Informativo Arquivo Histórico Municipal - logotipo
 
PMSP/SMC/DPH
São Paulo, maio/junho de 2008
Ano 3 N.18  

Abertura | Biblioteca | CCAD | Educativo | Estudos e Pesquisas | Intercâmbio | Logradouros | Manuscritos | Restauro | N.anteriores

  • INTERCÂMBIO

  • A cidade de São Paulo e sua arquitetura (1906-1920)


    O projeto A cidade de São Paulo e sua arquitetura (1906-1920) se insere no Programa de Políticas Públicas da FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. É uma parceria entre a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo – FAUUSP – e a Secretaria Municipal de Cultura/Arquivo Histórico Municipal Washington Luís.

    O objetivo é informatizar a Série Obras Particulares e o Fundo Particular Severo e Villares, pertencentes ao acervo do AHMWL. Estes conjuntos documentais incluem tanto projetos arquitetônicos de obras públicas, quanto projetos de construções particulares. São cerca de 70.000 documentos, cujo tratamento arquivístico consiste na descrição documental em banco de dados informatizado, reprodução fotográfica e digital dos desenhos, no intuito de facilitar a sua consulta e preservação.

    01-Palácio das Indústrias-Elevação e corte parcial
    Projeto do Palácio das Indústrias, déc.1910.
    Fachada oeste - elevação e corte parcial
    Escritório Técnico Ramos de Azevedo

    Acervo AHMWL/DPH/SMC/PMSP

    Além do benefício para os pesquisadores e contribuição para a formação dos universitários da FAUUSP envolvidos no projeto, essas iniciativas repercutirão para além das fronteiras da comunidade científica, favorecendo a preservação do acervo e a divulgação do conteúdo documental, com conseqüente valorização do patrimônio histórico, arquitetônico e cultural da cidade de São Paulo.

    O projeto divide-se em duas fases. A primeira, de março a setembro de 2007, foi o piloto e lançou as bases para a consolidação da parceria. Nela foram definidos os procedimentos metodológicos para a inserção dos documentos no banco de dados, seleção de documentos indicados para a amostragem e estabelecimento de metodologia de reprodução fotográfica e digital dos desenhos.

    Foram processados então cerca de 4.000 documentos do Fundo Particular Severo & Villares e as Obras Particulares de 1906, já disponíveis para consulta pública. Os excelentes resultados desta etapa propiciaram a recente aprovação da segunda fase pela FAPESP, que se encarregará dos 66.000 documentos restantes. Terá a duração de 24 meses e o início está previsto para maio de 2008.

    02-Projeto de duas casa de moradia, 1906
    "Projeto de duas casas de moradia...", 1906.
    Rua Victorino Camilo n.42

    Acervo AHMWL/DPH/SMC/PMSP

    Os documentos digitalizados na primeira fase do projeto estão inseridos em nosso banco de dados e estão disponíveis para consulta.

    O Prof. Dr. Nestor Goulart Reis Filho coordena a equipe executora e a pesquisadora principal é a Profª. Drª Beatriz Piccolotto Siqueira Bueno, ambos do Laboratório de Estudos sobre Urbanização, Arquitetura e Preservação – LAP, da FAUUSP.

     
    EXPEDIENTE

    coordenação
    Liliane Schrank Lehmann

    edição de texto
    Eudes Campos

    webdesigner
    Ricardo Mendes

    distribuição
    Maria Sampaio Bonafé (coordenação)
    Elisabete De Lucca e Irene do Carmo Colombo


    Normas Editoriais
    (2007) (formato PDF)

     
    Para receber o Informativo Arquivo Histórico Municipal
    - ou suspender a remessa -,
    envie um e-mail para:
    informativoarquivohistorico@prefeitura.sp.gov.br
     




    Prefeitura da Cidade de São Paulo - 2005-2008 ©



    DPH


    SECRETARIA DE CULTURA


    Cidade de São Paulo


    Gilberto Kassab
    Prefeito da Cidade de São Paulo

    Carlos Augusto Calil
    Secretário de Cultura

    José Roberto Neffa Sadek
    Secretário Adjunto

    Paulo Rodrigues
    Chefe de Gabinete

    Walter Pires
    Departamento do Patrimônio Histórico

    Liliane Schrank Lehmann
    Divisão do Arquivo Histórico Municipal Washington Luís
    Informativo AHM