Informativo Arquivo Histórico Municipal - logotipo
 
PMSP/SMC/DPH
São Paulo, julho/outubro de 2009
Ano 5 N.25-26 

Abertura | Biblioteca | CCAD | Estudos e Pesquisas I e II | Logradouros | Manuscritos | Ns.anteriores

  • CCAD

  • CCAD - Comissão Central de Avaliação de Documentos
    dezembro de 2009

    A Comissão Central de Avaliação de Documentos encerrou o ano de 2009 avaliando e discutindo as propostas de tabelas de temporalidade das Secretarias de Finanças, e de Segurança Urbana, além da do IPREM - Instituto de Previdência Social.

    A Secretaria de Finanças solicitou, em novembro, aprovação das alterações realizadas na nomenclatura de algumas tipologias documentais de sua Tabela de Temporalidade Parcial de Atividades-Fim.

    Na reunião de 7 de dezembro de 2009, a CCAD deliberou sobre consulta da GCM – Guarda Civil Metropolitana – quanto à retirada de documentos, no caso, abonos, do prontuário de servidor daquela corporação. Os membros da Comissão posicionaram-se contrários à solicitação, visto que o parágrafo 6º, do Decreto n.º 46.400 não deixa dúvidas quanto ao descarte de documentos públicos: “Em nenhuma hipótese será permitida a eliminação de documentos que não constem das tabelas de temporalidade ou não tenham completado os prazos de guarda nelas previstos.” A CCAD orientou a GCM a aguardar a oficialização da Tabela de Temporalidade da Secretaria Municipal de Modernização, Gestão, e Desburocratização, quando os documentos que compõem os prontuários de servidores terão seus prazos de guarda e destinação estipulados.

    Ainda na reunião do dia 7 de dezembro p.p., a CCAD manifestou-se, também, quanto às alterações propostas pelo IPREM na sua Tabela de Temporalidade. A entidade solicitou à CSA do IPREM, do mesmo modo que a CSA da GCM, aguardar a publicação da Tabela da Secretaria de Gestão, uma vez que as séries documentais arroladas integram a atividade-fim daquela secretaria.

    Na ocasião, discutiram-se ainda as propostas apresentadas na Tabela de Temporalidade do acervo documental do antigo DEIC – Divisão de Informática, Estatística e Comunicação, que reúne a documentação operacional da Guarda Civil Metropolitana, órgão da Secretaria Municipal de Segurança Urbana. Os integrantes da Comissão Central consideraram o referido acervo de guarda permanente, orientando a CSA refazer os prazos de guarda e destinação da documentação.

    A CCAD também se manifestou, em setembro, quanto à natureza e destinação do arquivo técnico de EDIF - Departamento de Edificações Públicas, da Secretaria de Infra-Estrutura Urbana – SIURB. O acervo constitui-se, de fato, no arquivo corrente do departamento, mas de caráter permanente, por reunir cerca de 80.000 documentos, entre plantas, memoriais descritivos, sondagens, relatórios técnicos, orçamentos, levantamento de terrenos, e aproximadamente 3.000 projetos de edificações municipais como escolas, teatros, mercados, hospitais, cemitérios, bibliotecas, centros de saúde, de cultura e lazer. Na ocasião, a CCAD sugeriu ainda normas e procedimentos para o acondicionamento e manuseio adequados desse acervo.



    Liliane Schrank Lehmann
    Fátima Pessoa Colacite de Oliveira




     
    EXPEDIENTE

    coordenação
    Liliane Schrank Lehmann

    edição de texto
    Eudes Campos

    webdesigner
    Ricardo Mendes

    distribuição
    Maria Sampaio Bonafé (coordenação)
    Elisabete De Lucca e Irene do Carmo Colombo


    Normas Editoriais
    (2007) (formato PDF)

     
    Para receber o Informativo Arquivo Histórico Municipal
    - ou suspender a remessa -,
    envie um e-mail para:
    informativoarquivohistorico@prefeitura.sp.gov.br
     




    Prefeitura da Cidade de São Paulo - 2005-2010 (©)



    DPH


    Cidade de São Paulo


    Gilberto Kassab
    Prefeito da Cidade de São Paulo

    Carlos Augusto Calil
    Secretário de Cultura

    José Roberto Neffa Sadek
    Secretário Adjunto

    Paulo Rodrigues
    Chefe de Gabinete

    Walter Pires
    Departamento do Patrimônio Histórico

    Liliane Schrank Lehmann
    Divisão do Arquivo Histórico Municipal Washington Luís