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Referências

As fontes utilizadas estão estruturadas por:


Bibliografia

A intenção é constituir uma bibliografia de referência que permita a compreensão de tecnologias disponíveis, mas essencialmente discuta aplicações na área patrimonial e abordagens críticas nos campos da comunicação e história.



Livros:
  • Tecnologia


    • REALIDADE VIRTUAL

      • KIRNER, Claudio, SISCOUTO, Robson, TORI, Romero (ed). Fundamentos e tecnologia de realidadade virtual e aumentada. São Paulo: Interlab/EPUSP, 2006. 412p. (Pré-Simpósio SVR 2006)
        (versão PDF)

      • KIRNER, Claudio, TORI, Romero. Realidade virtual: conceitos e tendências. [s.l.]: SBC, 2004. 354p. (Pré-Simpósio SVR 2004)

      • MACHADO, Liliane, OLIVEIRA, Maria Cristina de, VALERIO, Antonio. Realidade virtual: fundamentos e aplicações. São Paulo: Visual Books, 2002. 94p.



    • EDUCAÇÃO

      • MATTAR, João, VALENTE, Carlos. Second Life e Web 2.0 na Educação: o potencial revolucionário das novas tecnologias. São Paulo: Novatec, 2007


    • SOFTWARES (manuais)

      BLENDER

      • ALVES, William Pereira. Modelagem e animação com Blender. [São Paulo]: Érica, 2006.

      • REINICKE, José Fernando. Modelando personagens com o Blender 3D. São Paulo: Novatec, 2008.


      SKETCHUP

      • GASPAR, João. Google Sketchup Pro 6: passo a passo. São Paulo: Vectorpro, 2008.


  • Filosofia / Comunicação


    • CADOZ, Claude. Realidade virtual. São Paulo: Ática, 1997. 112p.

    • COUCHOT, Edmond. A tecnologia na arte: da fotografia à realidade virtual. Porto Alegre: UFRGS, 2003. 319p.

Artigos:
  • TIRELLO, Regina. A arqueologia da arquitetura: um modo de entender e conservar edifícios históricos. REVISTA CPC, (3): nov.2006/abr.2007 (versão PDF)

  • ______________. Registro do patrimônio arquitetônico com tecnologia multimídia: uma possibilidade de estudo crítico e restauro eletrônico de bens culturais. In: EREG 2006 – ENCONTRO REGIONAL DE EXPRESSÃO GRÁFICA, 5., 2006, Salvador. Anais. Salvador: EREG, 2006. CD-ROM (em preparação).


Dissertações e teses:
  • Comunicação
    • ALMEIDA, Luciana Ferreira de. Comunicação mediada por computador: ambientes virtuais imersivos na história dos dispositivos de produção de imagem. Rio de Janeiro: ECO-UFRJ, 2004.
      Doutorado em Comunicação e Cultura. Orientação: Paulo Roberto Gibaldi Vaz.
      Disponível para download no site Visorama.




Instituições
Grupos de pesquisa
Associações



Projetos

Modelagem


Projeto de difusão - 3D


Produtos - Panorama


Eventos

| 2008 |
  • Computação gráfica: pesquisas e projetos rumos à Educação Patrimonial (Galeria Olido, São Paulo, SP, 04 a 06.11.08)
    http://www.arquivohistorico.sp.gov.br
    Organização: AHMWL/DPH/SMC/PMSP

| 2007 |
  • Second Life: que negócio é esse? (Hotel Mofarrej, São Paulo, SP, 20.06.07)
    http://www.info.abril.com.br/secondlife
    Seminário O ambiente de negócios no Second Life
    Organização: revista INFO (Abril)

  • SRV 2007: IX Symposium on virtual and augmented reality (Petrópolis, RJ, 28 a 31.05.07)
    http://svr2007.lncc.br
    Organização: LNCC-Laboratório Nacional de Computação Científica (Petrópolis, cirado em 1980)
    http://www.lncc.br
    Patrocínio: SBC-Sociedade Brasileira de Computação

  • Evento BeCubic: O 3D na indústria de embalagens (SENAI Mario Amato, SBC, 19.05.07)
    http://www.becubic.com.br
| 2006 |
  • 2. Evento BeCubic: O 3D no desenvolvimento de games (UNICSUL, SP, 16 e 17.12.2006)
    Integrava Gamecon 2006
    http://www.becubic.com.br

  • 1. Evento BeCubic: O 3D no desenvolvimento de games (UCBEU, SP, 01.09.2006)
    http://www.becubic.com.br

  • SRV 2006: VIII Symposium on virtual reality (Fortaleza, 2006)
| 2004 |
  • SRV 2004: VII Symposium on virtual reality (Centro Universitário Santo Amaro, SENAC, SP, 2004)

| 2003 |
  • SRV 2003: VI Symposium on virtual reality (Fortaleza, 2002)

  • Game o quê (Itaú Cultural, SP, 29.07 a 21.09.03)
    Maquete eletrônica Paulista 1919

| 2002 |
  • I Workshop de realidade virtual e visualização científica (COPPE, Rio de Janeiro, 2002)
  • SRV 2002: V Symposium on virtual reality (Fortaleza, 2002)

| 2001 |
  • SRV 2001: IV Symposium on virtual reality (Florianópolis, 2001)

| 2000 |
  • SRV 2000: III Symposium on virtual reality (Gramado, 2000)

| 1999 |
  • SRV 1999: II Symposium on virtual reality (Marília, 1999)

| 1997 |
  • SRV 1997: I Symposium on virtual reality (São Carlos, 1997)



Artes Visuais

| 2008 |
| 2007 |
  • Hype Apple (Paço das Artes, SP, 24.04 a 06.05.07) (cave)
    José Wagner Garcia e Rejane Cintrão
    Coppe-UFRJ

| 2006 |
| 2005 |
| 1999 |
  • 2. Mostra Petrobrás de Realidade Virtual (Centro Cultural Cândido Mendes, RJ, jun.1999)
    Participantes: André Parente (Visorama)...



História

| 2009 |


Aplicações Comerciais

3D
  • Enesolutions (SP) - Projeto BeCubic (3D - VR - Games)
    Dean Ivatchkovitch

MAQUETES ELETRÔNICAS


IMAGENS ESFÉRICAS


Ensino

Ensino - curta duração
  • Alpha Channel (SP)
    Curso de maquete eletrônica - dois módulos - Softimage XSI
    Blender 3D
    Realsoft 3D (animação)

  • SESC SP (SP)
    Cursos livres, de curta duração, gratuitos, em várias unidades, entre elas: SESC Pompéia
    Instrutor: Francisco Ortiz - Blender (2006-2007)


  • VectorPro (SP)
    Cursos em: VectorWorks



 
Para contato: luz@fotoplus.com
Visite o site: http://www.arquivohistorico.sp.gov.br
 




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