PMSP/SMC
São Paulo, dezembro de 2014
Ano 10 N.37 

Abertura | Acervo Bibliográfico | Ensaio temático | Mosaico 1:1.000 e 1:5.000 | Notícias | Ns.anteriores

  • NOTÍCIAS
  • Via Elevada Presidente Costa e Silva, 24 de janeiro de 1971
    imagens do acervo fotográfico do AHSP





    Num domingo ensolarado, véspera do 417º aniversário de fundação de São Paulo, a Via Elevada Presidente Costa e Silva é inaugurada. Uma seleção de registros fotográficos realizados pelos profissionais lotados no Gabinete do Prefeito sobre esse momento é apresentada nesta edição do Informativo AHSP, procurando caracterizar o impressionante conjunto incorporado ao acervo do AHSP em 2012, por transferência do Museu da Cidade de São Paulo. Daquela cobertura integram o acervo 30 fotografias preto e branco, sem autoria conhecida.

    Documentação administrativa por excelência, essas imagens dão continuidade a uma longa tradição de produção fotográfica sobre obras e serviços realizados pela Prefeitura de São Paulo, cuja origem remota pode ser identificada na coleção a partir da década de 1920. Sua concepção, produção e sistematização no decorrer desse período refletem ainda o desenvolvimento, e novos norteamentos, de campos conexos como a assessoria de imprensa, marketing político e social etc.

    Certos conjuntos trazem ainda registros que, indo além, permitem vê-los como crônica social, e, excepcionalmente, considerando a desgastante rotina de trabalho desses fotógrafos, como momentos de qualidade visual inesperada.

    Via Elevada Presidente Costa e Silva, 24.01.1917 - inauguração


    Multidão em frente ao palanque com autoridades montado junto à rampa
    de acesso leste, na confluência da Rua da Consolação com Rua Amaral Gurgel,
    ponto de conexão com trecho subterrâneo sob a Praça Roosevelt.

    Para todo o conjunto, fotógrafo não identificado.

    Fundo PMSP, Grupo Gabinete do Prefeito.
    Acervo AHSP


    O palanque

    A oportunidade parece única. A inauguração da via elevada, já conhecida antes mesmo da abertura como 'minhocão', estabelece o vínculo final da grande ligação leste-oeste, iniciada ao final da década de 1960. Obra de engenharia de grande porte, com seus 3,6 quilômetros, construída em 11 meses, ela integra o conjunto de intervenções de escala regional concebidas a partir da década de 1920. A primeira, a retificação do Rio Tietê, e sua ocupação por grandes vias de circulação, e a segunda, a conhecida ligação em Y invertido, atravessando a cidade de norte a sul, formada pelas Avenidas Tiradentes, Nove de Julho e 23 de Maio. Por fim, a ligação leste-oeste, articulando o sistema conhecido como Radial Leste, Praça Roosevelt e Via Elevada, que em conjunto com as intervenções mencionadas estruturam o tecido da metrópole da segunda metade do século XX.

    O privilegiamento do transporte individual, representado pelo automóvel, expressa o espírito de desenvolvimento daquele período histórico. Constituem essas ações o resultado final da "escola de pensamento urbano" que é articulada por técnicos da década de 1920 na gestão urbana dos grandes centros brasileiros.

    A entrega da via elevada, no contexto do milagre econômico da primeira fase da ditadura militar brasileira abalado com a recente crise mundial do petróleo, é um momento a ser explorado nos moldes de um horizonte de comunicação audiovisual em reconfiguração. Em contraste com os registros do momento anterior, como destaca a coordenação responsável pela coleção fotográfica do AHSP, as inaugurações algo improvisadas, em pequenos palanques ou discursos sobre caminhões, dá lugar a eventos mais complexos.

    A homenagem pretendida ao Marechal Artur da Costa e Silva (1899-1969), segundo presidente do regime, há pouco falecido, é relevante e garante ao evento a presença de autoridades de todos os escalões. Um grande palanque é erguido junto à rampa de acesso ao elevado, na conexão com a Praça Roosevelt. Decorado com flores e faixas de elogio ao governador Abréu Sodré (1917-1999), ao prefeito nomeado Paulo Maluf e ao futuro governador Laudo Natel, em segundo mandato com início em março seguinte, o evento conta também com a presença de Iolanda Costa e Silva (1910-1991), viúva do marechal, do arcebispo Paulo Evaristo Arns, dos ministros da Justiça — Alfredo Buzaid — e da Fazenda — Delfim Neto, além dos comandantes do II Exército, 4ª Zona Aérea e VI Distrito Naval.

    Autofalantes são instalados ao longo do elevado, transmitindo os discursos, enquanto a multidão recebe bandeirinhas de papel. A imprensa registra a abertura, entre o registro coloquial e a crítica. Destaque da primeira página do jornal Folha de S. Paulo, no dia 25, sob a chamada Cidade recebeu a via elevada com grande tomada aérea da multidão, registro visual revelador da escala das ações, a notícia informa ainda a abertura no dia de aniversário da cidade da Av. dos Bandeirantes, parte das grandes vias expressas em implantação em complemento aos alargamentos de logradouros, ação em larga escala que a própria Rua da Consolação sofrera poucos anos antes na gestão Faria Lima (1964-1969).

    A multidão, o evento de massa, a presença da imprensa audiovisual posicionada em pontos estratégicos integram o planejamento. O tom coloquial, porém, que os registros trazem com a proximidade do público, apenas indica o grau de controle espacial que esses eventos ganharão gradativamente até o final do século.

    Parte da imprensa, desde os momentos iniciais da obra, registra o debate sobre as implicações urbanas imediatas, ao cortar em via elevada um longo trecho residencial plenamente estabelecido. É o que faz com regularidade o jornal O Estado de S. Paulo. O artigo 'Minhocão' aberto, sem repercussão esperada, na edição de 26 de janeiro, parece se ajustar com perfeição como narrativa complementar as imagens aqui apresentadas. O jornal fez severa crítica antes e depois da inauguração, apontando o uso político pelo prefeito, que assumiria meses depois o cargo de secretário estadual de transportes.


    AHSP - Elevado Costa e Silva - 24.01.1971 - inauguração
    AHSP - Elevado Costa e Silva - 24.01.1971 - inauguração
    Palanque, de grandes dimensões, recebe autoridades, entre elas, o prefeito indicado Paulo Maluf, o governador Abreu Sodré e seu sucessor, por eleição indireta, Laudo Natel.

    Ao lado, placa comemorativa é descerrada pela viúva do marechal Artur da Costa e Silva.


    AHSP - Elevado Costa e Silva - 24.01.1971 - inauguração

    Evento de massa, a inauguração cercada de grande aparato foi vista como oportunidade para anúncio de ocasião. No detalhe do registro original, com autoridades e seguranças em primeiro plano, destacam-se os cartazes manuais da grande loja de departamentos Clipper, junto ao Largo Santa Cecília, que oferece produtos da sessão de modas com entrada de 1 Cruzeiro.
    A ocorrência, por seu tom gaiato, não passa desapercebida e é registrada na imprensa
    (OESP, 26 de janeiro de 1971).



    O cortejo

    AHSP - Elevado Costa e Silva - 24.01.1971 - inauguração


    Após os discursos, corte de fita e descerramento de placa, as autoridades seguem em caravana de carros pela pista centro-bairro. Os batedores indicam o status das autoridades presentes.
    Na imagem acima, o cortejo percorre o trecho da Rua Amaral Gurgel; nas imagens abaixo, na Praça Marechal Deodoro, no cruzamento com Rua Albuquerque Lins, autoridades como os dois governadores e o prefeito deixam os carros oficiais, caminhando em meio à multidão.
    O gesto, que a presença das câmeras de televisão deslocadas para cobertura e
    de repórteres diversos, como os dois detalhes dos registros originais indicam,
    revela nesses procedimentos seu planejamento cuidadoso.


    AHSP - Elevado Costa e Silva - 24.01.1971 - inauguração

    AHSP - Elevado Costa e Silva - 24.01.1971 - inauguração


    O cortejo segue até o ponto extremo da Via Elevada, após percorrer cerca de 3,5 quilômetros.
    A cobertura do evento encerra-se laconicamente, nos últimos registros no Largo Padre Péricles.
    A grande obra de engenharia viária, embora pequena frente ao seu impacto regional imediato, torna-se marco simbólico da política de transporte voltada para o deslocamento individual, expressão da longa e tardia "era do carro" brasileira.

    AHSP - Elevado Costa e Silva - 24.01.1971 - inauguração




    Para conhecer mais sobre o acervo fotográfico do AHSP acesse
    www.arquivohistorico.sp.gov.br

    Conheça também o portal Acervos artísticos e culturais da Prefeitura de São Paulo www.acervosdacidade.prefeitura.sp.gov.br


    A cobertura de eventos reunida no Grupo Gabinete do Prefeito
    não está totalmente disponibilizada online, mas há acesso pleno
    mediante consulta local a ser agendada por e-mail ou telefone: 3396-6035.

     
    EXPEDIENTE

    coordenação
    Afonso Luz

    webdesigner
    Ricardo Mendes

    distribuição
    Supervisão de Pesquisa e Difusão


     
    Para receber o Informativo Arquivo Histórico de São Paulo
    - ou suspender a remessa -,
    envie um e-mail para:
    informativoarquivohistorico@prefeitura.sp.gov.br
     




    Prefeitura de São Paulo - 2005-2014 (©)

    AHSP


    Cidade de São Paulo


    Fernando Haddad
    Prefeito da Cidade de São Paulo

    João Luiz Silva Ferreira
    Secretário de Cultura

    Alfredo Manevy
    Secretário Adjunto

    Guilherme Varella
    Chefe de Gabinete

    Afonso Luz
    Departamento Arquivo Histórico de São Paulo

    Informativo AHSP