AHWML-Setor Modelagem - logotipo Arquivo Histórico Municipal - site Projeto Modelagem - home
 

| Projeto | Objetivo | Cronograma | Hard & Soft | Modelos | Produtos | Glossário | Referências | Equipe |

Largo da Sé, 1911

Caverna Digital / LSI-USP
Reconstrução virtual do centro antigo de São Paulo: Largo da Sé em 1911



Artigo publicado no site AHMWL
em abril de 2007


ST Estudos e Pesquisas

No segundo semestre de 2006, o Arquivo Histórico Municipal, através da Seção Técnica de Estudos e Pesquisas apoiou o projeto de reconstrução virtual de logradouros da cidade de São Paulo, desenvolvido pelo Laboratório de Sistemas Integráveis, órgão da Escola Politécnica (USP).

Parte da equipe do ST Estudos e Pesquisas, reunindo os arquitetos Eudes Campos e Ricardo Mendes, com apoio de pesquisa do estagiário Leonardo Caramori, orientou a consulta dos diversos conjuntos documentais sob a guarda do Departamento do Patrimônio Histórico. Além disso, apontou as necessidades para modelagem de edifícios e do conjunto escolhido: o Largo da Sé. Esses parâmetros foram interpretados e adequados pelo LSI ao curto cronograma para desenvolvimento do projeto.

Esta nota apresenta algumas imagens das diferentes fases do projeto e traz a seguir um resumo das atividades. O produto final tem sido divulgado em congressos especializados, devendo ser apresentado em abril de 2007 no Web 3D 2007 Symposium, na Universidade Perugia (Itália).

Estimulado pela experiência o ST Estudos e Pesquisa começou a desenvolver a partir de outubro de 2006 algumas experiências de modelagem virtual utilizando softwares de baixo custo.

A partir de fevereiro, a equipe formalizou essas atividades no Projeto Modelagem, que busca avaliar o potencial de ferramentas de baixo custo para modelagem e visualização na internet através de imagens fixas, filmes, modelos VR... O projeto pode ser acompanhado pelo site de relato, hospedado no endereço: http://www.fotoplus.com/dph/modelagem.



Visita ao Largo da Sé em 1911

Escola Politécnica da Universidade de São Paulo
Laboratório de Sistemas Integráveis
Meios Eletrônicos Interativos


Para tornar esta experiência possível foi estruturada uma pesquisa que, através da cooperação do Departamento de Patrimônio Histórico da Prefeitura da Cidade de São Paulo (DPH/SMC/PMSP), permitiu o levantamento, em tempo hábil, do conjunto documental sob sua guarda e de algumas instituições do setor. Foram analisadas fontes iconográficas, cartográficas e documentos textuais: cartografias disponíveis entre 1893 e 1930 de procedimentos técnicos distintos, plantas e elevações de edificações lindeiras, bem como registros de imagem em fotografias e postais.

A escolha do local e período do modelo teve por base as drásticas alterações no ambiente urbano a partir da década de 1880, movida por diversos fatores como a implantação de amplos serviços de infra-estrutura urbana e o crescimento acelerado da população (quadruplicada entre 1890 e 1900). Nesta fase de intensa remodelação da cidade, a nova Praça da Sé foi uma das mais expressivas intervenções efetivamente implantadas: ali, toda uma trama urbana secular desapareceu rapidamente, em especial na década de 1910.

A iniciativa do projeto de reconstrução virtual é de significativa importância pois possibilita visualizar regiões da cidade cujo longo processo de intervenção impede a compreensão de usos e funções ao longo do eixo temporal, bem como a apreensão dos respectivos modos de relacionamento com o cotidiano urbano. O modelo virtual 3D pode assim estimular estudos e debates mais aprofundados sobre história e cultura urbana, bem como sobre os acervos documentais existentes e os novos instrumentos de tratamento, gerenciamento e disponibilização de informação tanto a pesquisadores como a seus habitantes.

O modelo virtual 3D reconstruído será visualizado num sistema de multi-projeção imersivo instalado no laboratório conhecido como Caverna Digital da USP. Este sistema é composto por um conjunto de telas dispostas em cinco faces de um cubo (sem teto) que recebe projeção traseira e estereoscópica em cada uma das telas. O usuário pode assim interagir com modelos virtuais dentro do cubo vivenciando uma experiência com alto grau de realismo e imersão, como se estivesse caminhando pelo Largo, observando as edificações e o espaço urbano.


LSI-USP : Laboratório de Sistemas Integráveis
http://www.lsi.usp.br/interativos/nrv/nrv.html




Meios Eletrônicos Interativos – coordenação:
Marcelo Knörich Zuffo

Coordenação da equipe de projeto:
Márcio Calixto Cabral

Fernanda Ramos de Andrade
Leonardo Nomura
Mario Nagamura
Olavo Belloc
Rosemery Saçashima
Silvia Ghirotti


IMAGENS
foto 01 - Caverna Digital foto 02 - Catedral - sem textura
Visualização do modelo virtual do Largo da Sé na Caverna Digital: detalhe da confluência da rua Direita no largo
Fonte: LSI-USP
Modelo da Catedral da Sé, sem aplicação de textura
Fonte: LSI-USP
foto 03 - edificio - face leste - comparativo foto 04 - Modelo Largo da Sé - face oeste
Modelo de edificação de dois pisos, na face leste do Largo da Sé: confronto com desenho de elevação existente na série Edificações particulares (AHMWL).
Fonte: LSI-USP
Modelo virtual do Largo da Sé: vista geral, em direção oeste, com destaque para Casa Baruel, na esquina da rua Direita.
Fonte: LSI-USP
foto 05 - Modelo - vista lateral da catedral foto 06 - Modelo - esquinas ruas Direita e Quinze
Modelo virtual do Largo da Sé: lateral da catedral, em primeiro plano um mictório público. Ao fundo, a Igreja de São Pedro, na esquina da rua Floriano Peixoto.
Fonte: LSI-USP
Modelo virtual do Largo da Sé: detalhe do entroncamento das ruas Direita e Quinze de Novembro, a partir do centro do Largo.
Fonte: LSI-USP
foto 07 - Modelo - rua Direita foto 08 - Modelo - face norte
Modelo virtual do Largo da Sé: entroncamento das ruas Direita e Quinze de Novembro, numa tomada em direção ao Largo.
Fonte: LSI-USP
Modelo virtual do Largo da Sé: detalhe de edificações na face norte do logradouro, parte dos únicos remanescentes atuais.
Fonte: LSI-USP

 
Para contato: luz@fotoplus.com
Visite o site: http://www.arquivohistorico.sp.gov.br
 




Prefeitura da Cidade de São Paulo
2007 (c)