AHWML-Setor Modelagem - logotipo Arquivo Histórico Municipal - site Projeto Modelagem - home
 

| Projeto | Objetivo | Cronograma | Hard & Soft | Modelos | Produtos | Glossário | Referências | Equipe |

Projeto

Acompanhe o andamento do projeto Modelagem desenvolvido pelo AHMWL entre 2007 e 2012. Neste site de relato são apresentados dados sobre os protótipos e etapas de pesquisa.

Abaixo estão indicados os principais focos destacados ano-a-ano.


2012
O República: um cineteatro paulistano da década de 1920

Conheça a nova versão do modelo digital do Cine República, com saída em filme renderizada no software Blender.

O produto foi produzido para a mostra Salas de cinema em São Paulo: 1895-1929, realizada na Galeria Olido (SP), entre 17 de setembro e 4 de novembro de 2012, com curadoria de José Inácio de Melo Souza e organização do Arquivo Histórico de São Paulo.

O relato completo está disponível na edição 30 do Informativo AHSP, que traz os links para os últimos vídeos.



2009
O período tem como foco o desenvolvimento de dois modelos:
  • finalização do modelo Praça Coronel Fernando Prestes, como protótipo para exposição virtual, e
  • desenvolvimento de mapa experimental da região central da cidade a partir da cartografia de época (Huet Bacellar, 1893).


2008
Durante o ano de 2008 o Projeto Modelagem retomou sua atividade a partir de julho. Foram desenvolvidos alguns itens programados para a primeira fase (2007):
  • o terceiro modelo programado: protótipo para um catálogo da vegetação da praça Coronel Fernando Prestes (SP), e
  • o seminário dedicado ao tema da Educação Patrimonial.



Seminário Computação Gráfica e Educação Patrimonial
4 a 6 de novembro de 2008
Conheça o site do evento



2007
Apresentação
fevereiro de 2007

O Projeto Modelagem, desenvolvido na Seção Técnica de Estudos e Pesquisas (STEP/AHMWL/DPH/SMC), surgiu como decorrência da participação da equipe no projeto do LSI-USP, realizado no segundo semestre de 2006, que teve por objetivo elaborar modelos virtuais de logradouros da cidade de São Paulo para visualização na interface Caverna digital daquela unidade de pesquisa.

Tomando por base documental os diversos fundos custodiados pelo DPH/SMC - cartografias, plantas e fachadas, fotografias e iconografias outras - foi modelada uma primeira versão do Largo da Sé, no início da década de 1910, momento que antecede a completa reconfiguração do logradouro através da qual ganha a conformação atual.

Frente a essa experiência, decidiu-se por explorar, de início informalmente, o potencial das ferramentas de modelagem 3D e as aplicações possíveis nas atividades rotineiras de pesquisa e divulgação do AHMWL. Esta página internet tem por função reportar o projeto, estabelecer uma memória de trabalho e, em especial, permitir que os demais técnicos da instituição conheçam o potencial dessas ferramentas e, assim, proponham aplicações.



Cine Thatro República
Cine República:
Conheça o modelo arquitetônico do
Cine Theatro República



Mapa Luz 3D
Mapa Cultural:
Explore o protótipo final do projeto!





Em breve:
detalhes, cores, texturas


Veja uma apresentação sobre o projeto (10 Mb)










Primeiro Centenário AHMWL

A  H  M W L


Objetivo

O projeto tem como objetivos principais:
  1. o desenvolvimento de novas ferramentas para o estudo e divulgação dos conjuntos documentais custodiados pelo AHMWL, com destaque para registros de obras de arquitetura e intervenções urbanas (Fundo Obras Particulares, entre outros), conjuntos cartográficos e iconografia diversa;

  2. o estudo de novos instrumentos técnicos de modelagem virtual para elaboração de produtos diversos - imagens 2Ds, filmes, animações, imagens esféricas ou cilíndricas - a serem aplicados quando possível em formatos impressos ou eletrônicos, inseridos ou não em projetos mais complexos como exposições e eventos ou em programas desenvolvidos pelo setor educativo da instituição;

  3. a identificação de softwares de geração de modelos virtuais bem como de produtos deles decorrentes como filmes e outros modelos de visualização, cujo desenvolvimento estimule o uso de recursos básicos de sistemas operacionais correntes, versões freeware ou de baixo custo, condições normalmente encontradas em instituições públicas;

  4. o estímulo do uso criativo desses produtos, com ênfase tanto aos aspectos de linguagem e os recursos da imagem fixa, imagem em movimento e áudio quanto aos da pedagogia dirigida para públicos de espectros distintos;

  5. geração de catálogos de modelos e aplicações como instrumento de trabalho para pesquisadores da instituição; e

  6. avaliação do processo produtivo, planejamento operacional, estudo de produtos e parâmetros para viabilização de projetos.

AHMWL - Porta interna 20070328


Cronograma

O Projeto Modelagem teve sua primeira fase de desenvolvimento durante o segundo semestre de 2006, estimulado diretamente pelo contato com a equipe do LSI-USP.

Em função da agenda de atividades da STEP, a estratégia adotada foi a elaboração de modelos sintéticos a partir de edifícios de instituições públicas localizadas nas regiões do Bom Retiro e da Luz, que se constituem como marcos urbanos e como potenciais parceiras do AHMWL.

A partir dos primeiros resultados, ainda que baseados em levantamentos de dados sumários, a decisão foi procurar identificar "oportunidades" de aplicação imediata entre as atividades do setor. Entre elas, o link Produtos relaciona soluções realizadas para o Encontro de Trabalho: Área Luz - Ações Educativas (nov.2006) e o mapa guia incluso nas edições do Informativo AHMWL.

A proposta para o primeiro trimestre de 2007 é estabelecer um cronograma próprio para o projeto, com definição de produtos a serem explorados. Entre as possibilidades iniciais, destaca-se a elaboração de um modelo virtual da arborização da praça Fernando Prestes, recentemente restaurada no Programa Monumenta. A intenção é avaliar o potencial da ferramenta e atender o interesse da equipe em conciliar a percepção da cidade como fato construído, tanto pela edificação ou pelo desenho urbano como através do meio ambiente numa percepção mais ampla.

Cronograma provisório - 1.semestre - itens programados:
  • reelaboração do modelo do Edifício Ramos de Azevedo e do anexo, em restauro, tomando por bases os arquivos digitais (formato DWG) disponibilizados pela Divisão de Preservação (DPH);

  • avaliação do uso do modelo supra em projetos desenvolvidos pelo Setor Educativo da instituição;

  • identificação de parceiros (e modalidades de participação), entre as instituições locais, para a elaboração do Mapa Cultural das regiões Luz e Bom Retiro, a partir do modelo já desenvolvido; e

  • desenvolvimento de projetos próprios, que explorem potencialidades dos sofwares utilizados (em estudo, o modelo da Praça Fernando Prestes).
(14.02.2007)


Equipe

Coordenador:
Pesquisa:
Ricardo Mendes (arquiteto)
Leonardo Capelossi Caramori - ass.pesquisa
(estágio de arquitetura)
Modelagem:
Leonardo Capelossi Caramori (2007-2008)
Adriana Marto Braz (2008-2010)
Site de relato:
Ricardo Mendes

 
Para contato: rico@prefeitura.sp.gov.br
Visite o site: http://www.arquivohistorico.sp.gov.br
 




Prefeitura da Cidade de São Paulo - 2007-2012 (c)





Cidade de São Paulo


Gilberto Kassab
Prefeito da Cidade de São Paulo

Carlos Augusto Calil
Secretário de Cultura

José Roberto Neffa Sadek
Secretário Adjunto

Paulo Rodrigues
Chefe de Gabinete

Liliane Schrank Lehmann
Departamento do do Arquivo Histórico de São Paulo