Informativo Arquivo Histórico Municipal - logotipo
 
PMSP/SMC/DPH
São Paulo, setembro/outubro 2007
Ano 3 N.14  

Abertura | Biblioteca | CCAD | Educativo | Estudos e Pesquisas | Intercâmbio | Logradouros | Manuscritos | Restauro | Ns.anteriores

  • Educativo

  • Deve-se manter um serviço educativo nos arquivos municipais?

    Antes de refletir sobre a importância do serviço educativo em arquivos, apresentamos as definições desse tipo de serviço que encontramos em dicionários especializados.

    No Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística:
      Serviço educativo - 1 Conjunto de atividades pedagógicas realizadas com o objetivo de divulgar o acervo e iniciar o público na sua utilização. 2 Unidade administrativa encarregada do serviço de referência.

      Serviço de referência - Conjunto de atividades destinadas a orientar o usuário quanto aos documentos relativos ao tema de seu interesse, aos instrumentos de pesquisa disponíveis e às condições de acesso e de reprodução.
    No Dicionário de Terminologia Arquivística:
      Serviço Educativo - Modalidade de serviço de apoio cultural que visa iniciar o público escolar na utilização do arquivo.

      Serviço de Apoio cultural - Serviço destinado a promover a divulgação do arquivo junto à comunidade, através de publicações, exposições, cursos, conferências e outras atividades.
    Em seguida, destacamos dois itens, respectivamente o de nº.16 e nº. 21, do documento final apresentado no Congresso Internacional do Patrimônio Histórico e Cidadania, promovido pelo Departamento do Patrimônio Histórico, da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, entre os dias 11 e 16 de agosto de 1991:
      16 O patrimônio arquivístico municipal, em todos os seus suportes, é importante não apenas como garantia de eficiência e transparência administrativas, mas também como fonte inesgotável de conhecimentos e garantias dos direitos dos cidadãos. Por isso se recomenda que os municípios empreendam políticas de gestão de documentos, adotando sistemas municipais de arquivos e garantindo a sua organização, acesso público imediato conforme preceito constitucional aos seus acervos, sem qualquer cláusula de impedimento à circulação das informações.

      [...]
      21 As instituições que atuam nas áreas de preservação do patrimônio cultural devem promover uma política de divulgação de suas atividades e de esclarecimento de suas práticas e instrumentos de ação a fim de estabelecer amplos canais de comunicação com todos os segmentos da sociedade, de modo claro e direto.
    Isto posto, observamos que as primeiras iniciativas desse serviço ocorreram na França, no Reino Unido e na Irlanda, no ano de 1950, e na Itália, no final da década de 70. Dois fatores se mostraram determinantes no favorecimento dessa evolução. O primeiro foi a questão do acesso à informação visto como um direito dos cidadãos e o segundo foi a formulação de uma educação adequada às transformações econômicas, sociais e políticas então em curso.

    No Brasil, a discussão da metodologia da Educação Patrimonial durante a década de 1980 e sua aplicação pela museologia facilitaram o aparecimento dos serviços educativos nos museus. E esse exemplo foi logo seguido em arquivos, na busca de divulgação e valorização do patrimônio cultural. Existe hoje um crescente interesse por parte destas últimas instituições no serviço educativo e a presença das escolas nos arquivos é hoje uma realidade.

    No caso específico do Arquivo Histórico Municipal Washington Luís, verificamos que ele guarda o testemunho da história administrativa do município de São Paulo, preservando parte significativa da memória paulistana.

    A criação e implantação de um serviço permanente de ação educativa no Arquivo Histórico Municipal pretendeu aproximar a sociedade do acervo documental disponível, potencializando o seu uso, através da divulgação dos meios de acesso e orientando os consulentes sobre os procedimentos práticos para a realização da pesquisa.

    A aproximação do arquivo municipal paulistano com a comunidade escolar (estudante e professores, do ensino médio e fundamental) tem como objetivo incentivar o uso do conteúdo dos documentos disponíveis na instituição como material pedagógico em sala de aula e fonte de informações para os trabalhos escolares.

    O trabalho com documentos históricos é um recurso didático que favorece o acesso dos alunos a inúmeras informações, produzindo interrogações, comparações e a construção de um sem número de relações históricas.

    Os principais objetivos do serviço educativo no Arquivo Histórico Municipal são:
    • divulgar o conjunto de documentos do AHMWL entre um público ampliado;
    • incentivar o interesse pela pesquisa histórica;
    • promover a integração entre as atividades programadas pela rede escolar de ensino e o AHM;
    • contribuir qualitativamente para a aprendizagem da História;
    • estimular o gosto pela leitura e redação, através da freqüência a instituições arquivísticas;
    • valorizar a preservação e a interpretação do patrimônio histórico documental;
    • facilitar o acesso à informação e à prática da cidadania.
    Antes de mais nada, o serviço educativo deve ter sua importância reconhecida dentro da própria instituição à qual pertence. Deve receber as condições necessárias para seu desenvolvimento, ter espaço e equipamentos apropriados para realizar as atividades e, principalmente, os trabalhos desenvolvidos devem ter continuidade de modo independente das injunções que ocorrem no âmbito político e administrativo.

    O êxito das atividades do serviço educativo depende da integração com a escola e cabe ao professor conduzir os questionamentos, solicitar contraposições, destacar as contradições existentes entre os dados internos das fontes e entre esses e os provenientes de fontes diferentes. É o professor que sabe quais os conhecimentos prévios adquiridos em sala de aula e como estimular os alunos na comparação das novas informações para interpretar e abstrair os questionamentos pertinentes.

    Esperamos que o nosso trabalho sempre se realize de modo a integrar todos os envolvidos: desde o Diretor do Arquivo e o diretor da Escola, passando pelos coordenadores, professores e alunos, até atingir os funcionários das instituições. E considerando as experiências pelas quais passamos, constatamos com facilidade que as atividades integradas são as mais enriquecedoras.

    O que importa é dar continuidade às atividades e não deixar que o entusiasmo arrefeça diante das primeiras dificuldades. Estas existem de fato, mas podem ser superadas sempre que houver verdadeiro interesse na permanência, na expansão e no aperfeiçoamento do Serviço Educativo.


    Silvana Regina Giglio de Almeida


    Bibliografia

    • ALBERCH FUGUERAS, Ramon;BOIX, Lurdes; NAVARRO, Natàlia; VELA, Susanna. Archivos y cultura: manual de dinamización. Espanha: Ediciones TREA,s.l., 2001.
    • BELLOTTO, Heloísa Liberalli. Arquivos permanentes: tratamento documental. 2. ed. rev. e ampl. Rio de Janeiro: Ed. da FGV, 2004.
    • ______; CAMARGO, Ana Maria de Almeida (coord.). Dicionário de Terminologia Arquivística. São Paulo: AAB-SP, Secretaria de Estado da Cultura, 1996.
    • DICIONÁRIO brasileiro de terminologia arquivística .Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2005. 232p.; Publicações Técnicas; nº 51.
      Acesso para download:
      http://www.portalan.arquivonacional.gov.br
    • DOCUMENTO FINAL do Congresso Patrimônio Histórico e Cidadania. In: O DIREITO À MEMORIA: patrimônio histórico e cidadania. São Paulo: Secretaria Municipal de Cultura, DPH, 1992. p.229-232.

    Para agendar visitas monitoradas, utilize o e-mail:
    educativoarq@prefeitura.sp.gov.br

     
    EXPEDIENTE

    coordenação
    Liliane Schrank Lehmann

    edição de texto
    Eudes Campos

    webdesigner
    Ricardo Mendes

    distribuição
    Maria Sampaio Bonafé (coordenação)
    Elisabete De Lucca e Irene do Carmo Colombo


    Normas Editoriais
    (2007) (formato PDF)

     
    Para receber o Informativo Arquivo Histórico Municipal
    - ou suspender a remessa -,
    envie um e-mail para:
    informativoarquivohistorico@prefeitura.sp.gov.br
     




    Prefeitura da Cidade de São Paulo - 2005-2008 ©



    DPH


    SECRETARIA DE CULTURA


    Cidade de São Paulo


    Gilberto Kassab
    Prefeito da Cidade de São Paulo

    Carlos Augusto Calil
    Secretário de Cultura

    José Roberto Neffa Sadek
    Secretário Adjunto

    Paulo Rodrigues
    Chefe de Gabinete

    Walter Pires
    Departamento do Patrimônio Histórico

    Liliane Schrank Lehmann
    Divisão do Arquivo Histórico Municipal Washington Luís
    Informativo AHM