PMSP/SMC/DPH
São Paulo, outubro de 2010
Ano 5 N.27 

Abertura | Biblioteca | CCAD | Estudos e Pesquisas | Ns.anteriores

  • CCAD
  • CCAD - Comissão Central de Avaliação de Documentos
    1º semestre de 2010

    A Comissão Central de Avaliação de Documentos realizou no período diversas reuniões e contatos para orientação, discussão, avaliação e deliberação das propostas de gestão documental e tabelas de temporalidade das Secretarias de Segurança Urbana, Habitação, Transportes, Saúde, Infra-Estrutura Urbana e IPREM - Instituto de Previdência Social.

    Em fevereiro a CCAD manifestou-se favorável ao pedido do Departamento de Operações do Sistema Viário – DSV, da Secretaria Municipal de Transportes, quanto ao descarte de talonários de autos de infração de trânsito não utilizados em virtude da portaria Denatran nº 59/07 que alterou o modelo do referido tipo documental.

    Em reunião de 08 de março, o servidor Francisco Santana do gabinete da Secretaria de Infra-Estrutura Urbana, solicitou orientação quanto ao destino de parte da biblioteca daquela secretaria que terá seu espaço físico reduzido. O setor abriga volumes de publicações diversas, exemplares do Diário Oficial do município, plantas e mapas da cidade e uma coleção da revista Construção, especializada em arquitetura e engenharia. A CCAD orientou que se realize um levantamento da demanda atual da biblioteca, identificando os acervos mais consultados, que se contate a Comissão Setorial de Avaliação de Documentos da secretaria para avaliar a documentação, determinar seu destino e prazo de guarda, e sugeriu a elaboração de uma listagem com publicações que possam ser oferecidas ou doadas a outras bibliotecas e instituições interessadas.

    Ainda em março, a CCAD reuniu-se para dar continuidade às análises das propostas apresentadas pelo grupo de trabalho responsável pela organização do acervo documental de caráter permanente do antigo DEIC – Divisão de Informática, Estatística e Comunicação, que reúne a documentação operacional da Guarda Civil Metropolitana, órgão da Secretaria Municipal de Segurança Urbana. Em resposta à solicitação daquele grupo, a CCAD ponderou que não existe amparo legal quanto à digitalização de documentos, observando que entre os arquivistas e estudiosos, a digitalização é um meio utilizado para proporcionar agilidade na busca das informações dos documentos e que é um poderoso aliado em relação à conservação e preservação de originais, uma vez que o sistema possibilita ao consulente/leitor visualizar amplamente o documento, sem necessidade de seu manuseio. A CCAD alertou, contudo, que a digitalização não permite a eliminação dos originais permanentes, em função das garantias de segurança que o meio digital oferece na questão de preservação.

    Na mesma ocasião, a CCAD manifestou-se, também, quanto às alterações propostas pelo IPREM na sua Tabela de Temporalidade, orientando aquela autarquia a aguardar a publicação da tabela da Secretaria Municipal de Modernização, Gestão e Desburocratização, uma vez que a tabela apresentada por IPREM arrola séries documentais relativas à gestão de pessoas e somente seis das séries da tabela são pertinentes à pensão, de competência exclusiva do IPREM.

    Em 07/06/2010, a CCAD reuniu-se com representantes da COHAB – Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo prestando orientações quanto à gestão documental daquela empresa.

    Ao longo do primeiro semestre de 2010, a CCAD prestou uma série de orientações à Secretaria Municipal de Saúde.

    Em 31/03/2010, a CCAD visitou o edifício sede da Subprefeitura de Campo Limpo, localizado à Rua Nossa Senhora do Bom Conselho, nº 59 sinistrado por incêndio de grandes proporções na madrugada de 06/02/2010. A visita teve como objetivo avaliar a situação de um lote de documentos da Supervisão de Vigilância Sanitária das Unidades Básicas de Saúde do Capão Redondo, Jardim Macedônia e Vila Prel, atingidos pela água utilizada no combate ao incêndio e depois atacado por insetos e roedores. A CCAD orientou os responsáveis a realizar um inventário do material contaminado, relacionando os tipos documentais, datas-limite e local de origem dos documentos. No caso de eliminação de documentos, publicação em DOC de ato administrativo contendo o inventário da documentação com justificativa do descarte, além da lavratura de ata registrando a eliminação e no caso de preservação, contratação de serviço especializado em conservação de documentos em papel.

    Em junho, a CCAD participou de reunião no CEInfo – Coordenação de Epidemiologia e Informação da Secretaria Municipal de Saúde, interessado em resgatar a memória daquele órgão através do recolhimento de suas diversas publicações produzidas ao longo dos anos. A CCAD orientou os técnicos da secretaria quanto aos procedimentos para a implantação de um sistema de gestão documental, a partir da reativação de CSA – Comissão Setorial de Avaliação de Documentos da Saúde.

    A CCAD informa com profunda tristeza e consternação o falecimento, em 04/06/2010, de Cleide de Andrade, diretora do Arquivo Municipal de Processos e membro da Comissão Central de Avaliação de Documentos, desde sua criação, na década de 1990. Criteriosa e equilibrada, suas ponderações eram baseadas no profundo conhecimento que tinha da administração pública municipal, aliadas à sua experiência e habilidade na organização de documentos. Sua alegria, jovialidade e bom humor eram marcantes, o que tornava nossas reuniões e encontros muito prazerosos e produtivos.


    Liliane Schrank Lehmann
    Fátima Pessoa Colacite de Oliveira




     
    EXPEDIENTE

    coordenação
    Liliane Schrank Lehmann

    edição de texto
    Eudes Campos

    webdesigner
    Ricardo Mendes

    distribuição
    Maria Sampaio Bonafé (coordenação)
    Elisabete De Lucca


    Normas Editoriais
    (2007) (formato PDF)

     
    Para receber o Informativo Arquivo Histórico de São Paulo
    - ou suspender a remessa -,
    envie um e-mail para:
    informativoarquivohistorico@prefeitura.sp.gov.br
     




    Prefeitura da Cidade de São Paulo - 2005-2010 (c)



    DPH


    Cidade de São Paulo


    Gilberto Kassab
    Prefeito da Cidade de São Paulo

    Carlos Augusto Calil
    Secretário de Cultura

    José Roberto Neffa Sadek
    Secretário Adjunto

    Paulo Rodrigues
    Chefe de Gabinete

    Walter Pires
    Departamento do Patrimônio Histórico

    Liliane Schrank Lehmann
    Divisão do Arquivo Histórico de São Paulo
    Informativo AHSP