Informativo Arquivo Histórico Municipal - logotipo
 
PMSP/SMC/DPH
São Paulo, julho/agosto 2007
Ano 3 N.13  

Abertura | Biblioteca | CCAD | Educativo | Estudos e Pesquisas | Intercâmbio | Logradouros | Manuscritos | Restauro | Ns.anteriores

  • INTERCÂMBIO

  • Programa de capacitação: Guarda, organização e difusão do patrimônio documental
    Ação Local Boa Vista
    Monumenta


    O Programa de Capacitação Guarda, Organização e Difusão do Patrimônio Documental tem por objetivo refletir sobre o lugar da memória na construção da sociedade atual e sobre os desafios do trabalho de preservação, divulgação e reapropriação do Patrimônio Cultural. Pretende também informar sobre as formas institucionais, públicas e privadas, de guarda da memória e discutir conceitos atualizados relativos ao exercício do trabalho de preservação, organização, tratamento arquivístico e divulgação de acervos documentais.

    O curso iniciou-se em 11 de junho próximo passado e seu término está previsto para 10 de outubro próximo. Consta de 20 aulas, ministradas no Auditório da Secretaria Municipal de Cultura, à Avenida São João, 473, 8º. andar, sempre nas duas primeiras segunda-feira e quarta-feira de cada mês, das 14h às 18h.

    Destina-se a arquivistas, bibliotecários, conservadores, funcionários do Arquivo Histórico Municipal Washington Luís, funcionários da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, instituições convidadas que atuem na área de preservação de acervos e funcionários membros das Comissões de Avaliação de Documentos da Comissão Central de Avaliação de Documentos da Prefeitura de São Paulo.

    O programa constitui uma oportunidade de atualização conceitual e técnica e atende a necessidade de formação contínua, que promove o contato com a renovação de concepções, de conhecimento e de tecnologia empregados na preservação no campo da memória social.

    A divulgação do curso mobilizou funcionários, não só da Secretaria Municipal de Cultura, mas de outras secretarias municipais, além de profissionais da área. Dado o interesse que despertaram os objetivos do curso e a temática dos cinco Módulos, foi grande a procura por vagas, o que excedeu às expectativas. Por ora, estuda-se a possibilidade de realização deste curso em outra oportunidade, pois mais de 120 pessoas não puderam ser atendidas.

    O Arquivo Histórico Municipal Washington Luís/DPH, da Secretaria Municipal de Cultura, é beneficiário de patrocínio no PROGRAMA DE PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO URBANO/PROGRAMA MONUMENTA – BID – UNESCO – IPHAN – MINC – GOVERNO FEDERAL, em projeto proposto e aprovado pelo Núcleo de Participação Local Pátio do Colégio – Boa Vista.


    Maria Bonafé
    Seção Técnica de Intercâmbio

    intercambioarquivohistorico@prefeitura.sp.gov.br
    mbonafe@prefeitura.sp.gov.br
    tel: 011-3326-1010 ramal 2019 fax: ramal 2054


    A cidade de São Paulo e sua arquitetura: projeto em andamento

    Em regime de parceria, a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo – FAUUSP – e o Arquivo Histórico Municipal Washington Luís estão informatizando parte da Série Obras Particulares e do Fundo Particular Severo e Villares. Esse projeto denomina-se A cidade de São Paulo e sua Arquitetura e é financiado pelo Programa Políticas Públicas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP.

    O projeto conta com assessoria técnico-arquivística para a capacitação de bolsistas no sistema, na definição dos critérios de amostragem e na indicação e seleção dos documentos para amostragem; principais itens da descrição documental e nomeação dos documentos eletrônicos, de acordo com sua classificação.

    Residência - rua Maranhão n.52 - 1906
    Projeto de residência, rua Maranhão n.52. 1906
    Acervo: AHMWL/DPH/SMC


    Já foram organizados cerca de 1700 processos de Obras Particulares relativos ao ano de 1906 e feita a medição e identificação de pranchas do Fundo Particular Escritório Técnico Ramos de Azevedo – Severo Villares.

    EStudo para mobiliário - novo Mercado - 1932
    Estudo para mobiliário do "novo mercado". Rua da Cantareira. 1932
    Acervo: AHMWL/DPH/SMC


    Sob a coordenação dos pesquisadores da FAUUSP, a equipe executora dos trabalhos ocupa as dependências do Edifício Ramos de Azevedo, sede do AHMWL.Compõem-se de sete bolsistas de Capacitação Técnica de Nível Superior, responsáveis pela organização dos processos, pela inserção dos dados no Sistema de Registro, Controle e Acesso ao Acervo (SIRCA) e pela reprodução fotográfica e digital dos desenhos.

    Com a conclusão desta fase em agosto próximo, espera-se seja aprovada pela FAPESP a segunda fase do projeto, a qual terá a duração de 24 meses. Com isso, pretende-se contribuir não só para a preservação do acervo do AHMWL, mas também para a divulgação dos seus conteúdos e para a valorização do patrimônio histórico, arquitetônico e cultural da cidade de São Paulo.

    Equipe de trabalho Mesa de reprodução
    fotos: Marina Marcondes Klafke



    Maria Bonafé
    Seção Técnica de Intercâmbio

    intercambioarquivohistorico@prefeitura.sp.gov.br
    mbonafe@prefeitura.sp.gov.br
    tel: 011-3326-1010 ramal 2019 fax: ramal 2054

     
    EXPEDIENTE

    coordenação
    Liliane Schrank Lehmann

    edição de texto
    Eudes Campos

    webdesigner
    Ricardo Mendes

    distribuição
    Maria Sampaio Bonafé (coordenação)
    Elisabete De Lucca e Irene do Carmo Colombo


    Normas Editoriais
    (2007) (formato PDF)

     
    Para receber o Informativo Arquivo Histórico Municipal
    - ou suspender a remessa -,
    envie um e-mail para:
    informativoarquivohistorico@prefeitura.sp.gov.br
     




    Prefeitura da Cidade de São Paulo - 2005-2007 (c)



    DPH


    SECRETARIA DE CULTURA


    Cidade de São Paulo


    Gilberto Kassab
    Prefeito da Cidade de São Paulo

    Carlos Augusto Calil
    Secretário de Cultura

    José Roberto Neffa Sadek
    Secretário Adjunto

    Paulo Rodrigues
    Chefe de Gabinete

    Walter Pires
    Departamento do Patrimônio Histórico

    Liliane Schrank Lehmann
    Divisão do Arquivo Histórico Municipal Washington Luís
    Informativo AHM