUDESTE  
    MOKITI OKADA Vila Mariana SUL
    18.01.1983
    MORISHIGUE AKAGUI Morumbi OESTE
    08.04.1987
    MORIYUKI YAMAMOTO, Engenheiro    
    30.01.1997
    NAGAHAMA Cangaíba LESTE  
    NAGASAKI Vila Medeiros NORTE
    02.09.1957
    NAKADARI Vila Medeiros NORTE
    04.04.1978
    NAKAMURA      
    NAKAMURA, Monsenhor    
    01.01.1958
    NARIMATSU HIROSHI Jaguaré OESTE
    03.06.1981
    NARIMATSU KEIJO Campo Grande SUL
    18.06.1977
    NARITA Vila Maria NORTE
    07.11.1978
    NIGATA Vila Maria NORTE
    04.04.1978
    NIPPON Vila Maria NORTE
    04.04.1978
    NOVA NIPÔNIA Jabaquara SUL
    18.07.1962
    OKAYAMA    
    28.03.1977
    OKINAWA Grajaú SUL
    29.08.1980
    OKUHARA KOEI Consolação CENTRO  
    OSAKA Vila Maria NORTE
    02.08.1962
    OYAMA Penha LESTE  
    PAULO KATAE Cidade Ademar SUL
    05.11.1984
    PAULO KOBAYASHI, Presidente Vereador Bela Vista CENTRO  
    RENATO KATSUYA SATO Vila Jacuí LESTE
    05.12.1975
    RENATO YNAMA Moema SUL
    21.02.1985
    RISHIN MATSUDA Jabaquara SUL
    18.09.1978
    ROBERTO TADASHI SEGUSHI Vila Medeiros NORTE
    03.10.2005
    ROBERTO UDIHARA, Doutor Brasilândia NORTE  
    ROSA DO JAPÃO Perus OESTE
    02.09.1980
    SABURO YADOYA Freguesia do Ó NORTE  
    SACHIKO KOHATSU, Professora Pirituba OESTE
    11.06.1981
    SACHIO NAKAO    
    28.12.1981
    SADAJI YABUYA Limão NORTE  
    SADAMU INOUE Parelheiros SUL
    13.03.2002
    SAMPEI SATO Ermelino Matarazzo LESTE
    31.08.1971
    SEIAN HANASHIRO    
    13.06.1991
    SEICHO-NO-IÊ Jabaquara SUL
    30.03.1993
    SETSUKO ICHINOSE Parque do Carmo LESTE
    17.08.2004
    SETSUO YAZAKI Mandaqui NORTE  
    SHIGEO TSUTSUMI    
    20.11.1987
    SHIGUEMI MURAKAMI, Professor Jabaquara SUL
    03.04.2000
    SHIKAZO MYAI Rio Pequeno OESTE
    09.04.1981
    SHINSEI KAMIDA Sapopemba LESTE
    18.02.1977
    SHINZABURO MIZUTANI Parque do Carmo LESTE
    14.05.1980
    SHIONO KATAYAMA José Bonifácio LESTE
    14.10.1980
    SHIRO KYONO, Deputado Itaim Bibi SUL
    14.09.1984
    SHIZO OCHIAI Cursino SUDESTE  
    SHO YOSHIOKA Parque do Carmo LESTE
    26.08.1999
    SHOBEE KUMAGAI Ermelino Matarazzo LESTE
    09.09.1988
    SHUHEI UETSUKA CENTRO  
    SOBI KAYO Casa Verde NORTE  
    SOICHI MABE Jabaquara SUL
    11.03.1983
    SOICHIRO HONDA Moema SUL
    20.12.1995
    SOSUKE SHIGEKIYO Sacomã SUDESTE  
    SUGAO SUZUKI José Bonifácio LESTE
    14.05.1980
    SUGAYA, Agrimensor José Bonifácio LESTE
    14.05.1980
    TADAO INOUE    
    15.04.1988
    TADAO YOSHIDA Jardim São Luis SUL
    17.09.1984
    TADASHI NISHII, Comendador Vila Formosa LESTE
    09.10.1985
    TADASHI SAKURAI Vila Sônia OESTE
    04.02.1987
    TAKASHI YKKO Santo Amaro SUL
    20.05.1974
    TAKEHARU AKAGAWA    
    27.03.2007
    TAKEO HASHIBA, Doutor Jaçanã NORTE  
    TAKEO YOSHIMURA Cidade Ademar SUL
    14.04.1978
    TAMIKO FUZIOKA Santo Amaro SUL
    05.11.1976
    TAMOTSU YAMAMURA Tucuruvi NORTE  
    TARO NAKAMURA    
    14.05.1980
    TATSUO OKACHI Pirituba OESTE
    16.07.1968
    TETSUAKI MISAWA Saúde SUL
    24.08.1973
    TETSUKO KANAI Campo Limpo SUL
    16.01.1982
    TINECIRO ICIBACI José Bonifácio LESTE
    14.05.1980
    TIUGIBE INOUE Vila Sônia OESTE
    06.08.1976
    TÔKIO Vila Maria NORTE
    04.04.1978
    TOMEKICHI INOUYE    
    04.12.1987
    TOMOICHI SHIMIZU José Bonifácio LESTE
    14.05.1980
    TOSHIO UENO, Engenheiro Rio Pequeno OESTE
    23.03.1993
    TOSHIO YOSHIDA Itaim Paulista LESTE
    23.06.1983
    TSUNEO HATA Cidade Dutra SUL
    19.11.1976
    TSUTOMI SUZUKI Vila Sônia OESTE
    10.01.1967
    TSUTOMU HENNI Vila Jacuí LESTE
    17.01.1979
    UMPEI HIRANO Cambuci CENTRO  
    USHI KAMIA Tremembé NORTE
    15.06.1978
    USHIKICHI KAMIYA Tremembé NORTE
    04.06.1999
    UTARO KANAI Guaianases LESTE
    26.06.1990
    VIRGÍNIA MOKIKAWA, Doutora Perdizes OESTE
    10.06.1986
    WILSON ISSAMO MINADA, Doutor Vila Curuçá LESTE
    13.09.1999
    WILSON KAWANAMI Cidade Ademar SUL
    13.05.1983
    YAMATO Vila Maria NORTE
    04.04.1978
    YASUO YAMAMOTO José Bonifácio LESTE
    03.04.2000
    YOKINO OGAWA    
    18.10.2002
    YOKOAMA Vila Maria NORTE
    04.04.1978
    YORITOMO Vila Maria NORTE
    07.11.1978
    YOSHIMARA MINAMOTO Jardim São Luis SUL
    20.11.1987
    YOSHIO MATSUMURA    
    23.11.1987
    YOSHIO TAKATA Cursino SUDESTE  
    YOSHIYA TAKAOKA Bela Vista CENTRO  
    YOSOJI YAMAGUTI Rio Pequeno OESTE
    05.11.1976
    YVES YOSHIAKI OTA Vila Carrão LESTE
    16.01.1998
    ZENICHI SATO José Bonifácio LESTE
    14.05.1980
    ZITUO KARASAWA Parque do Carmo LESTE
    14.05.1980



    pesquisa
    Maurilio José Ribeiro

    redação
    Ricardo Mendes


    Fonte
    • AHMWL. Dicionário de ruas. Base de dados.



    Para citação adote:

    MENDES, Ricardo, RIBEIRO, Maurilio José. A história nas ruas: homenagens à comunidade nipônica através dos logradouros paulistanos. INFORMATIVO ARQUIVO HISTÓRICO MUNICIPAL, 3 (18): maio-jun.2008 <http://www.arquivohistorico.sp.gov.br>

    Serviços: A Seção Técnica de Logradouros é responsável pela pesquisa e orientação aos interessados sobre nomes de logradouros paulistanos. A documentação está disponível para consulta através do atendimento ao público.
    Conheça também o site Dicionário de ruas (parceria AHMWL e Plamarc), onde através de um banco de dados é possível realizar pesquisas sobre denominações de logradouros paulistanos.

     
    EXPEDIENTE

    coordenação
    Liliane Schrank Lehmann

    edição de texto
    Eudes Campos

    webdesigner
    Ricardo Mendes

    distribuição
    Maria Sampaio Bonafé (coordenação)
    Elisabete De Lucca e Irene do Carmo Colombo


    Normas Editoriais
    (2007) (formato PDF)

     
    Para receber o Informativo Arquivo Histórico Municipal
    - ou suspender a remessa -,
    envie um e-mail para:
    informativoarquivohistorico@prefeitura.sp.gov.br
     




    Prefeitura da Cidade de São Paulo - 2005-2008 ©



    DPH


    SECRETARIA DE CULTURA


    Cidade de São Paulo


    Gilberto Kassab
    Prefeito da Cidade de São Paulo

    Carlos Augusto Calil
    Secretário de Cultura

    José Roberto Neffa Sadek
    Secretário Adjunto

    Paulo Rodrigues
    Chefe de Gabinete

    Walter Pires
    Departamento do Patrimônio Histórico

    Liliane Schrank Lehmann
    Divisão do Arquivo Histórico Municipal Washington Luís
    Informativo AHM