AHMWL Projeto Modelagem - home


Seminário

Computação gráfica: pesquisas e projetos rumo à Educação Patrimonial

| início | sumário | summary | programa | palestrantes | comunicações | local e inscrição | organização |


4 a 6 de novembro
de 2008


Av. São João n.473
8.andar - auditório

sede de SMC







organização

AHMWL
Arquivo Histórico Municipal
Washington Luís


DPH / SMC / PMSP




Conheça o Arquivo:
Praça Cel Fernando Prestes n.152
Bom Retiro
São Paulo/SP


http://www.arquivohistorico.sp.gov.br


    André Parente (http://www.eco.ufrj.br/aparente) é pesquisador do audiovisual e das novas tecnologias da imagem. Obteve seu doutorado em cinema e filosofia pela Universidade de Paris VIII, onde estudou sob a orientação do filósofo Gilles Deleuze (1982-87). Em 1991 fundou o Núcleo de Tecnologia da Imagem (N-imagem) da UFRJ. Entre 1977 e 2006 realiza inúmeros vídeos, filmes, instalações e dispositivos, entre eles o Visorama (http://www.eco.ufrj.br/visorama). Entre os seus principais livros, destacamos: Imagem-máquina (1993); Sobre o cinema do simulacro (1998); O virtual e o hipertextual (1999); Narrativa e modernidade: os cinemas não-narrativos do pós-guerra (2000); Tramas da Rede (2004); Cinéma et Narrativité (L'Harmattan, 2005).
    acesse o Lattes

    Graduado em Engenharia Civil (1977) e em Arquitetura (1982), pela Universidade Federal da Bahia. Especialista em Gerenciamento de Transportes Urbanos (1987), pela Universidade Federal da Bahia. Mestre em Engenharia de Transportes (1990), na área de concentração de projeto e construção de vias de transporte e, doutor em Engenharia de Transportes (1997), na área de concentração de informações espaciais, pela Universidade de São Paulo. Especialista em Aplicações Pedagógicas dos Computadores (1998), pela Universidade Católica do Salvador. Atualmente é professor titular do Departamento da Teoria e Prática do Planejamento da Universidade Federal da Bahia.
    Áreas de interesse: Tecnologias CAD; Modelagem Geométrica; Fotogrametria Digital; 3D Laser Scanning, Documentação Arquitetônica com Tecnologias Digitais e Representação Gráfica. Maiores informações: http://projetolencois.org.
    acesse o Lattes

    Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília (1999). Atualmente é Sub-gerente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo.
    acesse o Lattes

    Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade do Vale do Paraíba (1998) e mestrado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2004). Atuamente é Doutorando em Engenharia Civil, área de concentração Arquitetura e Construção. É professor da Universidade Paulista e professor titular da Universidade do Vale do Paraíba. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Informática Aplicada à Arquitetura, atuando principalmente nos seguintes temas: computação gráfica, tecnologias computacionais, inventário de presrevação, conservação e restauração de bens arquitetônicos.
    Veja mais em: http://www.fabioalmeida.xpg.com.br
    acesse o Lattes

    Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pelotas (1980) e doutorado em Projetos de Arquitetura Texto e Contexto - Escuela Tecnica Superior de Arquitectura de Barcelona-UPC (1992) com a tese Arquitectura como Collage. Atualmente é professor Associado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Projetos de Arquitetura, Teoria e critica de arquitetura. Editor chefe do periodico ARQtexto 2005/2006. Autor dos livros Canyons, av Borges de Medeiros e o Itaimbezinho (2000), Arquiteturas fantásticas: (1998) e de diversos ensaios como: A representação de Matias; A Universidade incondicional; Galpões de Triagem, reciclagem para a vida; Brutalismo, a ultima tricheira do movimento moderno; O sentido do espaço, em que sentido, em sentido?; Cidades fantasmas; A casa da Flor, entre outros.
    acesse o Lattes

    Graduação em História pela Universidade de São Paulo(1984) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (1991). É professora do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em processos de criação com mídias, atuando principalmente nos seguintes temas: cibercultura, arte digital, internet, mobilidade e interface. Desenvolve projetos envolvendo dispositivos de comunicação móvel desde 2001, quando criou Wop Art, e arte que envolve o acesso público a painéis eletrônicos via Internet, SMS e MMS, como Leste o Leste?, egoscópio (2002), Poétrica (2003) e esc for escape (2004). Seus projetos foram apresentados em exposições como 25a Bienal de São Paulo, Arte/Cidade, Net_Condition (ZKM, Germany), el final del eclipse (Fundación Telefonica, Madrid) e Algorithmic Revolution (ZKM). Entre suas publicações recentes destacam-se: Link-se (Peirópolis, 2005) e a co-autoria de New Media Poetics (MIT Press, 2006).
    acesse o Lattes

    Graduação em Arquitetura pela UFRGS (1972) com mestrado (1999) e em fase de doutoramento em Arquitetura pela mesma universidade com conclusão prevista para 2009. Professor da Universidade Federal da Paraíba/João Pessoa, Professor adjunto da Universidade do Vale do Rio dos Sinos Unisinos- São Leopoldo/RS. (até 2008) Atualmente participa do CEI - Comitê Executivo Internacional - do SIGRADI - Sociedade Ibero- Americana de Gráfica Digital. Sua atuação tem se desenvolvido especificamente no ensino de projeto de arquitetura, e da Gráfica Digital, desenvolvendo trabalhos de pesquisa, extensão e graduação na linha de investigação: Processo de Projeto de Arquitetura em Ambiente Computacional, desde 1990. Responsável pela implementação da informática aplicada á arquitetura no Curso de Arquitetura da Unisinos e pelo desenvolvimento do Núcleo de Computação Gráfica, no período de 1990 a 2004. Responsável pela implementação do conceito de Ateliê Virtual de Projeto, na disciplina de projeto de arquitetura - Computação Gráfica aplicada ao Projeto. Responsável pela geração do Ambiente Virtual PAAVI _ processo de projeto de arquitetura em ambiente virtual interativo http://ncg.unisinos.br/paavi.
    acesse o Lattes

    Desenvolve trabalhos em multimídia (aplicações, jogos, produtos editoriais) desde 1992. Sua área de concentração em todos esses é a pesquisa de conteúdo, criação do roteiro e a direção do desenvolvimento do projeto. Em 2007, publicou, pela Alameda Editorial, o livro Artes do videogame.
    acesse o Lattes

    Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (1987), mestrado em Architectural Studies - University of Sheffield (1993), doutorado em Architectural Studies - University of Sheffield (1996) e pós-doutorado pela McGill University (Montreal). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Minas Gerais. É membro do corpo editorial de Chora: Intervals in the Philosophy of Architecture e revisor do periódico Kybernetes. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento e Projetos da Edificação, atuando principalmente nos seguintes temas: arquitetura e novas tecnologias, arquitetura contemporanea, processo de projeto, multimidia e arquitetura e teoria da arquitetura.
    acesse o Lattes

    Arquiteto pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestre pela Tulane University e PhD pela University of Strathclyde. É professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e do PROURB (UFRJ) e está atuando como professor visitante na UFSC. É membro do Comitê Executivo da Sociedade Iberoamericana de Gráfica Digital e Diretor da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo. (http://www.prourb.fau.ufrj.br/jkos.htm)
    acesse o Lattes

    Graduação na Escola Politécnica pela Universidade de São Paulo (1989), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (1993), doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (1997) e livre-docência em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2001). É professor titular (2006) junto ao Depto. de Engenharia de Sistemas Eletrônicos da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Tem atuado junto ao Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI-USP - http://www.lsi.usp.br) coordenando pesquisas e desenvolvimentos na área de Meios Eletrônicos Interativos ,com foco nos seguintes temas: televisão digital, telemedicina, realidade virtual, computação gráfica, e visualização científica. Em 2001 desenvolveu o primeiro sistema de realidade virtual totalmente imersivo no Brasil denominada CAVERNA Digital. É coordenador da rede de telemedicina onconet.
    acesse o Lattes

    Graduação em Engenharia Mecânica pelo Instituto de Ensino de Engenharia Paulista (1985) e mestrado em Artes pela Universidade de São Paulo (2007). Desenvolvedor de games, sócio fundador da Perceptum Software Ltda. Atualmente é gerente do Itaulab, laboratório de mídias interativas do Instituto Itaú Cultural (http://www.itaucultural.org.br). Atua principalmente nos seguintes temas: games, realidade virtual, comportamento artificial e arte e tecnologia.
    acesse o Lattes

    Norval Baitello Junior é doutor em Ciências da Comunicação e em Literatura Comparada pela Universidade Livre de Berlim (1987), com pós-doutorados no Instituto de Sociologia da Universidade Livre de Berlim (1995) e no Centro Internacional de Pesquisas em Ciências da Cultura -IFK- em Viena (2005). É professor titular da PUC-SP, atuando na Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica. Foi diretor da Faculdade de Comunicação e Filosofia (1997-2001), tendo criado os cursos de Comunicação e Artes do Corpo e de Comunicação em Multimeios. É pesquisador do CNPq. Fundou e dirige o Centro Interdisciplinar de Pesquisas em Semiótica da Cultura e da Mídia (CISC) desde 1992. É professor visitante das Universidades de Viena e Sevilha. É Coordenador de Área (Comunicação e Ciências da Informação) na FAPESP desde 2007.
    acesse o Lattes

    É doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1999).Possui graduação especialização em restauro de monumentos pelo Centro Studi per il Restauro dei Monumenti e Centri Storici del CECTI di Firenze (1984); especialização em conservação e teoria do restauro de obras de arte pela Università Internazionale dell Arte di Firenze (1985) e diversos cursos de aperfeiçoamento na área da preservação de bens na Università degli Studi di Bologna entre os anos de 1986 e 1988. É professora doutora da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Unicamp e especialista doutor em conservação e restauro do Centro de Preservação Cultural da Universidade de São Paulo. É professora visitante de cursos de especialização em preservação de bens arquitetônicos e culturais brasilieros(UFP,PUCC, Unisantos, Unicsul). Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Metodologia e Tecnologia de Restauração Arquitetônica, atuando principalmente nos seguintes temas: conservação e restauração bens arquitetônicos e culturais,arqueologia da arquitetura, pinturas murais artisticas.
    acesse o Lattes

    Administrador cultural, designer gráfico e artista plástico. Pós-graduado em administração mercadológica pela FGV, foi Diretor Superintendente do Instituto Itaú Cultural de 1997 a 2002, Diretor do Paço das Artes em 1996 e 1997, Sócio Proprietário do Escritório Gema Design de 1986 a 1995. Foi Vice-presidente Cultural do GIFE - Grupo de Instituições Fundações e Empresas Sem Fins Lucrativos, de 1999 a 2002, integrante do Conselho Nacional de Incentivo à Cultura de 1992 a 1995 e dos Conselhos Municipal e Estadual de Cultura de 93 a 94. Funda a Escola de Artes da Hebraica em 1969 e o Museu Brasileiro de Papel em 1984.
    Dirige a Base7 Projetos Culturais desde 2002.

    Graduação em Cinema - ECA-USP pela Universidade de São Paulo (1980), graduação em Arquitetura - FAU-USP (1977) e mestrado em Biblioteconomia - Ação Cultural pela Escola de Comunicação e Artes - USP (2001). Atua como arquiteto no Departamento do Patrimônio Histórico, na Seção Técnica de Estudos e Pesquisas do Arquivo Histórico Municipal Washington Luís (SMC/PMSP). É pesquisador na área de Artes, com ênfase em História da Fotografia, atuando principalmente nos seguintes temas: fotografia - século XX, fotografia - São Paulo, fotografia - Brasil, e a obra do filósofo Vilém Flusser. Coordena o site de referência em história da fotografia no Brasil: FotoPlus (http://www.fotoplus.com/database), que disponibliza bases de dados temáticas
    acesse o Lattes

    Professor Associado da Escola Politécnica da USP. Coordena o Interlab Interactive Technologies Laboratory da POLI/PCS-USP. É professor permanente do Mestrado em Design do Centro Universitário Senac e é credenciado, desde 1995, no programa de pós-graduação em Engenharia Elétrica da POLI-USP, sub-área de sistemas digitais (Mestrado e Doutorado, nivel 6 da CAPES). Ministra disciplinas nos cursos de graduação em Design (FAU-USP), Design de Interfaces (Centro Universitário Senac) e Engenharia de Computação (POLI-USP). Participou da organização de diversos eventos científicos, tendo sido, entre outros, general chair do SVR 2004 (Symposium on Virtual and Augmented Reality), Program Chair do SVR 2007 e do SBGames 2005, General Vice-chair do SVR 2008 . Atualmente é Presidente do Comitê Científico do P & D Design 2008. Coordena, a partir de setembro de 2007, um projeto de pesquisa financiado pela FAPESP dentro do programa TIDIA-Ae (Aprendizagem Eletrônica na Internet Avançada). Educação, Tecnologia Educacional, Educação a Distância e Computer games.
    acesse o Lattes

    Professor Emérito da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade de Sâo Paulo, titular aposentado de História Antiga, docente do programa de Pós-Graduação em História Social, Licenciado em Letras Clássicas (USP, 1959), Doutorado em Arqueologia Clássica (Sorbonne, 1964). Dirigiu o Museu Paulista-USP (1989-1994), organizou o Museu de Arqueologia e Etnologia-USP (1963-8) e o dirigiu (1968-78). Membro do Conselho Superior da FAPESP (1977-79), da Missão arqueológica francesa na Grécia (antigo membro estrangeiro), do CONDEPHAAT (1971-87, 1996-2004, 2006-7), do Conselho do IPHAN (desde 2005). Fez pesquisas e publicou, no Brasil e no Exterior, nas áreas de História Antiga (história da cultura, pintura helenística, urbanismo antigo), cultura material, cultura visual, patrimônio cultural, museus e museologia. Recebeu a Comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico (2002).
    acesse o Lattes







Prefeitura da Cidade de São Paulo - 2005-2008 (©)


DPH


SECRETARIA DA CULTURA


Cidade de São Paulo


Gilberto Kassab
Prefeito da Cidade de São Paulo

Carlos Augusto Calil
Secretário de Cultura

José Roberto Neffa Sadek
Secretário Adjunto

Paulo Rodrigues
Chefe de Gabinete

Walter Pires
Departamento do Patrimônio Histórico

Liliane Schrank Lehmann
Divisão do Arquivo Histórico Municipal "Washington Luís"