PMSP/SMC
São Paulo, fevereiro de 2014
Ano 9 N.35 

Abertura | Acervo Bibliográfico | CCAD | Ensaio temático | Notícias | Ns.anteriores

  • NOTÍCIAS
  • Alta burguesia paulista e a Belle Époque

    imagens estereoscópicas do acervo do AHSP




    Recebida em doação, em agosto de 1988, a documentação reunida no Fundo Particular Escritório Caio da Silva Prado inclui um conjunto diversificado de registros textuais e iconográficos relacionados à vida profissional e pessoal de um representante de importante tronco familiar com presença de destaque na história regional na segunda metade do século XIX.

    O fundo reúne documentos textuais como registros de transações, correspondências diversas etc, e documentos iconográficos, em número menor, com cerca de quase 300 itens. Entre essas imagens têm destaque cerca de 200, compostas por estereoscopias amadoras, que registram o cotidiano familiar sob uma perspectiva íntima, que os retratos de estúdios não permitiam. A fotografia instantânea tornava-se acessível e a prática amadora se estabelece.

    Atenção: uso de óculos vermelho/azul é obrigatório
    É necessário o uso de óculos com lentes vermelha e azul
    para visualização do anaglifo abaixo.

    | como fazer seu óculos |
    AHSP-Fundo Particular Caio Prado Junior-hotel-cygne
    Desportistas posam com automóvel e, provável, mecânico de apoio.
    Imagem realizada em Château-Thierry, cidade a nordeste de Paris, à 80km,
    realizada possivelmente no início da década de 1910.

    Versão no sistema anaglifo do par estereoscópico reproduzido abaixo.
    fotógrafo: não identificado

    Todas as imagens, salvo indicação contrária,
    integram o Fundo Particular Escritório Caio da Silva Prado
    Acervo AHSP


    Caio da Silva Prado

    À geração de Caio da Silva Prado (1872-1947) coube o grande movimento de transição de um economia baseada na atividade agrária para o setor industrial que ocorre no contexto regional. De fazendeiros a empresários, várias grupos familiares farão essa passagem, muitas vezes marcada também pela união mais próxima entre seus pares. No caso dos Prados, seus antecessores, com destaque os irmãos Antônio da Silva Prado (o Conselheiro Antonio Prado) e Martinho Prado Júnior (conhecido como Martinico Prado), mantinham propriedades agrícolas dedicadas ao café na região de Ribeirão Preto. O conselheiro Antonio Prado (1840-1929), por si um bom índice da importância do grupo social, será o primeiro prefeito da cidade de São Paulo, indicado em 1899, aos 59 anos. Nesse posto permanece até 1911, ao final já como primeiro prefeito eleito pelo voto na República Velha, numa carreira legislativa que teve início na década de 1860.

    Segundo filho de Martinho Prado Junior (1843-1906), entre 11 irmãos, dos quais era o homem mais velho, Caio chega à idade adulta no contexto do novo regime e do impacto das mudanças econômicas que ocorrem ao final do século XIX. Representante de uma família com grande presença no quadro econômico e político, casa em 1895 com Antonieta Álvares Penteado (1880-?), unindo assim os Prados com outra família de expressão nesse contexto. Antonieta é filha de Antonio Álvares Leite Penteado (1852-1912), o conde, de designação papal. Uniões similares reforçam ainda mais esses vínculos entre as duas famílias. Irmãs de Antonieta, Estela e Eglantina casam-se com filhos do Conselheiro Antonio Prado.

    AHSP-FP Caio Prado-Praça do Patriarca

    Praça do Patriarca, destacando a Igreja de Santo Antonio e o cruzamento das Ruas Direita e São Bento, trecho do centro velho que se abria para o Vale do Anhangabaú.
    Final da década de 1910, provavelmente.

    Versão bidimensional da estereocopia original.
    Acervo AHSP

    O Conde Antonio Penteado é representante desse movimento de expansão das bases econômicas a partir do campo para a cidade, sendo ele grande investidor na indústria textil (juta e lã). Em conjunto com sua esposa doa em 1908, num gesto significativo, o terreno em que seria erguida a Escola de Comércio de São Paulo, parte da atual FECAP — Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado. Será Armando Álvares Penteado (1884-1947), um dos seus filhos, um dos nomes responsáveis por sua vez pela constituição da FAAP, fundação educacional que leva seu nome.


    Registros íntimos e vida social

    Nesse contexto, as imagens remanescentes, produzidas possivelmente num arco amplo ao longo da década de 1910 e pouco antes, trazem cenas do cotidiano íntimo, das diversões e viagens ao exterior e pelo interior paulista.

    O jovem casal — Caio e Antonieta — tem seus primeiros filhos no início do século XX. Em 1902, o primogênito Eduardo da Silva Prado, morto em 1940, e no ano seguinte, Ana Iolanda. São eles que surgem certamente nas imagens mais antigas. Aqui e ali, registram-se cenas na Vila Penteado (hoje, Rua Maranhão, antes porém com entrada pela Av. Higienópolis). Belo exemplar da arquitetura art nouveau, desenhado por Carlos Ekman (1866-1940) para o Conde Alvares Penteado, a grande residência, que data de 1902, ainda hoje lá permanece, ocupada por setores da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP.

    AHSP-FP Caio da Silva Prado-Vila Penteado

    Cena familiar na varanda dos fundos da Vila Penteado. 1910 ca.

    Versão bidimensional da estereocopia original.
    Acervo AHSP


    Em 1903, o casal Caio e Antonieta muda para a Vila Antonieta, também projeto de Ekman, local presente em algumas fotos do fundo em questão. É aí que provavelmente devem ter sido realizadas as fotografias que registram os outros dois filhos do casal: Caio (1907) e Carlos (1908), imagens que exigem ainda identificação precisa. Caio da Silva Prado Junior (1907-1990), de atuante carreira política iniciada ainda no Partido Democrático, dissidência do Partido Republicano Paulista, se filiará ao Partido Comunista na década de 1930. Será autor de importante obra sociológica sobre o país, de referência marxista.

    AHSP-FP Caio da Silva Prado-hipódromo
    Detalhe de vista realizada em hipódromo,
    possivelmente na Europa, na década de 1910.

    Como neste caso, o registro estereoscópico, de produção amadora,
    realizado em condições com objetos em movimento no primeiro plano,
    não apresenta um resultado satisfatório.
    Além disso, o grau de deterioração da transparência
    permite visualizar apenas a área central da imagem.

    Na imagem inferior, detalhe de registro
    com grupo divertindo-se com patins de roda.
    Local ignorado, década de 1910.


    AHSP-FP Caio Prado-patins

    Versão bidimensional das estereocopias originais.
    Acervo AHSP


    Os diferentes ramos da família Prado têm presença regular no noticíario social do início do século XX. Em 1903, como registra Vicente Araújo (1981, p.27, 255), o Hipódromo da Mooca, espaço multiuso por excelência, recebe uma corrida de automóveis e motocicletas. Seriam premiados todos aqueles que completassem 3 voltas do circuito sem parar. Entre os cinco primeiros, os Prados predominam com a presença de Martinho Prado em primeiro lugar, seguido por Paulo e Plinio Prado. Na quarta posição, Silvio Penteado, e logo em seguida Antonio Prado Junior. Este último tem perfil do esportista moderno. Já em 1897 é campeão de ciclismo, competindo no Velódromo com o pseudônimo Odarp.

    AHSP-Fundo Caio Prado Junior-estereoscopias
    Reprodução do par estereoscópico original em suporte vidro (44 x 107 cm circa),
    apresentado no início do artigo em sistema anaglifo.

    Acervo AHSP

    Caio da Silva Prado, por sua vez, adere ao automobilismo e, quase certo, a outro modismo em expansão a fotografia amadora, associação das mais usuais. Em 1909, no dia 2 de julho, o jornal parisiense L'Aurore, registra à página 3 na coluna "Automobilisme/A l'A.C.F", sua admissão como membro do Automobile Club de France. A mais antiga associação do gênero do mundo, l'Auto oferece os serviços de um clube e responde pela difusão do automobilismo e implantação das primeiras corridas automobilísticas na França.

    Atenção: uso de óculos vermelho/azul é obrigatório
    AHSP-Fundo Particular Caio Prado Junior-estereoscopia
    Cena no campo durante excursão automobilística
    em provável locação europeia na década de 1910: o automóvel e a fotografia como hobby.

    Acervo AHSP

    AHSP-FP Caio Prado-jardim


    As quase 200 imagens recebidas, grande parte estereoscopias sobre vidro, compostas expressivamente por negativos (60 x 130 mm, 44 x 107 mm), registram parte da vivência do casal Caio e Antonieta nas primeiras décadas do século XX. Embora número expressivo de imagens apresente severos danos de conservação o conjunto foi preservado em sua integridade.

    Pequeno conjunto talvez, a seleção é eficiente em registrar os modismos e hábitos sociais: corridas de cavalos, patinação sobre rodas, viagens a Paris, que contrapõem Versailles a cenas do tímido centro urbano paulistano.


    AHSP-FP Caio Prado-cena familiar

    Mulher e menino em cenário familiar. Sem data.

    A fotografia amadora, o instantâneo, introduz
    um registro visual em chave diferenciada.
    O íntimo emerge em cena na memória imagética.

    Versão bidimensional da estereocopia original.
    Documento apresenta grau acentuado de deterioração.
    Acervo AHSP


    A fotografia estereoscópica entre nós

    Os princípios da estereoscopia foram desenvolvidos pelo inglês Charles Wheatstone (1802-1875) no mesmo período da introdução da fotografia. Em 1838, trabalha ele com figuras desenhadas que vistas por um visor permitem reconstituir a sensação de relevo. Fruto direto das pesquisas sobre a visão humana, a técnica toma grande impulso com a aplicação da fotografia 3 anos depois. Primeiro com daguerreotipias e logo depois com os diversos processos sobre papel, mais tarde em transparências sobre vidro. Em 1844, outro inglês, David Brewster (1781-1868), dá forma a um dos visores mais conhecidos.

    Brewster é autor ainda de obra de referência, lançada em 1856: The Stereoscope: its history, theory, and construction. Será, contudo, Oliver Holmes que em 1861 lança outro modelo de visor, de esteroscópio (estereoscopo), de desenho mais econômico, que terá grande popularidade, reproduzido abaixo.



    Por quase um século, as fotografias estereoscópicas tornam-se uma febre. Grandes casas editoriais lançam extensas séries de vistas como fonte de diversão e instrumento pedagógico. Com a popularização da técnica e o estabelecimento da prática amadora, a estereoscopia também será explorada.

    Sua presença no Brasil data da década de 1850. Na corte imperial, profissionais como Revert Henry Klumb realizarão nos próximos vinte anos grande número de vistas da capital e cidades como Petrópolis nesse sistema, das quais alguns exemplares integram o acervo da Biblioteca Nacional. Parte dessas imagens estão disponíveis para consulta online: <http://www.bn.br> (acesse Biblioteca Digital e adote o termo de busca "estereograma")

    Sobre essa produção local, centrada no Rio de Janeiro, entre a parca historiografia disponível, destacam-se as obras A estereoscopia no Brasil (1999), de José Inácio Parente, e, no contexto acadêmico, a tese de doutorado, de Maria Cristina da Silva, A presença dos aparelhos e dispositivos ópticos no Rio de Janeiro do século XIX (2006), que faz par com a produção de Gavin Adams, em sua abordagem mais ampliada, referenciada ao final desta notícia.

    No contexto paulistano, tomando como referência a obra Noticiário Geral da Photographia Paulistana (2007, 2011), é possível identificar o emprego da estereoscopia a partir de 1860. É o que indica, por exemplo, um anúncio anônimo de venda de estúdio fotográfico, à Rua do Rosário, atual Rua 15 de Novembro: "Vende-se uma officina de photographia, conprehendendo (sic) todos os systemas de retratos, vistas, e estereoscopios, conhecidos desde a descoberta de Daguerre ..." (Correio Paulistano, 16.11.1860, p.4).

    Anos depois, anúncio da tradicional Livraria e Papelaria de A. L. Garraux caracteriza a oferta do novo produto óptico:
      STEREOSCOPO.
      Grande sortimento de vistas de todos os generos e de todos os paizes por um preco muito em conta, em casa dos srs. A. L. Garraux e C.a no Largo da Se.
      Mande-se em casa de familia escolher ao gosto dos compradores. Vende-se por duzias e meias duzias de vistas.
      O estereoscopo é um instrumento de recreio que deve haver em todas as casas; com elle pode-se viajar em todos os paizes, ver todos os monumentos os mais celebres, as vistas as mais bonitas, com pequena despeza. 4-4
      Livraria e Papelaria de A. L. Garraux etc C.a
      1 - Largo da Se n. 1


      Correio Paulistano, 20.6.1862, p.4
    Tais anúncios tornam-se correntes. Logo depois fotógrafos profissionais passam a incluir a produção de estereoscopias entre seus serviços. Rubini, por exemplo, com estúdio à Rua Direita, em anúncio no Correio Paulistano, em 29 de outubro de 1863, à página 3, informa: "Tira-se vistas simples e vistas de stereoscopos. Tambem tira-se retratos de defuntos." Um ano depois, anúncio no mesmo jornal mantém a oferta (CP, 26.2.1864, p.3).

    Em 1867, a Casa Garraux, em anúncio exclusivamente sobre o tema, oferece:
      Recreio baratissimo
      Attencao, muita attencao
      CHEGOU UM NOVO SORTIMENTO DAS MUITO procuradas pechinchas de 12 vistas e um stereoscopo por 6$000.
      24 vistas e um stereoscopo por 9$000.
      36 vistas e um stereoscopo por 11$000
      72 vistas e um stereoscopo por 18$000
      CASA DE GARRAUX/ Largo da Se./ 4-4


      Correio Paulistano, 8.2.1867, p.4

    AHSP-FP Caio Prado-navio

    Veleiro em travessia oceânica. Sem data.

    Versão bidimensional da estereocopia original.
    Acervo AHSP

    Surpreende hoje que essa contínua oferta de produtos prontos ou serviços profissionais não tenha deixado maiores marcas nos acervos iconográficos locais. Ainda que se possa alegar que boa parte dessas coleções tenha sido organizada há não mais que 2 a 3 décadas, são raras as fotografias estereoscópicas remanescentes. Os exemplares conhecidos, disponíveis por exemplo no acervo do Museu Paulista-USP, da autoria de fotógrafos de grande expressão ganham assim notória evidência. O mais antigo exemplar data de 1877, tendo sido produzido por Militão Augusto de Azevedo (1837-1905), e registra o arco comemorativo erguido no centro urbano evocando a integração férrea entre as cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro. Outros exemplares, na mesma coleção, são da autoria de Georges Renouleau (1845-1909), trazendo imagens da Rua Florêncio de Abreu e do Largo da Sé na década de 1890.

    Ocorrência rara no acervo do AHSP, excetuando o próprio conjunto integrante do Fundo Particular Escritório Caio da Silva Prado, tem lugar como documento apresentado em anexo de pedido de licença de exibição de cosmorama, uma entre tantas diversões ópticas que tomam as principais cidades em todo o mundo ao final do século XIX.
      Esse foi o caso do italiano Grazio Olivera de Felice, instalado na antiga Rua dos Imigrantes, nº. 19 (atual Rua José Paulino, no Bom Retiro), que desejava “estabelecer em sua casa um pequeno Cosmorama” para a apresentação de vistas. Esta solicitação, datada de 8 de março de 1906, merece ser destacada não apenas por mostrar a expansão desses aparelhos pelos bairros, mas principalmente porque Felice fez questão de anexar ao pedido uma das vistas (veja abaixo) que seriam exibidas ao público mediante o preço de 200 réis por ingresso. Este registro raro identifica o uso de vistas fotográficas estereoscópicas associada ao "cosmorama" (...)

      CAMARGO, 2007

    AHSP-Informativo n.18-Cinema

    "Estereoscopia para exibição no "Cosmorama"de Grazio Olivera de Felice, em 1906.
    A imagem mostra um aspecto de Paleokastritsa, uma pequena vila
    situada na ilha de Korfu, na Grécia. No verso do cartão consta a seguinte indicação:
    Casa Edison – Phonographos * Novidades – São Paulo".
    (CAMARGO, 2007)

    Acervo AHSP

    Com a oferta de produtos e serviços voltados à prática amadora, a estereoscopia enfrentou um novo momento de expansão. A produção em massa de imagens e de visores óticos ganha escala global na virada do século XX. Catálogos de produtos do comércio local indicam essa presença, caracterizando-a. A Casa Edison, parte dos empreendimentos dos Irmãos Figner, que distribui um universo de novos produtos, entre eles os novíssimos gramofones, anuncia em sua revista-catálogo Echo Phonographico, nome revelador, em fevereiro de 1905, o Lissigret Estereoscopio Imperial. Associar o produto à figura feminina é estratégia corrente, parte da construção dupla da mulher como agente de consumo central e elemento de sedução.



    Lissigret Estereoscopio Imperial.
    Echo Phonographico,
    III (36): 13, fev.1905.

    Acervo APESP
    APESP-Echo Phonographico

    Outras casas comerciais já exploravam a nova onda da estereoscopia. Em 1902, por exemplo, o importante fornecedor do setor fotográfico Stolze & Stück já oferece produtos. No entanto, é o comércio voltado a novos produtos de consumo dirigidos à classe média em melhor situação financeira, o mediador mais importante. Novamente, em 1907, por exemplo, a Casa Edison, agora em seu novo veículo de divulgação O Telescópio caracteriza o produto — Estereoscopios americanos — e aponta sua relevância como divertimento. "O Esterescopio é um lindo instrumento com uma armação de resistente madeira perfeitamente trabalhada, polida e envernizada. A caixa é de cedro da Hespanha delicadamente jaspeado e natural das riscas da madeira, produzindo um conjuncto muito agradavel. As lentes são largas, irreprehensivelmente polidas e perfeitamente postas em fóco. O estereoscopio tem um manubrio dobradiço, o que é completa novidade." (O Telescópio, (1): 4, [jul].1907).


    APESP-O Telescopio

    O Telescópio, São Paulo, I (1): 4, [jul].1907,

    Acervo APESP


    A fotografia estereoscópica cairá em desuso na década de 1920, reflexo dos modismos tecnológicos que a própria indústria impõe. A retomada na década de 1950 tem como principal foco o cinema norte-americano, mantendo-se distante do campo da fotografia amadora, mas de aplicação contínua em áreas técnicas. A produção de vistas em escala comercial se manterá, adotando variações de formatos até a década de 1960. Apenas com a tecnologia digital e sua plena implantação em meados da década de 1990, a produção estereoscópica será retomada de forma ampla.


    Estereoscopias em acervo: uma possibilidade de difusão

    As imagens integrantes do Fundo Particular Escritório Caio da Silva Prado constituem, ainda que em pequeno número, exemplo significativo da prática amadora da estereoscopia em São Paulo nas primeiras décadas do século XX, importância ampliada tendo em atenção seus praticantes. Ainda que não se possa precisar seu autor (ou autores), e apesar do estado de conservação, o conjunto constitui marco importante nesse segmento

    Bem longe está, é certo, do panorama carioca, em parte muito parecido, mas que abriga a excepcional coleção Guilherme Santos (1871-1966), parte do acervo do Museu da Imagem e do Som carioca (MIS Rio), fotógrafo amador apaixonado pela estereoscopia presente em grande parte da coleção de quase 30 mil itens (
    leia +).

    O conjunto mais notável, no contexto paulistano, corresponde à coleção Edgard Egydio de Souza (1876-1956), parte do acervo do Instituto Moreira Salles, não disponível ainda online. Engenheiro eletricista, diretor da Light & Power, multinacional responsável pela geração e distribuição de energia elétrica na capital paulista, bem como serviço de bondes elétricos, Edgard foi praticante regular da estereoscopia, registrando aspectos da cidade, viagens ao exterior etc. A coleção remanescente é composta por 1.261 itens. No acervo IMS, diversas coleções trazem outros exemplares de autores como Guilherme Santos, cuja coleção atinge aqui 3 mil itens, e Revert Klumb, já citados.

    Um desafio ao estudo e difusão dessas coleções reside na própria particularidade da técnica. Uma alternativa, empregada aqui, é a transposição da imagem original (pares fotográficos), para outros sistemas, no caso o anaglifo. Muito popularizado na década de 1950 pelo cinema 3D com seus óculos de lentes vermelhas e azuis, estes seriam substituidos logo em seguida por derivações com a introdução de lentes polarizadas, que garantiam uma reprodução de cor mais exata.

    O sistema anaglifo foi desenvolvido em 1853 por W. Rollman. Apenas em meados do século XX ganha mercado, ainda usando lentes vermelhas e verdes, no setor de impressão gráfica, em revistas em quadrinhos. Possibilitando utilizar um visor mais econômico, feito com estrutura em papel e lentes mais baratas, o sistema ganha espaço. A restrição evidente na reprodução de imagens coloridas é superada através do uso de lentes polarizadas. Com a difusão da tecnologia digital, e também devido à internet, na década de 1990, houve uma explosão de pesquisas e aplicações científicas e artísticas. O uso recente em iniciativas como Google Street View e na sonda Mars Path Finder, pela Nasa, garantiram ampla visibilidade ao sistema e à estereoscopia em si.

    Atenção: uso de óculos vermelho/azul é obrigatório

    AHSP-FP Caio Prado-detalhe






    O sistema anaglifo permite a aplicação da imagem com dimensões diversas, mantendo o efeito estereoscópico, mesmo no caso de recortes.



    Acima, retrato de grupo, provavelmente em fazenda no interior do estado de São Paulo. Sem data.
    Ao lado, detalhe da mesma imagem, valorizando o efeito tridimensional.

    Acervo APESP
    AHSP-FP Caio Prado-fazenda

    A produção de estereoscopias foi amplamente facilitada por softwares de tratamento de imagem e, ainda, por aplicativos específicos. Nesta edição, foi empregado o Stereo Photo Maker, disponibilizado em Muttyan's Home Page — <stereo.jpn.org>. Além da opção de conversão automática, é possível ter controle amplo sobre o processo para obter melhor resultado.

    A produção de óculos é outro ponto com amplas opções na internet. Para indicar apenas uma delas, sugere-se uma página da Wikihow: Make your Own 3D Glasses. Radicalmente simples, apresenta opções muito simples e espertas — <http://www.wikihow.com/Make-Your-Own-3D-Glasses>.

    Para aqueles interessados em abordagens mais complexas, como análise de monitores de vídeos, óculos etc, a sugestão é a página de avaliação de equipamentos mantida por David Romeuf:
    < http://www.david-romeuf.fr/3D/Anaglyphes/BonCoupleEL/
    GoodCoupleMonitorGlassesAnaglyph.html
    >
    .

    O que há de atraente no sistema anaglifo (vermelho/azul) é a facilidade de obtenção de bons resultados, em especial no caso de difusão de estereoscopias preto e branco. Além do visor simples e barato e a possibilidade de uso de softwares básicos de edição de imagem, o produto final pode ser amplamente manipulado. Se a matriz original tiver boas qualidades estereoscópicas, é possivel ampliações e reduções de tamanho expressivas, bem como recortes de detalhes. A difusão via impressa e eletrônica não encontra restrições técnicas de modo geral.


    Ricardo Mendes


    Agradecemos ao apoio de

    Ivany Sevarolli (AHSP)
    Virginia Albertini (IMS)



    Atenção: uso de óculos vermelho/azul é obrigatório
    1967-MASP-obras
    AHSP-FP Caio Prado-hipódromo
    Detalhe de cena, ao alto,
    em hipódromo europeu.
    Década de 1910.


    "Todos" portam suas câmeras: a fotografia amadora e a imprensa ilustrada estabelecem nova fase de uma cultura de imagens.

    Acervo APESP



    Bibliografia

    • ADAMS, Gavin. A mirada esteoscópica e sua expressão no Brasil. São Paulo: ECA-USP, 2004. il. Tese de doutorado. Orientação: Arlindo Machado.

    • ADAMS, Gavin. Um balanco bibliográfico e de fontes da estereoscopia. Anais do Museu Paulista, São Paulo, Museu Paulista-USP, Nova Série (6/7): 207-225, 2004.

    • ARAUJO, Vicente de Paula. Salões, circos e cinemas de São Paulo. São Paulo: Perspectiva, 1981. Coleção Debates, 163.

    • CAMARGO, Luis Soares de. A memória do cinema no Arquivo Histórico Municipal. Informativo AHMWL, (15): nov/dez.2007.
      Disponível em: <http://www.arquivohistorico.sp.gov.br>

    • BREWSTER, David. The Stereoscope: its history, theory, and construction. Hastings-on-Hudson: Morgan & Morgan, 1971. Edição fac-similar (London: John Murray, 1856).

    • COSTA, Flavia Cesarino. O primeiro cinema: espetáculo, narração e domesticação. 1ª ed. São Paulo: Escrita, 1995. (2ª ed., Azougue, 2006)

    • GOULART, Paulo Cesar Alves, MENDES, Ricardo. Noticiário geral da photographia paulistana. São Paulo: CCSP/Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2007. 1ª reimpressão: 2011.

    • PARENTE, Jose Inácio. A estereoscopia no Brasil / Stereoscopy in Brazil. Rio de Janeiro: Sextante/Dresdner Bank Brasil, 1999.

    • SILVA, Maria Cristina Miranda da. A presença dos aparelhos e dispositivos ópticos no Rio de Janeiro do século XIX. São Paulo: PUC-SP, 2006. Tese de doutorado. Orientação: Arlindo Machado.



    Para citação adote:

    MENDES, Ricardo. Alta burguesia paulista e a Belle Époque:
    imagens estereoscópicas do acervo do AHSP.
    INFORMATIVO ARQUIVO HISTÓRICO DE SÃO PAULO, 9 (35): fev.2014.
    <http://www.arquivohistorico.sp.gov.br>

     
    EXPEDIENTE

    coordenação
    Afonso Luz

    webdesigner
    Ricardo Mendes

    distribuição
    Supervisão de Pesquisa e Difusão


    Normas Editoriais
    (2007) (formato PDF)

     
    Para receber o Informativo Arquivo Histórico de São Paulo
    - ou suspender a remessa -,
    envie um e-mail para:
    informativoarquivohistorico@prefeitura.sp.gov.br
     




    Prefeitura de São Paulo - 2005-2014 (©)

    AHSP


    Cidade de São Paulo


    Fernando Haddad
    Prefeito da Cidade de São Paulo

    João Luiz Silva Ferreira
    Secretário de Cultura

    Alfredo Manevy
    Secretário Adjunto

    Rodrigo Savazoni
    Chefe de Gabinete

    Afonso Luz
    Arquivo Histórico de São Paulo

    Informativo AHSP