PMSP/SMC/DPH
São Paulo, abril/junho de 2011
Ano 6 N.29 

Abertura | Acervo Arquivístico | Acervo Bibliográfico | CCAD | Estudos e Pesquisas | Ns.anteriores

  • CCAD
  • CCAD - Comissão Central de Avaliação de Documentos
    NOBRADE: uma apresentação



    A CCAD, neste número traz uma breve apresentação da NORMA BRASILEIRA DE DESCRIÇÃO ARQUIVÍSTICA - NOBRADE1, instrumento fundamental para o entendimento das funções de organização e descrição arquivisticas.

    Esta norma estabelece diretivas para a descrição no Brasil de documentos arquivísticos, compatíveis com as normas internacionais em vigor e tem em vista facilitar o acesso e o intercâmbio de informações em âmbito nacional e internacional.

    Embora voltada preferencialmente para a descrição de documentos em fase permanente, pode também ser aplicada para a descrição em fases corrente e intermediária.

    A necessidade de normalização da descrição arquivística imposta pelo início da informatização nos arquivos no final dos anos 1980 levou o Conselho Internacional de Arquivos (CIA), a criar em 1989 uma comissão específica para a realização da tarefa.

    O primeiro trabalho da comissão foi a elaboração e publicação em 1994 da norma internacional para descrição de documentos arquivísticos ISAD(G) 2 abrangente a documentos de todo e qualquer suporte, respaldada em procedimentos metodológicos já implementados, bem como definindo um universo de elementos de descrição para registro de informações tradicionalmente recuperadas.

    Em 1996, foi lançada a norma ISAAR(CPF)3, complementar à primeira, regulando a descrição do produtor, entidade fundamental para o contexto dos documentos descritos.

    Essas primeiras iniciativas no âmbito internacional ainda não contavam com a participação de profissionais brasileiros, o que só veio a ocorrer em 1998 com a publicação pelo Arquivo Nacional da primeira edição brasileira e a efetiva participação no processo de revisão das normas entre 1998 e 2004.



    A pretensão da ISAD(G) em ser internacional e aplicável a todos os tipos de materiais arquivísticos tem um alto grau de generalidade, definindo apenas a macroestrutura da descrição, deixando a decisão sobre procedimentos específicos para esferas de decisão nacionais ou institucionais.

    No Brasil, surge então a iniciativa do Conselho Nacional de Arquivos – CONARQ que cria em 2001 a Câmara Técnica de Normalização e Descrição Arquivística (CTNDA) com a finalidade de propor normas brasileiras em conformidade com a ISAD(G) e ISAAR(CPF), composta de profissionais dos âmbitos federal e estadual.

    A CTNDA realizou entre 2004 e 2006 oficinas de divulgação da primeira versão e consultas públicas em diversas capitais que contaram com a participação de profissionais da CCAD e do Arquivo Histórico de São Paulo.


    A NOBRADE está disponível em http://www.conarq.arquivonacional.gov.br



    Guido Gustavo V. Flud Alvarenga
    CCAD



    Notas
    1. Brasil. Conselho Nacional de Arquivos. NOBRADE: Norma Brasileira de Descrição Arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2006. 124p.: 29,7cm
      volta

    2. INTERNATIONAL COUNCIL ON ARCHIVES. ISAD(G): General international standard of archival description. Ottawa: Secretariat of the ICA Ad Hoc Comission on Descriptive Standards. p.
      volta

    3. INTERNATIONAL COUNCIL ON ARCHIVES. ISAAR(CPF): International standard archival authority record for corporate bodies, persons and families; proposed by the Ad Hoc Comission on Descriptive Standards, Paris, France, 15-20 November 1995. Final ICA approved version. Ottawa, 1996. p.
      volta



     
    EXPEDIENTE

    coordenação
    Liliane Schrank Lehmann

    edição de texto
    Eudes Campos

    webdesigner
    Ricardo Mendes

    distribuição
    Maria Sampaio Bonafé (coordenação)
    Elisabete De Lucca


    Normas Editoriais
    (2007) (formato PDF)

     
    Para receber o Informativo Arquivo Histórico de São Paulo
    - ou suspender a remessa -,
    envie um e-mail para:
    informativoarquivohistorico@prefeitura.sp.gov.br
     




    Prefeitura da Cidade de São Paulo - 2005-2011 (c)



    DPH


    Cidade de São Paulo


    Gilberto Kassab
    Prefeito da Cidade de São Paulo

    Carlos Augusto Calil
    Secretário de Cultura

    José Roberto Neffa Sadek
    Secretário Adjunto

    Paulo Rodrigues
    Chefe de Gabinete

    Walter Pires
    Departamento do Patrimônio Histórico

    Liliane Schrank Lehmann
    Divisão do Arquivo Histórico de São Paulo
    Informativo AHSP