PMSP/SMC
São Paulo, agosto de 2015
Ano 11 N.38 

Abertura | Acervo Bibliográfico | Circo: ensaio temático | Circo: base de dados | Notícias | + Notícias | Ns.anteriores

  • NOTÍCIAS
  • 1940, São Paulo: um mapeamento desconhecido




    Em 16 de maio, às 11 horas, anuncia a imprensa local, Adhemar de Barros (1901-1969), então interventor estadual, está no campo de aviação de Renato Pedroso como figura de destaque da “cerimônia inaugural dos Serviços Aerofotogramétricos do Estado de São Paulo, instalados com a colaboração do Ministério da Agricultura”. O evento presidido pelo interventor, com presença de José Levy Sobrinho, secretário da Agricultura do estado e demais autoridades, além de Renato Pedroso, diretor da escola de aviação a que deu o nome, surge em fotos no Correio Paulistano, do dia seguinte, na primeira página. Aqui a multidão posa diante do grande avião Stinson. Adhemar, médico e aviador, está também em outra imagem junto ao avião, atento ao aparelho.
      Depois de examinar o 'Stinson' em que foram instalados os aparelhos destinados ao serviço de aerofotogrametria e de receber as explicações solicitadas ao piloto do avião, fornecido pelo governo do Estado, e ao fotógrafo-técnico, enviado pelo Ministério da Agricultura, srs. Henrique Natividade e José Paulo de Barros, o sr. Interventor dr. Adhemar de Barros declarou inaugurados os serviços, solicitando dos seus executores que desempenhassem a missão que lhes estava sendo confiada com o mesmo zelo com que se tem havido nos trabalhos que já realizaram, e com a eficiência que todos esperam de sua competência e dedicação.
      (Foram inaugurados, ontem, os serviços aerofotogramétricos do Estado. Correio Paulistano, 17 de maio de 1940, p.1)

    CORREIO PAULISTANO, 17.05.1940, p.1-Foram inaugurados...


    O jornal O Estado de S. Paulo, na edição do dia do evento, registra os "objetivos do novo serviço":
      A Secretaria da Agricultura deste Estado para fins de levantamento da carta de S.Paulo, entrou em entendimentos com o Ministério da Agricultura e mais diretamente, com a Divisão de Águas do Departamento Nacional da Produção Mineral, onde já existe instalado um gabinete aerofotogramétrico, com o propósito de instalar nesta capital o serviço em questão. A parte de cooperação do Estado consiste em fornecer o avião e o piloto, dar a sua manutenção e a operação, ao passo que ao Ministério caberá fornecer o operador fotográfico e as diretrizes de ordem técnica.
      (Noticias diversas/Inauguração dos Serviços Aerofotogramétricos de São Paulo. O Estado de S. Paulo, 16 de maio de 1940, p.7)
    Adiante o articulista precisa a natureza da "carta de S.Paulo". Fruto do acordo entre o Ministério da Agricultura e a Secretaria de Agricultura do estado, o levantamento tem a finalidade de instrumentalizar ações de apoio à agricultura no estado.
      ... as primeiras zonas a serem fotografadas serão aquelas onde mais se acentue o desenvolvimento agrícola, pois muito mais fácil se torna aí a tomada dos pontos no chão, para a devida aplicação do método fotogramétrico. Serão, pois, relegadas para o fim do trabalho as zonas muito revestidas de florestas, a não ser que sejam requeridas, dessas regiões, fotocartas ou reconhecimentos, para usos mais immediatos.
    A cooperação entre os governos federal e estadual está clara. Feita o levantamento, os filmes são...
      ... expedidos para o Rio onde será procedida a revelação e cópia pelo gabinete fotogramétrico do Ministério da Agricultura. As cópias serão então enviadas ao Instituto Geográfico e Geológico para a confecção de um mosaico e identificação dos pontos no terreno. Cabe, então, a esse Instituto a tomada dos pontos no terraço, necessários ao processamento da restituição que é feito (sic) no Ministerio da Agricultura.
      A camara usada nesses levantamentos é a camara Zeiss, grande-angular, com 10 centímetros de distância focal. Essa câmara apanha na altitude de 3.000 metros uma área de terreno contida num quadrado de mais de cinco quilômetros de lado. As especificações técnicas para o voo são feitas de acordo com os objetivos do Instituto Geográfico e Geológico do Estado de São Paulo e seguem também as decisões das características adotadas para a cartografia do país, em vias de serem estabelecidas pelo Instituto de Geografia e Estatística.
    Sobre o andamento da empreitada, porém; nada se sabe. Quase certo a base operacional é o campo de aviação de Renato Pedroso. Estabelecido em 1925, parece ter atuado basicamente na formação de pilotos civis, como ainda referenciado em 1939 – Escola de Aviação Civil Renato Pedroso (cf. Diário Oficial da União, RJ, 8 de setembro de 1939, Seção 1, p.42). Consta ainda que Pedroso trabalha, sem período conhecido, como piloto privado do empresário de comunicações Assis Chateaubriand (1892-1968).

    Sobre o piloto – Nestor Henrique Moraes Natividade – é fundamental apontar sua futura associação duradoura com a aerofotogrametria. Sabe-se que em março de 1939, já atua como diretor técnico do novo Aéro-Clube de Poços de Caldas, iniciativa presidida por Walter Moreira Salles. (Inicia suas atividades o Aéro-Clube de Poços de Caldas. Folha da Manhã, SP, 16 de março de 1939, p.4). Segundo depoimento de seu filho – Ruy Natividade –, na década de 1940 funda a Sociedade Construtora Aeronaútica Itapema Ltda, oficialmente em 1943, para construir planadores e um avião tipo Piper Club de dois lugares. (cf. depoimento do filho, em 6 de novembro de 2001, ao site Aventureiros do Ar, disponível em: <http://aventureirosdoar44.blogspot.com.br/2009/07/anos-dourados-do-aero-clube-de.html>, acesso em: maio de 2015)

    Henrique Natividade, engenheiro civil, registra em 1954 a Aerofoto Natividade Ltda. Será através da atuação nesse setor que terá êxito a longo prazo. Parte de sua produção pode ser encontrada em vários acervos especializados paulistanos. Em 1967, muda a constituição da empresa, adotando a forma Aerofoto Natividade S/A. Então a sociedade mantem um hangar em Congonhas e escritórios com equipamentos aerofotogramétricos. (Ineditorais/Aerofoto Natividade S/A. Diário Oficial de São Paulo, 8 de dezembro de 1967, p.19-20)


    De volta à São Paulo: 1940

    MA-DNPM-DA-194006 - etiqueta de identificação
    Etiqueta de identificação por folha  


    Sobre o levantamento da "carta de S. Paulo" iniciado em meados de 1940, não se tem mais notícia. Exceto nota anterior, em 10 de março, quando Departamento de Aviação Civil encaminha consulta ao chefe do Estado Maior do Exército sobre autorização solicitada para o serviço pelo Ministério da Agricultura, conforme a legislação vigente, nada mais consta aparentemente na imprensa. Apenas a nota confirma a cooperação com o Serviço Geológico e Geográfico do Estado. (Aviação/Levantamento aerofotogramétrico do Estado de S. Paulo. O Estado de S.Paulo, 10 de março de 1940, p.7)

    Numa primeira consulta online a acervos de unidades envolvidas como DNPM ou Instituto Geográfico e Cartográfico – IGC (que sucede o Instituto Geográfico e Geológico) não foi possível localizar eventuais conjuntos de imagens ou pranchas impressas relacionadas a este voo. Seria oportuno, como futuros caminhos a explorar, registrar a origem daqueles parceiros.

    Conforme histórico institucional no site da ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica (disponível em: <http://www.aneel.gov.br>, acesso: maio de 2015), já em 1920 é criada uma Comissão de Estudos de Forças Hidráulicas, no Serviço Geológico e Mineralógico do Brasil, órgão do Ministério da Agricultura, Indústria e Comércio. Uma década após, em 1933, com a reestruturação daquele Serviço é instituída uma Diretoria de Águas, depois transformada em Serviço de Águas.

    No ano seguinte, é criado o Departamento Nacional da Produção Mineral – DNPM, que engloba o Serviço de Águas. Em 1940, o Serviço Geológico e Mineralógico é transformado na Divisão de Geologia e Mineralogia e o Serviço de Águas torna-se a Divisão de Águas em questão, envolvida no levantamento da "carta de S. Paulo". Em 1961 o DNPM é transferido da esfera do ministério da Agricultura para o de Minas e Energia, recém-criado. Três décadas depois, ainda vinculado a este ministério, em 1994, o departamento torna-se uma autarquia.


    A historiografia e o portal

    Sobre o resultado da parceira firmada em 1940 não há referência conhecida na historiografia urbana paulistana. Grandes marcos como o mapeamento realizado em 1930 pela SARA Brasil e em 1954 pelo consórcio VASP Cruzeiro, conforme as datas dos voos, geraram conjuntos amplos de mosaicos e pranchas impressas em diversas escalas, com tiragens expressivas. Certamente, este aspecto é fundamental para explicar, num primeiro momento, a falta de referência ao mapeamento em questão. Outros fatos justificam essa omissão.

    Se por um lado a iniciativa não era conhecida no campo historiográfico, uma ocorrência recente deu visibilidade ao conjunto. Através do portal intranet do Mapa Digital da Cidade de São Paulo – MCSP (disponível em: <geosampa.prodam>), foi disponibilizado em 2014 um mapeamento da cidade realizado em 1940. Rapidamente, o levantamento, junto com os dois marcos referenciais 1930 e 1954, vem se tornando instrumento de apoio nas áreas de fiscalização e controle urbano. No entanto, os metadados associados não indicavam a fonte produtora.

    No processo de difusão da edição nº37, do Informativo AHSP, em dezembro de 2014, dedicado à aerofotogrametria aplicada como instrumento de apoio à gestão urbana, no contexto brasileiro, na década de 1920, ocorreu essa descoberta. Através do apoio de diversos técnicos envolvidos na gestão do MDCSP, foi possível localizar o material remanescente, agora sob a guarda da SVMA – Secretaria do Verde e Meio Ambiente.


    MA-DNPM-DA-194006 - folha 080

    Imagem integral da folha 080, cobrindo a área central da cidade de São Paulo,
    com destaque para as regiões de Santa Cecília e Bom Retiro, e, ao norte, a várzea do Rio Tietê.

    Com formato 18 x 18 cm, a imagem, que está reproduzida acima de ponta-cabeça, obedecendo ao plano de voo em faixas verticais, aqui em sequência descendente, traz 3 marcadores. Primeiro, à esquerda (na posição da tomada), no mostrador circular, um relógio;
    no lado oposto, o número da chapa, e na parte inferior (aqui, superior), um segundo mostrador circular, com dados não identificados.

    Nas bordas dos negativos, ao centro de cada lateral, as marcas fiduciais (ou marcas de colimação) permitem identificar rapidamente o centro do registro.

    MA-DNPM-DA
    Acervo SVMA


    Um primeira avaliação do conjunto permitiu identificar o estado do conjunto, estabelecer a autoria e propor hipóteses sobre a empreitada. O lote formado por 303 fotos numeradas, sequenciadas sem lacunas, cópias preto e branco no formato 18 x 18 cm, apresenta etiqueta no verso de todas as imagens. Ela revela dados essenciais como data e altura de voo, embora omita a escala, e a produção pelo Ministério da Agricultura – D.N.P.M. – D.A. (Departamento Nacional de Produção Mineral – Divisão de Águas).

    MDCSP-1940-mosaico de referência

    Mosaico do levantamento de 1940 disponível no MDCSP

    Observe que a cobertura não incluiu a região de Santo Amaro,
    reincorporada à capital em 1935. O portal permite o download de
    98 fotos aéreas, parte do conjunto remanescente.
    Disponível via intranet: geosampa.prodam

    Esses dados possibilitam estabelecer com alguma segurança a associação imediata à parceria com o governo do estado de São Paulo, cuja cerimônia em 16 de maio de 1940 fora registrada pela imprensa. Fato curioso é que o artigo referenciado no início, em O Estado de S. Paulo, de 16 de maio de 1940, à página 7, data do evento, já menciona, de forma "torta", que o voo geraria 300 fotos na cobertura.

    Estabelecidas uma data, uma parceria ... resta perguntar em que resultou a iniciativa. Destinada ao mapeamento de áreas agrícolas, seu voo inaugural teria gerado um mapeamento da capital. Como mencionado, numa primeira investigação não foi possível identificar cartografias impressas ou fotomosaicos derivados desse levantamento, seja da capital, seja do interior do estado.

    SVMA-Mapeamento 1940 - estado atual

    Estado atual do conjunto remanescente, arquivado em pasta plástica,
    como recebida em 2004 em transferência da SIURB
    (Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras).

    As 303 imagens estão organizadas em lotes de 50 imagens cada,
    sequenciadas, presas com fitas de papel sulfite.
    Em bom estado de conservação, apesar do armazenamento,
    as imagens apresentam raras marcas de dobras nas extremidades.
    O conjunto, eventualmente cópias de época, permite recuperação de dados,
    mas exige novas condições de guarda.

    Acervo SVMA

    Uma hipótese para futuras investigações pode ser apresentada a partir da leitura da imprensa da época. Adhemar de Barros, interventor empossado em maio de 1938, diretamente envolvido na inauguração dos serviços em parceria, parece ter tentado implementar uma ação de mapeamentos aerofotogramétricos com parceria federal, embora o estado de São Paulo já tivesse em andamento ações próprias no setor. A envergadura da cobertura proposta pode também ter excedido às condições efetivas de produção da Divisão de Águas/DNPM, ou ainda implicado em conflito com a parceria local no processamento através do Instituto Geográfico e Geológico.

    Em 2 de março de 1940, como exemplo das ações estaduais, nota publicada pela Procuradoria do Patrimônio Imobiliário e Cadastro do Estado, anuncia prazo até 16 do mês corrente para apresentação de propostas para levantamentoa aerofotogramétrico do litoral sul do estado (cf. Procuradoria... O Estado de S. Paulo, 2 de março de 1940, p.9). O plano, que previa a produção de mapa topográfico e cadastral, já fora autorizado pelo decreto nº 10.937, do interventor Adhemar de Barros, em 12 de fevereiro (cf.Diário Oficial do Estado, 14 de fevereiro de 1940, p.1-4). Meses depois, o jornal O Estado de S.Paulo, em 27 de novembro, à página 3, informa sobre despacho do interventor no dia anterior autorizando o início do levantamento aerofotogramétrico do Vale do Ribeira do Iguape, área conexa à anterior.


    Levantamento aerofotogramétrico - Município de São Paulo: 1940
    voo junho de 1940
    escala 1:20.000 (atribuída)
    altura do voo 2.690 metros - nível do mar
    cobertura parcial do município de São Paulo
    imagens cópias fotográficas PB (18 x 18 cm)
    total de imagens 303 numeradas, sequenciadas, com etiqueta no verso registrando dados de produção; exceto escala, determinada posteriormente pelos técnicos de SVMA
    produção Consórcio Ministério da Agricultura - D.N.P.M. - D.A. / Departamento Nacional de Produção Mineral - Divisão de Águas em parceria com governo do estado de São Paulo, conforme cobertura jornalística do período
    acervo original SIURB      (sucedendo SVP)
    localização presente SVMA


    Marco auxiliar: novas perspectivas

    Muito há a investigar sobre a iniciativa realizada em 1940. Confirmar efetivamente a parceria, identificar eventuais produtos finais como mosaicos e, no limite, se a empreitada teve continuidade.

    Ainda que interrompida eventualmente, o conjunto resultante apresenta-se como marco importante entre os dois conjuntos realizados em 1930 e 1954. Como reforço à hipótese sobre o caráter inconcluso pode-se apontar o fato que a cobertura apresenta problemas de cobertura no trecho sobre a zona leste da cidade. Embora as 303 imagens não apresentam lacunas, quase certo por erro de navegação, em si usuais nesse gênero de produção, geraram sobreposições entre as faixas verticais, repetindo a cobertura em certas áreas, o que estabeleceu zonas territoriais sem cobertura.

    Em condições normais de trabalho essas lacunas (gaps) seriam refeitas imediatamente após checagem. A ausência parece confirmar a interrupção do serviço. Mais uma vez vale reforçar a importância do conjunto. Finalizamos essa nota com breve seleção de imagens que trazem marcos urbanos importantes do período, ações que marcam a paisagem e estrutura da área central, bem como revelam aspectos que desapareceram como o hipódromo da Mooca e, em especial, uma cidade marcada pelos meandros dos seus rios.


    Ricardo Mendes

    Pesquisador do
    Núcleo de Produção Editorial/SPD/AHSP




    Para citação adote:

    MENDES, Ricardo. 1940, São Paulo: um mapeamento desconhecido.
    INFORMATIVO ARQUIVO HISTÓRICO DE SÃO PAULO, 11 (38): ago.2015
    <http://www.arquivohistorico.sp.gov.br>








     
    Clique aqui
    para mais imagens


    >> tecle F11
    para tela cheia
    MA-DNPM-DA-194006-folha 077-detalhe


    Levantamento da cidade de São Paulo, jun.1940, detalhe da folha 077

    A Praça da República, ao centro, e o edifício da Escola Normal (EE Caetano de Campos)
    permitem localizar a Avenida Ipiranga, que corta em diagonal a imagem, em sua implantação
    rumo à Igreja da Consolação, no canto inferior esquerdo.

    MA-DNPM-DA

    Acervo SVMA


    MA-DNPM-DA-194006-folha 136-detalhe


    Levantamento da cidade de São Paulo, jun.1940, detalhe da folha 136

    A presença do Rio Tietê é traço marcante no mapeamento realizado. Aqui, em detalhe extremo da prancha,
    vê-se a Vila Maria Zélia, marco entre os conjuntos para residência operária,
    à margem do rio, junto ao grande conjunto de galpões industriais no bairro do Belenzinho.

    MA-DNPM-DA

    Acervo SVMA


    MA-DNPM-DA-194006-folha 134-detalhe


    Levantamento da cidade de São Paulo, jun.1940, detalhe da folha 134

    O Hipódromo da Mooca, na zona leste, por sua forma triangular, surge como presença marcante.
    O registro é realizado às vésperas de sua desativação, com a inauguração
    no ano seguinte do novo hipódromo às margens do Rio Pinheiros.
    O conjunto foi instalado na década de 1870 ao sul da linha férrea da Central do Brasil, junto a pátio de manobras,
    na Rua Bresser (de forma curiosa, a Rua do Hipódromo corresponde ao logradouro paralelo, duas quadras à esquerda).

    Na borda inferior, a Rua dos Trilhos corta a imagem horizontalmente. Junto à parte superior da grande área descampada, surgiria anos depois a "Radial Leste", aqui no trecho denominado Avenida Alcântara Machado.
    A partir da década de 1950 o grande terreno receberia instalações municipais como biblioteca, área esportiva etc.

    MA-DNPM-DA

    Acervo SVMA


    MA-DNPM-DA-194006-folha 083-detalhe


    Levantamento da cidade de São Paulo, jun.1940, detalhe da folha 083

    As instalações do Campo de Marte, região partilhada desde a década de 1920 pela aviação civil e militar, surge ao norte do Rio Tietê, em trecho que revela a "história" da ocupação da várzea pelos meandros que se sobrepõem.

    Os dois logradouros que cortam verticalmente a imagem à direita, correspondem à Rua Voluntários da Pátria e à atual Avenida Cruzeiro do Sul. A rua em diagonal, que secciona as duas vias, é a presente Avenida General Ataliba Leonel.

    MA-DNPM-DA

    Acervo SVMA





    Agradecimentos

    Aos técnicos e ex-técnicos de SVMA que através de uma rede de contatos permitiu a localização do conjunto e recuperar informações

    Flavio Laurenza Fatigati
    Francisco Adriao Neves da Silva
    Ricardo de Miranda Kleiner
    Vivian Prado Fernandes

     
    EXPEDIENTE

    coordenação
    José Hermes Martins Pereira

    webdesigner
    Ricardo Mendes

    distribuição
    Supervisão de Pesquisa e Difusão


     
    Para receber o Informativo Arquivo Histórico de São Paulo
    - ou suspender a remessa -,
    envie um e-mail para:
    informativoarquivohistorico@prefeitura.sp.gov.br
     




    Prefeitura de São Paulo - 2005-2015 (©)

    AHSP


    Cidade de São Paulo


    Fernando Haddad
    Prefeito da Cidade de São Paulo

    Nabil Bonduki
    Secretário de Cultura

    Maria do Rosário Ramalho
    Secretária Adjunta

    Márcio Pozzer
    Chefe de Gabinete

    José Hermes Martins Pereira
    Departamento Arquivo Histórico de São Paulo

    Laura Escorel
    Supervisão de Pesquisa e Difusão

    Informativo AHSP