Cidade de São Paulo

AHSP
Descrição arquivística





Bem-vindo à página do projeto Descrição Arquivística destinado a apoiar os técnicos e usuários do acervo arquivístico do Arquivo Histórico de São Paulo em sua rotina diária.







ARQUIVO HISTÓRICO DE SÃO PAULO

Praça Cel Fernando Prestes n.152
São Paulo-SP - 01124-060
http://www.arquivohistorico.sp.gov.br

Para contato,
via e-mail <--



Acesse o
Acervo Fotográfico AHSP
Para ver este frame em outra página, clique aqui 




O projeto tem início no segundo semestre de 2010 como resultado de participação do AHSP no GT Vocabulário Controlado estabelecido pelo Gabinete de SMC. A partir dos trabalhos desenvolvidos no âmbito do GT optou-se por uma integração de diversas demandas até então não sistematizadas pelo AHSP, embora implantadas em momentos e formas diferenciadas.

São vetores de orientação para o projeto:
  • áreas de atuação da municipalidade ao longo de sua existência
  • a documentação custodiada e as práticas posteriores aos anos limites
  • a demanda dos usuários ao longo da história da instituição e dos usuários em potencial
  • as obras de referências no setor e as práticas nas instituições correlatas ao AHSP e aquelas associadas às diversas áreas de conhecimento envolvidas.
A página está estruturada ao redor de quatro eixos conceituais que reunem informações necessárias para a descrição arquivística dos documentos.

O conhecimento e uso adequado dos conceitos tem por fim permitir a padronização dos procedimentos, procurando estabelecer um visualização do acervo e garantir uma recuperacao agil e precisa da informação. A inclusão de termos toma como orientação central a noção de "suficiência". Busca-se assim um crescimento controlado atento às necessidades a médio prazo.


A partir do primeiro semestre de 2012 o projeto passa a incorporar gradativamente as planilhas de descrição de fundos (NOBRADE) do Acervo Fotográfico.


coordenação:
Ivany Sevarolli (SAP)
Ricardo Mendes (SPD/NPE)

Supervisão:
Liliane Schrank Lehmann

colaboração:
Igor Pires Leon (SAP)
Karla Maestrini (SAP/Coord.Normas Técnicas)



Concebido inicialmente como Vocabulário Controlado, tendo como uso inicial o acervo fotográfico, o conjunto foi reestruturado ao redor de 4 eixos maiores, como forma de expressar e estimular a interação do sistema como um todo:
  1. autoridades (estrutura administrativa municipal)
  2. descrição de conteúdo
  3. sistema de classificação
  4. tipologia documental
Em novembro de 2012, o projeto adota a ferramenta Visual Vocabulary, fornecida pela Tematres, que permite visualização gráfica da árvore de termos. A ferramenta é extremamente valiosa para análise e desenvolvimento do projeto e uma forma adicional para consulta.



Thesaurus



Bibliografia

Livros (online):
ARQUIVO NACIONAL. Subsídios para um Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2004. (download)

Como elaborar vocabulário controlado para aplicação em arquivos. (2003). (download)

MARTÍNEZ, A.M.a et al. Concepto, forma y longitud de los términos preferentes del tesauro: una propuesta de indicadores de calidad. Anales de Documentación, 2010, vol. 13, p. 185-195. (download)


MARTÍNEZ, A.M.a et al. Indicadores para evaluar el vocabulario y la estructura sistemática de un tesauro. I Jornada de Intercambio y Reflexión acerca de la Investigación en Bibliotecología, La Plata, 6-7 de diciembre de 2010. Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación de la Universidad Nacional de La Plata. (download)


Ontopi:
http://www.ontopia.net
Desenvolvedor de software para Topic Maps traz bons páginas FAQ.



Software

TemaTres:
http://tematres.r020.com.ar/



Site hospedado por ArquiAmigos
http://www.arquiamigos.org.br