Informativo Arquivo Histórico Municipal - logotipo
 
PMSP/SMC/DPH
São Paulo, março/abril de 2009
Ano 4 N.23  

Abertura | Biblioteca | CCAD | Educativo | Estudos e Pesquisas I e II | Logradouros | Manuscritos | Ns.anteriores

  • MANUSCRITOS

  • A presença de Eusébio Stevaux nos documentos da administração municipal


    De acordo com que pudemos apurar, Eusébio Stevaux morou mais demoradamente em São Paulo entre os anos de 1882 e 1885. Apesar de manter casa na Capital, viveu durante a década de 1890 em São Roque, vindo a falecer em sua residência paulistana em 1904.

    Como vimos acima, em 1877, foi chamado de Guaratinguetá, onde então residia como engenheiro do 2°. Distrito de Obras Públicas, para vir projetar a reforma da antiga Casa de Câmara e Cadeia da Capital. Depois, em 1882, foi transferido para o 1.º Distrito, que compreendia a Capital e região circundante, para arcar com as obras do Palácio da Presidência e da Tesouraria de Fazenda. Por essa época, é possível que tenha mantido um escritório de arquitetura na cidade. Nas Atas da Câmara de 1883, surge morando na Rua Conselheiro Nébias, n.° 28. Na ocasião, reclamava contra o pagamento do imposto de Rs 78$000 que lhe exigia o procurador da Câmara. Alegava o suplicante não exercer indústria alguma na cidade a não ser a sua profissão de engenheiro, que não estava sujeita a pagamento municipal (o que só ocorreria a partir de 1886). Seu requerimento, no entanto, acabou indeferido, porque a cobrança que lhe faziam era relativa ao “deposito de pedras, cal, e letreiro”, que mantinha na cidade.

    De fato, num dos volumes dos livros de impostos da Câmara (Impostos Diversos – Imposto Profissão) é possível encontrar duas vezes o nome de Eusébio Stevaux, como proprietário de estabelecimento com a atividade comercial apontada nos períodos de 1882-1883 e 1883-1884.

    No período 1882-1883, aparece “Dr. Estevaux [sic]: depósito de pedras e cal”, estabelecido na Rua General Osório (folha 76) e, no subseqüente (1883-1884), a indicação é “Eusébio Stevaux: deposito de pedras”, na Rua Aurora, na folha 198. Nos lançamentos referentes ao ano de 1885, já não se acha o nome do engenheiro, que, após retirar-se da cidade, deve ter conservado apenas seu comércio de pedras em São Roque. Nessa localidade, segundo o almanaque de 1873, era proprietário de serrarias de madeira e mármore e de fábricas de desencaroçar algodão, sendo citado como fazendeiro desse último produto.

    Como já mencionado em outro ponto deste Informativo AHM, o engenheiro Eusébio Stevaux tornara-se proprietário da fazenda do Pantojo, em São Roque, em 1871, e logo deu início à exploração de cal de pedra. Contudo, com bem menos facilidade conseguiu fazer o mesmo com os seus famosos mármores, com os quais tentaria revestir algumas obras governamentais projetadas e erguidas por ele próprio na Capital: o palácio do governo (1881-1886), os pilares dos portões do Jardim Público (1881-1883) e, supomos, o edifício interrompido da Tesouraria de Fazenda (1881-1882).

    Em 1874, Stevaux enviou seis amostras de seus mármores à redação do Correio Paulistano, acompanhadas de uma descrição sucinta, da qual extraímos os trechos referentes aos tipos mais notáveis:
      [mármores betuminosos]

      n.l Marmore preto (noir antique ou drap mortuaire) marmore luculleum dos romanos. É geralmente para pedestaes, almofadas, [sic] de Stylobatos, e para monumentos funerarios.

      [...]

      n.3. Marmore de Sant'Anna. Este marmore é o mais usado em França para mesas, commodas, chaminés, lavatorios. Emprega-se geralmente em portadas, frisos, almofadas, etc. [era um mármore negro com veios brancos].

      n.4. Verde antigo (ophicalce veiné).

      Emprega-se em columnas, architraves, cornijas, degráus de escada, frisos etc.

      Na fazenda do Pantojo existem jazidas consideraveis desses materiaes, sobretudo dos ns. 1, 3 e 4
    No ano seguinte, um artigo de jornal lamentava o fato de que na futura visita que o Imperador faria à Sorocaba (1876), passaria o monarca pelas ricas minas de mármores diversos existentes no Pantojo e saberia com pesar, como todos os que tinham visto suas amostras na exposição provincial, que esses mármores até então só para cal eram extraídos. E acrescentava:
      E entretanto chegam constantemente ao Rio de Janeiro navios carregados de marmores em que nada lhes são superiores, e esta provincia importa em parte, pagando-os pelo triplo e quadruplo do preço porque poderia obter do Pantojo!
    Além das menções ao comércio de pedras que manteve em São Paulo, o nome do engenheiro francês aparece citado no livro n.º 41, relativo às inumações realizadas no Cemitério do Araçá em 1904. Abaixo fazemos a transcrição completa do assentamento encontrado na p. 351:
      Eusebio. Aos 22 dias do mes de fevereiro de 1904 sepultou-se na quadra geral 129 sep.54, Eusebio Estevaux [sic] com 77 anos de idade, casado, Francez, fallecido hontem, as 4 ½ horas da tarde, victima de arteriosclerose. Certificou o escrivão de paz de Santa Cecília. Aurelio. Pagou sepultura.


    Eudes Campos
    Seção de Estudos e Pesquisas




    DOCUMENTAÇÃO PRIMÁRIA
    • SÃO PAULO (Cidade). AHMWL. Departamento de Cemitérios. Livro de Inumações, n.41. Cemitério do Araçá, 1904, p. 351.

    • _____. Livro de Impostos diversos – Imposto Profissão (1882-1884). vol. 1916.



    BIBLIOGRAFIA
    • CAMPOS, Eudes. Arquitetura paulistana sob o Império: aspectos da formação da cultura burguesa em São Paulo. 1997. Tese (Doutorado em Arquitetura) – FAU USP, São Paulo. 4v.v.2.





    Agradecemos ao arquiteto Celso Ohno,
    da Divisão de Preservação do DPH (SMC), a gentileza de nos ter feito a indicação do livro de impostos da Câmara Municipal de São Paulo em que são feitas menções ao nome do engenheiro Eusébio Stevaux.






    Para citação adote:

    CAMPOS, Eudes. A presença de Eusébio Stevaux nos
    documentos da administração municipal.
    INFORMATIVO ARQUIVO HISTÓRICO MUNICIPAL, 4 (23): mar/abr.2009 <http://www.arquivohistorico.sp.gov.br>

    Serviços: A Seção Técnica de Manuscritos atende de segunda-feira à sábado, das 9 às 17 horas.

     
    EXPEDIENTE

    coordenação
    Liliane Schrank Lehmann

    edição de texto
    Eudes Campos

    estagiário - pesquisa
    Arthur Henrique do Patrocínio

    webdesigner
    Ricardo Mendes

    distribuição
    Maria Sampaio Bonafé (coordenação)
    Elisabete De Lucca e Irene do Carmo Colombo


    Normas Editoriais
    (2007) (formato PDF)

     
    Para receber o Informativo Arquivo Histórico Municipal
    - ou suspender a remessa -,
    envie um e-mail para:
    informativoarquivohistorico@prefeitura.sp.gov.br
     




    Prefeitura da Cidade de São Paulo - 2005-2009 (c)



    DPH


    Cidade de São Paulo


    Gilberto Kassab
    Prefeito da Cidade de São Paulo

    Carlos Augusto Calil
    Secretário de Cultura

    José Roberto Neffa Sadek
    Secretário Adjunto

    Paulo Rodrigues
    Chefe de Gabinete

    Walter Pires
    Departamento do Patrimônio Histórico

    Liliane Schrank Lehmann
    Divisão do Arquivo Histórico Municipal Washington Luís