Informativo Arquivo Histórico Municipal - logotipo
 
PMSP/SMC/DPH
São Paulo, maio/junho de 2008
Ano 3 N.18  

Abertura | Biblioteca | CCAD | Educativo | Estudos e Pesquisas | Intercâmbio | Logradouros | Manuscritos | Restauro | N.anteriores

  • Educativo

  • Projeto Mapa Multicultural Bom Retiro e seus vizinhos

    A Comissão de Educação Patrimonial, composta por representantes do Arquivo Municipal Washington Luís, do Colégio Santa Inês, do Instituto Criar de TV e Cinema, do IPHAN, da Fundação Energia e Saneamento, da Fundação ORSA, do Movimento Humanista e da Pinacoteca do Estado de São Paulo, lançou no último dia 30 de abril o Projeto Mapa Cultural do Bom Retiro e seus vizinhos.

    O Mapa Multicultural tem como objetivo selecionar elementos culturais representativos das entidades que se manifestam diariamente nas ruas do Bom Retiro e região circundante, através das indicações das próprias pessoas do bairro e adjacências. Pretende-se identificar quais são os lugares e referências importantes para o cotidiano dos moradores e freqüentadores da região.

    Os organizadores receberão as sugestões até o dia 6/7/2008. Enviar para o endereço: Rua Baronesa de Itu, 639, Higienópolis, São Paulo/SP, cep 01231-000, a/c Simone (Educação Patrimonial), ou para email: simonis.9sr@iphan.gov.br.
      Você pode participar com sua sugestão,
      utilizando o formulário em anexo.

    Arzelinda Maria Lopes




    PROJETO MAPA MULTICULTURAL
    BOM RETIRO E SEUS VIZINHOS

        O Iphan, em parceria com a Fundação Patrimônio Histórico da Energia e Saneamento, Instituto Criar de Cinema e TV, Arquivo Histórico Municipal Washington Luís, Pinacoteca do Estado de São Paulo, Colégio de Santa Inês, Fundação Orsa e Movimento Humanista, estão produzindo o Mapa Multicultural do Bom Retiro e seus vizinhos. Para que isso ocorra, a participação dos moradores e freqüentadores da região na escolha das principais expressões de multiculturalismo desta região é essencial.
    Os ingleses da estrada de ferro; os italianos e suas casas operárias; os judeus oriundos da Lituânia, Rússia e Polônia; os gregos e os armênios; os coreanos e suas confecções; os bolivianos, os paraguaios, os chilenos, os peruanos e demais povos latino-americanos, além dos brasileiros vindos de tantas partes do País; todos eles, imigrantes e migrantes, com suas variadas bagagens culturais foram e são imprescindíveis na construção da história da região do Bom Retiro.

    E as manifestações culturais que essas pessoas expressaram e ainda expressam tornam o Bom Retiro um ótimo exemplo do multiculturalismo da cidade.

    O multiculturalismo, como marca do bairro, é produto da convivência histórica entre diferentes grupos sociais, convivência por meio da qual foram e são reelaborados os seus sentimentos de pertencimento a um lugar, foram e são reinventados os seus hábitos e costumes. Ao mesmo tempo que cada grupo constrói suas relações e reconhece seu pertencimento, também acompanha as manifestações dos outros grupos com os quais convive. E é assim, na miscelânea de experiências culturais diversas, que são criadas e recriadas as relações multiculturais no Bom Retiro.

    Dessa maneira, o MAPA MULTICULTURAL tem como objetivo selecionar elementos culturais que sejam representativos das diferentes identidades reunidas, através das indicações das próprias pessoas do bairro e adjacências. Pretende-se identificar quais são os lugares importantes para o cotidiano dos moradores e freqüentadores da região e para o seu processo histórico, as singularidades na paisagem urbana, os espaços simbólicos, festivos, afetivos, de encontro e reunião que compõem a multiculturalidade do bairro. Uma comida determinada, uma esquina, uma praça ou rua, uma festa, cerimônia ou acontecimento, que marcou ou marca a vida do bairro são exemplos do que o MAPA pretende assinalar.

    Educadores e estudantes da região circunvizinha, membros de associações de bairro, centros comunitários, organizações sociais, trabalhadores e moradores da região podem colaborar com o MAPA MULTICULTURAL, enviando para nós o formulário anexo com suas sugestões. A proposta é desenvolver o projeto a partir das sugestões e colaborações recebidas até 6 de julho 2008.

    Os seguintes critérios serão observados na escolha dos pontos para o MAPA MULTICULTURAL:
    1. O respeito pelo multiculturalismo da região;
    2. A representatividade da sugestão para uma ou para as diferentes culturas da região;
    3. O valor coletivo da sugestão dada.
    Todas as sugestões que atenderem os critérios serão publicadas na versão web do MAPA MULTICULTURAL BOM RETIRO E SEUS VIZINHOS e as melhores sugestões, aquelas que melhor demonstrarem o sentido de multiculturalismo, serão escolhidas pela Comissão de Educação Patrimonial para formar a versão impressa do Mapa.



    Para agendar visitas monitoradas, utilize o e-mail:
    educativoarq@prefeitura.sp.gov.br

     
    EXPEDIENTE

    coordenação
    Liliane Schrank Lehmann

    edição de texto
    Eudes Campos

    webdesigner
    Ricardo Mendes

    distribuição
    Maria Sampaio Bonafé (coordenação)
    Elisabete De Lucca e Irene do Carmo Colombo


    Normas Editoriais
    (2007) (formato PDF)

     
    Para receber o Informativo Arquivo Histórico Municipal
    - ou suspender a remessa -,
    envie um e-mail para:
    informativoarquivohistorico@prefeitura.sp.gov.br
     




    Prefeitura da Cidade de São Paulo - 2005-2008 ©



    DPH


    SECRETARIA DE CULTURA


    Cidade de São Paulo


    Gilberto Kassab
    Prefeito da Cidade de São Paulo

    Carlos Augusto Calil
    Secretário de Cultura

    José Roberto Neffa Sadek
    Secretário Adjunto

    Paulo Rodrigues
    Chefe de Gabinete

    Walter Pires
    Departamento do Patrimônio Histórico

    Liliane Schrank Lehmann
    Divisão do Arquivo Histórico Municipal Washington Luís
    Informativo AHM